Black Friday online… a melhor opção para os seus descontos de novembro

black-friday-online

Nasceu nos Estados Unidos, mas o resto do mundo adotou-a de braços abertos! Falamos da maior época de descontos do ano, que decorre na última sexta-feira de novembro, e que agora em 2020 terá de ser mais uma Black Friday online do que física, devido ao estado de calamidade a que o país regressou com o aumento de casos de COVID-19. Portanto, se tem uma loja online, comece já a impulsionar as compras de Natal. Até porque, com mais ou menos distanciamento social, a maior época festiva está à porta e os consumidores estão ansiosos por comprar em condições mais vantajosas. E os vendedores? Esses estão ansiosos com a possibilidade de recuperar os resultados comerciais deste ano!

Em 2020 a sexta feira mais negra calha a 27 de novembro, mas alguns constrangimentos relacionados com o novo coronavírus estão a levar empresas como a sua, a programar uma Black Friday online. É que, se até agora as filas à entrada das lojas antes do horário de abertura eram comuns e viáveis… este ano prevê-se um aumento de tráfego na Black Friday, sim, mas na Internet! Nesse sentido, gostávamos de lhe apresentar algumas sugestões para planear a Black Friday online do seu e-commerce, conquistar mais clientes e destacar-se da concorrência (sempre com a segurança em mente). 

Como preparar uma Black Friday online?

Mesmo que tenha uma ou mais lojas físicas, seguramente que entendeu que a Black Friday online é a melhor forma de fazer as suas campanhas neste ano de 2020. Assim, resta-nos chamar-lhe a atenção para alguns fatores importantes, na hora de preparar uma Black Friday online e deixar o seu e-commerce a postos para os famosos descontos.

Defina a oferta

Antes de mais, defina a sua oferta. É verdade que um desconto igual em percentagem para todos os produtos é o mais comum, mas no seu negócio pode ser mais viável, por exemplo, aplicar um desconto em percentagem a apenas alguns produtos/serviços ou mesmo aplicar percentagens diferentes de desconto a diferentes produtos, tentando jogar com as margens.

Verifique o stock

Se a gestão de stock é importante ao longo do ano, perto do fim-de-semana da Black Friday é ainda mais pertinente. Deve partir do princípio de que vai aumentar as vendas durantes esses dias, mas não pode arriscar perder um único cliente por falta de stock! Portanto, se está a planear a Black Friday online pela primeira vez e o seu stock é o stock da loja física, verifique a possibilidade de usar um software que faça a integração para evitar que a loja física venda um produto que acabou de ser vendido, também, na loja online. E, se ainda assim não conseguir evitar a liquidação de stock, envie rapidamente um e-mail para o cliente a pedir desculpa pelo incómodo e a garantir a entrega assim que o artigo seja reposto.

Prepare a sua loja online

E agora que já definiu a sua oferta e verificou o stock, é hora de preparar a loja online para a Black Friday. Em dias de campanha, com a concorrência a tentar passar-lhe à frente, nada deve ficar esquecido, mas há alguns fatores que são mesmo obrigatórios…

Velocidade

Um site lento num dia comum, é mau. Um site lento na Black Friday online, é péssimo! É quanto basta para um potencial cliente desistir e ir procurar uma alternativa na concorrência. Por isso, prepare-se para um número de visitas que – se tudo correr bem – vai ser elevado, e certifique-se de que o servidor do seu e-commerce está preparado para responder a esse aumento de forma célere.

Responsividade

Além da velocidade de carregamento, outro fator que pode levar um cliente a desistir de comprar na sua loja online, é a má experiência de utilização devido à falta de legibilidade dos conteúdos em smartphones e outros equipamentos com ecrãs de menores dimensões. Logo, se ainda não apostou num site com design responsivo, adaptado ao tamanho de todos os equipamentos, está na hora de o fazer porque a maioria dos utilizadores acede à Internet via smartphone.

Página para produtos Black Friday

E agora que já garantiu mais visitantes com velocidade e responsividade, é tempo de ajudá-los a encontrar fácil e rapidamente os produtos com desconto. E a melhor forma de o fazer é criar um separador especial na homepage, dedicado apenas à Black Friday online e com os produtos ou serviços organizados por categorias e subcategorias. Além de exibir os itens com desconto, esta página pode e deve servir como página FAQ da Black Friday, explicando, por exemplo, o que é a Black Friday, durante quanto tempo decorre, qual o prazo de entrega, métodos de pagamento, etc.

Countdown

Mais uma estratégia interessante para despertar o desejo para a sua campanha Black Friday online? Que tal colocar na homepage do seu e-commerce o chamado countdown, ou seja, uma espécie de relógio em contagem decrescente a indicar quanto tempo falta para os clientes poderem comprar com verdadeiros descontos?

Chat

Um chat online também será fundamental porque, com o aumento de visitas, aumentam as questões e dúvidas a que o seu departamento de apoio ao cliente tem de responder. E nada como o fazer online e em tempo real, esclarecendo os clientes fácil e rapidamente e, claro, encaminhando-os para uma compra.

Redes Sociais

Não se esqueça de que os botões de partilha para redes sociais, são fundamentais para os visitantes do seu e-commerce poderem partilhar as ofertas da sua empresa juntos dos seus conhecidos!

Desenvolva conteúdos relevantes

Se os conteúdos da sua loja online são relevantes e conseguem dar resposta aos problemas dos consumidores, pode passar esta sugestão à frente. No entanto, se lhes falta qualidade e diversidade para atrair mais utilizadores, deve começar hoje mesmo a investir em Marketing de Conteúdo. E, se achar necessário, recorrer a uma agência de Marketing Digital, especialista no assunto e apta, também, a otimizar esses conteúdos com Estratégias SEO (Search Engine Optimization) para as páginas do seu e-commerce aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa!

Invista em publicidade online

Não tendo verba disponível para investir em links patrocinados, concentre-se em desenvolver estratégias de Marketing de Conteúdo associadas a técnicas SEO. No entanto, se puder apostar, também, em publicidade, o conselho é começar a despertar o interesse dos seus clientes duas semanas antes da Black Friday online, criando campanhas para termos relacionados com “Black Friday” e incluindo essa expressão nos anúncios.

Recolha novos contactos

Os dias que antecedem a Black Friday são fundamentais para recolher contactos de potenciais clientes, através de formulários na sua loja online, landing page ou redes sociais. Lembre-se que esta predisposição para indicar nome e email só acontece uma vez por ano, e aproveite-a! Se necessário, comece antecipadamente as ofertas: uma amostra grátis, uma notificação de abertura da Black Friday, um acesso a venda privada algumas horas antes do público em geral, etc.

É complicado preparar a loja online para a Black Friday? Contacte a Sanzza! Ainda vai a tempo de garantir as vendas na melhor sexta-feira de todas e compensar os resultados menos abonatórios deste ano.

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!