Se tem uma loja online, tem uma das melhores formas de vender em época de pandemia e está um passo à frente da concorrência. Ainda assim nunca é demais recordar que não foi único a resolver intensificar a aposta no digital, pelo que convém conhecer as tendências de E-commerce para 2021 para responder aos novos hábitos dos consumidores e melhorar (ainda mais) os resultados da sua empresa.
Portanto, apresse-se a conhecer as tendências de E-commerce para implementar e vender mais que vamos apresentar de seguida. Elementos que deve incorporar na sua loja online para complementar esforços de Marketing Digital e atingir de uma forma mais rápida e eficaz o seu público, independentemente da área de atuação.
7 (+1) Tendências de E-commerce para implementar e vender mais
Numa época em que a COVID-19 mexeu com a saúde e bem-estar das pessoas, mas também com os modelos de loja virtual, é fundamental conhecer as novas tendências de E-commerce para 2021 e perceber como as aplicar para alavancar as vendas na sua empresa e consolidar a sua estratégia de Marketing Digital.
1. Omnichannel
No top das tendências de E-commerce para implementar e vender mais em 2021, está a estratégia omnichannel, aquela que permite que a sua empresa atenda os clientes em vários canais de venda, unindo a venda online à venda offline através de uma comunicação única e integrada. Antes, durante e depois da compra!
Com os consumidores a demorarem mais tempo a familiarizar-se com os produtos e serviços antes de comprar, esta é a estratégia perfeita para criar relacionamentos e fechar mais negócios, pois facilita a vida aos consumidores que querem encomendar na sua loja virtual e levantar na loja física, por exemplo. Ou que querem comprar por telefone ou pagar no WhatsApp ou na sua página do Facebook…
2. Sustentabilidade
Uma das grandes tendências de E-commerce – muito motivada pela pandemia – é a sustentabilidade, uma exigência dos consumidores modernos e mais conscientes que preferem comprar em lojas online “verdes”, mais focadas na responsabilidade ambiental e social. Lojas online que tenham propósitos claros e bem definidos e que usem estratégias ecológicas, como embalagens biodegradáveis, métodos de reciclagem durante a produção, uso sustentável de energia, redução do papel, etc.
3. Interatividade
Seja com a ajuda da realidade virtual, seja com a ajuda de conteúdo interativo, uma das tendências para lojas virtuais é a interatividade. E sabe porquê? Porque humaniza o relacionamento entre marca e cliente! Por exemplo, pode criar na sua loja online um provador virtual usando a realidade virtual para permitir aos seus clientes “experimentar” determinada peça de vestuário e perceber como fica, sem terem de se dirigir à loja física. No entanto, se não quiser dar um passo tão largo, pode simplesmente usar conteúdo interativo e inovador, para promover uma interação com o utilizador, conduzindo-o a uma ação: mover o rato para “saber mais”, dar uma pontuação, preencher um formulário, etc. Além do mais, o conteúdo interativo diminui a taxa de rejeição e aumenta o tempo de permanência numa loja virtual!
4. SEO (Search Engine Optimization)
As boas práticas SEO continuam na moda em 2021. E é fácil de perceber porquê! Se não posicionar devidamente as páginas da sua loja online na Internet, não chega a mais utilizadores. Pelo contrário, se otimizar com SEO os conteúdos da sua loja online conseguirá alcançar os melhores lugares nos resultados de pesquisa do Google e assim chegar a mais pessoas, gerar mais tráfego orgânico para o seu site e vender mais!
Verifique já alguns aspetos SEO na sua loja online, fundamentais para subir no ranking do Google e, ao mesmo tempo, oferecer uma boa experiência de utilização aos visitantes: palavras-chave, links internos e externos, responsividade, tempo de carregamento das páginas, etc.
Se precisa de melhorar o desempenho técnico da sua loja online, contacte a Sanzza.
- Design personalizado e responsivo
- Conteúdo otimizado com SEO
- Diferentes métodos de pagamento
- Certificados de segurança
- Integração com outros sistemas e softwares
5. Inteligência Artificial
Como sabe, a Inteligência Artificial (IA) chegou para ficar, mas neste capítulo das novas tendências de E-commerce queremos chamar-lhe a atenção para um recurso em especial, que tem feito muito pelas vendas online: chatbot! Por outras palavras, um robot para apoio ao cliente com capacidade para responder por voz ou por escrito às principais dúvidas dos consumidores, em tempo real, 24 sobre 24 horas. E também com capacidade para resolver problemas e apresentar soluções, dependendo de quanto está disposto a investir em IA, mas tendo sempre em conta que o investimento para adicionar esta tecnologia do chatbot ao seu site, tem retorno garantido porque permite passar a oferecer um serviço de apoio ao cliente imediato, interativo, personalizado e eficaz. E o melhor é que ainda lhe permite libertar colaboradores afetos ao apoio ao cliente para outras tarefas menos repetitivas, e assim gerar mais oportunidades de negócio!
6. Re-commerce
Mais tendências de E-commerce para 2021? Re-commerce ou comércio em segunda mão! Quando estudos recentes sobre comércio digital indicam que nos próximos anos os utilizadores vão intensificar as compras de produtos usados, a sua loja online não tem nada a perder em começar já o seu desenvolvimento sustentável, apostando também na venda de artigos em segunda mão para ganhar popularidade e aumentar as vendas.
7. Métodos de pagamento
E tínhamos de mencionar, neste artigo sobre tendências de E-commerce, a importância dos diferentes métodos de pagamento para não perder um único cliente. Diferentes métodos de pagamento que vão permitir que um cliente estrangeiro compre na sua loja sem constrangimentos, sim, mas permitir também o pagamento por métodos alternativos como PayPal, Apple Pay, MB WAY, e-mail e WhatsApp.
+1. Live-streaming E-commerce
Não nos podíamos despedir sem deixar esta tendência extra que começa a dar passos grandes no que diz respeito ao crescimento do E-commerce. Esta é uma tendência que se popularizou na China e que consiste na transmissão de vídeo em direto, com elevada qualidade de imagem e áudio, e integração de ferramentas para a compra — como links de aquisição de produto. O live-streaming E-commerce funciona como uma montra digital eficaz, sendo possível replicar a experiência de compra física e aproximar compradores às marcas.
E depois de conhecer as tendências de E-commerce, clique aqui para conhecer também as tendências de Marketing Digital para 2021!