Clubhouse: tudo sobre a nova rede social ideal para a sua empresa

clubhouse

Não era expectável ver uma rede social excluir a publicação de fotografias e vídeos e mesmo assim alcançar o sucesso. Mas isso aconteceu recentemente com a Clubhouse, uma aplicação móvel para iPhones, onde os utilizadores, particulares e empresas, só podem usar a voz para interagir em diferentes salas temáticas.

É isso! A Clubhouse só foi criada em 2020, mas já largou as fraldas! Inclusive, está a crescer tanto e com tanta consistência, que a resolvemos incluir nas nossas matérias e sugestões de Marketing Digital para melhorar a notoriedade e autoridade das empresas. Se é possível fazer vídeos promocionais no Youtube, fotos comerciais no Instagram e textos publicitários no Facebook, porque não haveria de ser possível usar o áudio – e apenas o áudio – para fazer negócios nas redes sociais?

Mas afinal… o que é a Clubhouse?

Clubhouse é uma rede social fundada em 2020, cujo objetivo é permitir aos seus utilizadores criar e/ou entrar em diferentes salas para participar em conversas em tempo real. Ou seja, nesta aplicação móvel só se usa a voz. Não há fotografias. Não há vídeos. Não há textos. O áudio é o único formato disponível nos seus três tipos de salas:

  • Open – salas públicas nas quais qualquer utilizador pode entrar.
  • Social – salas mais exclusivas, apenas para seguidores do criador da sala.
  • Closed – salas fechadas com acesso restrito e só por senha, apenas para membros selecionados pelo responsável pela sala.

Como funciona a Clubhouse?

Funciona como um espaço de diálogo (em jeito de podcast ao vivo) onde os membros podem criar salas para debater temas do seu interesse ou participar como meros ouvintes ou de forma ativa, em salas criadas por terceiros dentro da rede social.
A lista de salas ativas ou agendadas (bem como a lista de membros presentes) pode ser visionada assim que o utilizador abre a app. Depois é só escolher o tema da sua preferência – entre dezenas de temas em direto – ou criar a sua própria sala, sendo que a maioria das salas são moderadas por especialistas em alguma matéria, influenciadores digitais, celebridades e jornalistas, entre outras personalidades.
De ressalvar que esta rede social recolhe uma série de informações sobre os temas que mais interessam aos utilizadores, assim que eles se registam e preenchem o perfil, para mais tarde lhes sugerir produtores de conteúdo áudio relevantes.

Como entrar e começar a conversar?

Para entrar na Clubhouse precisa de receber um convite de alguém que já faça parte da app, de modo a poder registar-se e começar a conversar. Se não conseguir um convite, pode fazer download da app e adicionar o seu nome à lista de espera… embora não existam garantias de que possa vir a entrar!
Além disso, a Clubhouse (por enquanto) só está disponível na App Store para clientes Apple, pelo que utilizadores com sistema Android ficam de fora!
Tendo um iPhone e conseguindo registar-se na app, para começar a conversar é só entrar numa sala que lhe tenha despertado o interesse. Lá dentro pode ver a foto de perfil de cada participante, perceber quem são os moderadores ou organizadores (marcados com asterisco verde) e distinguir a pessoa que está a falar (a foto dessa pessoa fica com um contorno cinzento). Se quiser falar, está à vontade! Basta clicar no ícone “braço no ar” e aguardar que o moderador lhe passe a palavra.

Como sair sem dar nas vistas?

Uma das grandes benesses da Clubhouse é permitir, a qualquer utilizador, entrar numa sala e sair discretamente, bastando para tal clicar no botão “leave quitely”.

Qual a importância da Clubhouse para empresas?

Por oferecer uma experiência social muito semelhante a um grande evento virtual, esta rede social pode ser importante para empresas. É verdade que não há imagem, só voz, mas ainda assim a app Clubhouse permite encetar e manter uma conversa em direto com clientes e potenciais clientes, promover uma marca, os seus produtos ou serviços e até encontrar novos parceiros de negócio!

Quais são os principais benefícios da Clubhouse para empresas?

Acredite que o maior dos benefícios da Clubhouse para empresas, é não permitir fotografias nem vídeos. E sabe porquê? Porque assim os negócios são “obrigados” a usar apenas conteúdos áudio que são mais pessoais e permitem uma aproximação mais rápida e efetiva com o público-alvo. Contudo, existem outros benefícios…

  • Falar diretamente para os utilizadores, a qualquer hora do dia e a partir de qualquer lugar do mundo, sem custos!
  • Falar informalmente e fazer uma utilização menos condicionada do que aquela que faz noutras redes sociais, pois as conversas não ficam gravadas. Os utilizadores só têm de respeitar as orientações dos moderadores, ou seja, das pessoas que criaram as salas.
  • Criar conteúdos áudio ricos e relevantes, sobre temas relacionados com o seu setor de atividade e a sua empresa, e abordá-los em salas próprias ou salas de outros membros, tornando-se numa autoridade na matéria. 
  • Promover a sua marca, produtos e serviços, direta ou indiretamente.
  • Fomentar interações mais pessoais e espontâneas. 
  • Fazer networking, conquistar mais potenciais clientes e parceiros de negócio e relacionar-se com os empreendedores mais proeminentes do setor.
  • Patrocinar e apoiar produtores de conteúdo e digital influencers com perfis alinhados com a sua marca.
  • Conduzir os membros até ao seu site, loja online ou outras redes sociais.
  • Receber e recolher insights para conduzir as suas estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo.

Mas não será uma app demasiado exclusiva para promover um negócio?

Admitimos que sim, a Clubhouse é uma app um pouco elitista, pois além de exigir um convite de um membro para entrar, só funciona no sistema operativo iOS. No entanto, pode ser mais uma forma de interagir com o seu público e por isso, passível de incluir nas suas ações online para complementar estratégias de Marketing Digital da sua empresa.

Muitos negócios – incluindo empresas portuguesas – já estão a conversar com os seus clientes na Clubhouse, por isso, assim que receber o tão almejado convite, entre! Não fique a ponderar a sua participação só porque não tem conteúdos áudio relevantes para a sua audiência. A SANZZA trata disso! Peça um orçamento sem compromisso, mas não perca a oportunidade de se juntar ao grupo de marcas que caiu de amores pelo áudio. Apanhe a app em fase de expansão e cresça com ela!

Notícias Recentes

Archives

Categories