Passo a passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável

base-de-dados-de-email-marketing

Gerar leads, atrair novos clientes, fidelizar os clientes conquistados… Estes são os resultados de uma base de dados de E-mail Marketing rentável! Porém, para os apresentar, tem de seguir este passo a passo para construir uma lista de endereços de e-mail com a qual a sua empresa consiga comunicar eficazmente para fechar mais vendas.

É verdade que o conteúdo de cada uma das suas mensagens é fundamental para atingir resultados positivos, mas sem uma boa base de dados de E-mail Marketing com os endereços eletrónicos (e outras informações) do seu público-alvo… nada feito! Por isso, antes de começar a disparar envios, tome como prioritária a construção de uma lista de e-mails de pessoas supostamente interessadas no seu produto/serviço, seguindo estes passos…

1º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Público

Na pressa de criar uma base de dados para a sua empresa, é provável que se sinta tentado a recolher e-mails desnecessários. Mas uma lista de endereços eletrónicos aleatória em nada vai contribuir para atingir os seus objetivos de Marketing Digital! Por isso, o primeiro passo a dar para construir uma base de dados que dê retorno, é conhecer bem o público-alvo da sua empresa, ou seja, reunir todos os dados sobre os consumidores que possam estar interessados no seu produto ou serviço, pois de outra forma o envio de campanhas de E-mail Marketing não será rentável!

2º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | E-mails

Definido o seu público-alvo, pode dar um segundo passo na senda da construção de uma boa base de dados: a recolha de endereços de e-mail! Para tal, pode apoiar-se nas informações que já tem sobre os seus clientes e em dados que o formulário de contacto do seu site lhe vai facultando. E, se estiver com dificuldades em levar os utilizadores a preencher os seus formulários, experimente oferecer algo em troca: um e-book, uma newsletter, um vale de desconto, uma amostra grátis do seu produto…

3º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | RGPD

Em terceiro lugar, deve verificar se os seus procedimentos na recolha e tratamento das informações sobre os seus prospects e clientes, estão em conformidade com o RGPD — Regulamento Geral de Proteção de Dados. Segundo este regulamento, deve informar o seu público-alvo sobre o motivo pelo qual pretende utilizar os dados, categorias de dados pessoais, justificação jurídica para o tratamento dos dados, prazo em que serão conservados, etc. É muito importante cumprir com a lei, mantendo os dados dos seus clientes exatos, tratados de forma lícita e protegidos contra tratamento não autorizado, perda, destruição ou danificação acidental. 

4º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Segmentação

É verdade que os elementos que constituem o seu público-alvo têm em comum o facto de estarem potencialmente interessados no seu produto ou serviço, mas fora isso trata-se de um grupo heterogéneo de pessoas com diferentes caraterísticas. E, por esse motivo, é importante segmentar a base de dados para obter melhores resultados. 
Há várias formas para dividir a sua base de dados em pequenos grupos, sendo que as principais estratégias de segmentação são a geográfica (localização dos contactos), sociodemográfica (sexo, idade, nacionalidade, estado civil…) e psicográfica (estilo de vida). 
Tenha em mente que ao segmentar, consegue personalizar, usar argumentos mais interessantes para cada público (sempre conforme a etapa em que se encontram dentro do funil de vendas) e cumprir com o objetivo específico de cada campanha de E-mail Marketing.

5º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Envio

O quinto passo para obter bases de dados lucrativas é o envio, e nesse sentido lembre-se de que não basta carregar no “send”. É necessário escolher uma das melhores ferramentas de envio de E-mail Marketing para a sua empresa, sendo que existem várias opções gratuitas com capacidade para enviar um grande número de emails sem ir parar à caixa de Spam! Além disso, estas ferramentas de envio de E-mail Marketing permitem-lhe criar fácil e rapidamente um layout atrativo e responsivo. Além disto, conseguirá, também, analisar os resultados de campanhas de E-mail Marketing, o que é muito importante para avaliar o desempenho das suas mensagens e melhorar continuamente esta estratégia de Marketing Digital.

6º Passo para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável | Atualização e alimentação

E se o seu objetivo fosse, apenas, construir uma base de dados para o envio de campanhas de E-mail Marketing, poderíamos ficar por aqui, mas a questão é que você quer uma base de dados rentável, não é verdade? Pois para isso deve dar este 6º e último passo e manter a sua lista sempre atualizada e alimentada com novas informações. 
E, por fim, não deve poupar esforços para aumentar o número de contactos ao longo do tempo, recolhendo e-mails em diferentes ações de Marketing Digital (marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, e-commerce, etc) ou Marketing Tradicional (lojas físicas, feiras, eventos, etc).

Estes são os 6 passos a dar para criar uma base de dados de E-mail Marketing rentável e melhorar significativamente a taxa de abertura das suas campanhas. Mas como sabemos que pode ser difícil encetar esta pequena caminhada sem ajuda, deixamos os serviços da agência SANZZA ao seu dispor.