Passo a passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável

base-de-dados-de-email-marketing

Gerar leads, atrair novos clientes, fidelizar os clientes conquistados… Estes são os resultados de uma base de dados de E-mail Marketing rentável! Porém, para os apresentar, tem de seguir este passo a passo para construir uma lista de endereços de e-mail com a qual a sua empresa consiga comunicar eficazmente para fechar mais vendas.

É verdade que o conteúdo de cada uma das suas mensagens é fundamental para atingir resultados positivos, mas sem uma boa base de dados de E-mail Marketing com os endereços eletrónicos (e outras informações) do seu público-alvo… nada feito! Por isso, antes de começar a disparar envios, tome como prioritária a construção de uma lista de e-mails de pessoas supostamente interessadas no seu produto/serviço, seguindo estes passos…

1º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Público

Na pressa de criar uma base de dados para a sua empresa, é provável que se sinta tentado a recolher e-mails desnecessários. Mas uma lista de endereços eletrónicos aleatória em nada vai contribuir para atingir os seus objetivos de Marketing Digital! Por isso, o primeiro passo a dar para construir uma base de dados que dê retorno, é conhecer bem o público-alvo da sua empresa, ou seja, reunir todos os dados sobre os consumidores que possam estar interessados no seu produto ou serviço, pois de outra forma o envio de campanhas de E-mail Marketing não será rentável!

2º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | E-mails

Definido o seu público-alvo, pode dar um segundo passo na senda da construção de uma boa base de dados: a recolha de endereços de e-mail! Para tal, pode apoiar-se nas informações que já tem sobre os seus clientes e em dados que o formulário de contacto do seu site lhe vai facultando. E, se estiver com dificuldades em levar os utilizadores a preencher os seus formulários, experimente oferecer algo em troca: um e-book, uma newsletter, um vale de desconto, uma amostra grátis do seu produto…

3º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | RGPD

Em terceiro lugar, deve verificar se os seus procedimentos na recolha e tratamento das informações sobre os seus prospects e clientes, estão em conformidade com o RGPD — Regulamento Geral de Proteção de Dados. Segundo este regulamento, deve informar o seu público-alvo sobre o motivo pelo qual pretende utilizar os dados, categorias de dados pessoais, justificação jurídica para o tratamento dos dados, prazo em que serão conservados, etc. É muito importante cumprir com a lei, mantendo os dados dos seus clientes exatos, tratados de forma lícita e protegidos contra tratamento não autorizado, perda, destruição ou danificação acidental. 

4º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Segmentação

É verdade que os elementos que constituem o seu público-alvo têm em comum o facto de estarem potencialmente interessados no seu produto ou serviço, mas fora isso trata-se de um grupo heterogéneo de pessoas com diferentes caraterísticas. E, por esse motivo, é importante segmentar a base de dados para obter melhores resultados. 
Há várias formas para dividir a sua base de dados em pequenos grupos, sendo que as principais estratégias de segmentação são a geográfica (localização dos contactos), sociodemográfica (sexo, idade, nacionalidade, estado civil…) e psicográfica (estilo de vida). 
Tenha em mente que ao segmentar, consegue personalizar, usar argumentos mais interessantes para cada público (sempre conforme a etapa em que se encontram dentro do funil de vendas) e cumprir com o objetivo específico de cada campanha de E-mail Marketing.

5º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Envio

O quinto passo para obter bases de dados lucrativas é o envio, e nesse sentido lembre-se de que não basta carregar no “send”. É necessário escolher uma das melhores ferramentas de envio de E-mail Marketing para a sua empresa, sendo que existem várias opções gratuitas com capacidade para enviar um grande número de emails sem ir parar à caixa de Spam! Além disso, estas ferramentas de envio de E-mail Marketing permitem-lhe criar fácil e rapidamente um layout atrativo e responsivo. Além disto, conseguirá, também, analisar os resultados de campanhas de E-mail Marketing, o que é muito importante para avaliar o desempenho das suas mensagens e melhorar continuamente esta estratégia de Marketing Digital.

6º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Atualização e alimentação

E se o seu objetivo fosse, apenas, construir uma base de dados para o envio de campanhas de E-mail Marketing, poderíamos ficar por aqui, mas a questão é que você quer uma base de dados rentável, não é verdade? Pois para isso deve dar este 6º e último passo e manter a sua lista sempre atualizada e alimentada com novas informações. 
E, por fim, não deve poupar esforços para aumentar o número de contactos ao longo do tempo, recolhendo e-mails em diferentes ações de Marketing Digital (marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, e-commerce, etc) ou Marketing Tradicional (lojas físicas, feiras, eventos, etc).

Estes são os 6 passos a dar para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável e melhorar significativamente a taxa de abertura das suas campanhas. Mas como sabemos que pode ser difícil encetar esta pequena caminhada sem ajuda, deixamos os serviços da agência SANZZA ao seu dispor.

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!