6 dicas importantes que deve ter em conta antes de criar um site para a sua empresa

6-dicas-a-ter-em-conta-antes-de-criar-um-site

Não negligencie a sua grande oportunidade de utilizar a Internet como meio para aumentar as vendas. Se tem uma empresa, um negócio… ou seja, o que for que possa divulgar na web para obter receita, tem de criar um site! Mas antes conheça as nossas dicas para desenvolver um site moderno e atraente, com potencial para converter os seus visitantes em clientes num clique!

1ª Dica antes de criar um site | Domínio próprio

Antes de avançarmos com qualquer outro tipo de dica para a criação de um site de sucesso, é importante focarmo-nos no domínio que, como sabe, é o endereço da sua empresa na Internet. É aquela “morada” que o utilizador vê no browser quando abre o site e que serve para localizar e identificar computadores na Internet depois de convertida num endereço IP. Por isso, deve ponderar bem a utilização de um domínio gratuito – associado a um site gratuito – já que este tipo de domínio não oferece os mesmos recursos que um domínio próprio. Um domínio registado em nome da sua empresa acaba por consolidar a imagem da sua marca e evitar que esta seja associada ao amadorismo, capaz de afetar a confiança dos utilizadores no seu produto ou serviço. 
Além de um domínio próprio (como nomedomeunegocio.pt) deve considerar um domínio nacional (.pt) ou domínio internacional (.com) consoante os objetivos da sua empresa e usar um nome que reflita a identidade da marca na Internet.

2ª Dica antes de criar um site | Serviço de alojamento com qualidade

O site da sua empresa precisa de um serviço de alojamento, ou seja, de um local para armazenar todos os ficheiros, permitindo que fiquem acessíveis para qualquer parte do mundo, 24 sobre 24 horas. É verdade que também aqui pode apostar num alojamento mais barato, mas se o fizer corre o risco de ver o seu site offline constantemente e/ou de ver o seu site a demorar muito tempo para carregar, já que existem muitos outros clientes no mesmo alojamento. 
Na verdade, administrar um site não é fácil e é por isso que a nossa segunda dica vai para um bom serviço de alojamento, que garanta a segurança do site, backups constantes para evitar percas de informação e capacidade de resposta para momentos de maior congestionamento na web, carregando rapidamente. E que garanta também a disponibilidade de um técnico, sempre que precisar de ajuda!

3ª Dica antes de criar um site | UX design

Um UX design ou user experience design é mais que um site bonito, com imagens de qualidade, boas fontes, cores que identifiquem a identidade visual da marca, banners, botões e ligações entre páginas, entre outros elementos gráficos. Um site com UX design é um site que além de tudo isso, leva em conta a parte cognitiva: o que os utilizadores gostam, querem e precisam! Esses dados são muito pertinentes para a elaboração de um design capaz de atrair e converter os visitantes, ou seja, um site agradável à vista, intuitivo e fácil de navegar onde as pessoas tenham a informação que procuram no lugar certo, à distância de um clique. Mas para que isso aconteça, tem de se dar ao trabalho de criar um projeto da arquitetura do site da sua empresa, definindo o número, tipo e posicionamento dos menus e páginas que vão ser criadas. E, depois, dedicando-se ao design em si, criando um visual atraente e ajustado aos interesses e gostos do seu público-alvo.

4ª Dica antes de criar um site | Responsividade

Preparado para tomar nota de mais uma das dicas a ter em conta antes de criar um site? Ótimo, porque esta é obrigatória para uma empresa que quer ter um site moderno. Falamos da responsividade ou, por outras palavras, da capacidade do site se adaptar automaticamente a qualquer tamanho de ecrã de modo a permitir uma igual e boa legibilidade, esteja o utilizador a usar um smartphone ou um desktop para aceder à Internet. E isso porque, hoje em dia, a maioria dos utilizadores acede à Internet através de smartphones e nesse sentido, não ter um site legível em equipamentos de menores dimensões é uma sentença de morte. Se duvida, deixamos um último alerta: um site responsivo é indexado com mais facilidade pelos mecanismos de busca do Google e tem mais hipóteses de aparecer no topo dos seus resultados de pesquisas. Essa é que é essa!

5ª Dica antes de criar um site | Conteúdos relevantes

E agora que está quase na fase final do projeto do seu novo site e nele incluiu itens como responsividade, design user friendly, domínio próprio e alojamento de qualidade, é hora de pensar no conteúdo. Porque se não fosse para oferecer algum tipo de conteúdo nem precisava de um website, não é verdade? Porém, não se trata de produzir qualquer tipo de conteúdo que tenha uma relação direta ou indireta com o produto ou serviço que vende, como a missão da sua empresa e os dados de contacto. É mais que isso! É cativar os visitantes, potenciais clientes, com conteúdos relevantes: de textos informativos sobre os seus serviços a imagens dos seus produtos, passando por testemunhos de clientes satisfeitos, casos de sucesso e, claro, artigos no blog sobre a sua área de atuação com textos capazes de dar resposta ao problemas dos utilizadores e de os deixar com vontade de saber mais e até de comprar. Além disso, só com conteúdos de qualidade e otimizados com estratégias SEO (Search Engine Optimization) para motores de busca é que consegue chegar aos primeiros lugares das listas de resultados de pesquisa do Google e trazer mais utilizadores até ao site da sua empresa.

6ª Dica antes de criar um site | Agência de Marketing Digital de confiança

Por fim, e também de forma a delegar estas e outras dicas a ter em conta antes de criar um site a uma equipa especializado em Marketing Digital, sugerimos a contratação de um parceiro de confiança. Uma agência de Marketing Digital competente é capaz de criar sites atraentes, com boa experiência de utilização, conteúdos relevantes e capacidade para se posicionarem bem no Google.

Clique aqui e conheça melhor a nossa agência de Marketing Digital.
Tudo o que precisa para atrair novos clientes e fechar mais negócios!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!