Como fazer Marketing Digital… em 1, 2, 3!

Com os consumidores modernos a usar a Internet por tudo e por nada, é natural que queira saber como pode começar a fazer Marketing Digital para melhorar a presença online da sua empresa e chegar a mais clientes e parceiros de negócio. E nós vamos dar-lhe a resposta porque está no seu direito de perguntar… mas também no seu dever de ler este artigo e usar as melhores estratégias para melhorar os resultados da sua empresa!


Antes de lhe enumeramos os passos para começar a fazer Marketing Digital, temos de o entusiasmar com a importância desta matéria e nesse sentido pedimos que se recorde do que o motivou a chegar até aqui, a este artigo em particular, publicado no blog da Sanzza. Seguramente que foi uma pesquisa no Google sobre “como fazer Marketing Digital”, correto? Ora, essa pesquisa devolveu-lhe vários resultados, entre eles este conteúdo relevante e otimizado com estratégias SEO que está a ler. E os seus esforços para obter mais informação sobre Marketing Digital para impulsionar o seu negócio não foram em vão, pois encontrou informação pertinente para começar a trabalhar a sua marca online. Ora, esta é a importância do Marketing Digital! Você, como utilizador encontrou o conteúdo que lhe convinha e nós, como agência de Marketing Digital, encontrámos mais um visitante com propensão a tornar-se cliente. Gostava de nos imitar? Continue a ler e saiba como fazer Marketing Digital na sua empresa!

Como fazer Marketing Digital?

O Marketing Digital representa uma oportunidade de negócio altamente lucrativa para praticamente todos os tipos de empresas, independentemente do tamanho e área de negócio. E a sua está, de certeza, incluída! Porém, ter um site e um perfil no Facebook não chega, é necessário utilizar uma série de estratégias de Marketing Digital para ter uma boa presença online, conquistar maior notoriedade e reputação e, claro, mais clientes e parceiros de negócios.

Preparado para começar a fazer Marketing Digital em… 1, 2, 3?

1. Plano de Marketing Digital
2. Estratégias de Marketing Digital
3. Medição de resultados

Faça um plano de Marketing Digital

O primeiro passo para fazer Marketing Digital é, precisamente, o plano de Marketing Digital. Nesse documento deve incluir o conjunto de estratégias que a sua empresa vai desenvolver online e respetivos objetivos e prazos. Lembre-se de seguir uma estrutura adequada: sumário executivo, análise interna (incluindo ao seu público-alvo), análise externa (incluindo ao mercado onde atua), análise SWOT (incluindo os seus pontos fortes e fracos), definição de objetivos, orçamento, estratégias de Marketing Digital e controlo e avaliação das suas ações.

Escolha as estratégias de Marketing Digital mais adequadas aos objetivos da sua empresa

Como já percebeu, o Marketing Digital não é uma ferramenta especifica, mas um conjunto de estratégias para meios digitais que permitem alcançar excelentes resultados para a sua empresa. Logo, é sobre essas estratégias que lhe vamos falar de seguida, nomeando aquelas que julgamos mais pertinentes para começar a fazer Marketing Digital, sim? 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, como o nome indica, visa a produção de conteúdo digital relevante para o seu público, e para começar a redigir textos capazes de atrair os seus potencias consumidores deve pensar em temas pertinentes que abordem os seus problemas, desejos e necessidades, sem fazer publicidade gratuita aos produtos ou serviços que vende! É por isso que antes de começar, deve definir um calendário editorial com os tipos de conteúdos (textos, vídeos, infográficos, ebooks…), datas de publicação, canais, objetivos de Marketing e – muito importante! – estádio dentro do funil de vendas em que se encontram as pessoas a quem se dirigem esses conteúdos, tendo em conta que deve incluir informação que agradem a todos: do prospect que ainda não sentiu necessidade de comprar o seu produto ao lead que já pediu mais informações à sua equipa de vendas!

Bom, mas para publicar esses conteúdos fantásticos que está a pensar escrever, convém ter estes três canais para começar a fazer Marketing Digital: 

Site

Ter um site na Internet é tão importante como dar um nome à sua empresa, mas a verdade é que alguns negócios ainda não investiram num site capaz de atrair visitantes e potenciar as vendas através de um design apelativo, boa navegação, mas também de conteúdos relevantes, nomeadamente informações de qualidade sobre a firma e os seus produtos/serviços.

Repare que se os seus conteúdos derem resposta aos problemas dos visitantes do site, estes ficam mais tempo por lá e podem até realizar alguma ação, como preencher um formulário a pedir mais informações ou mesmo encomendar um produto!

Um site de qualidade pode chegar a cerca de 5,9 milhões de portugueses! 

Clique aqui para saber como conseguir uma presença online poderosa com os serviços de criação de sites da Sanzza, agência de Marketing Digital.
Blog

Além do site, invista num blog sobre a sua área de atuação para poder comunicar de forma mais informal, mas efetiva, com o seu público-alvo, passando informações, ideias e sugestões de modo a “educar” os seus consumidores, criando relacionamentos e conduzindo-os, a seu tempo, em direção à compra (mas sem fazer publicidade direta ao que comercializa).

Redes Sociais

E por fim, as redes sociais! Seja o Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube ou outra rede, o importante é aproveitar estas plataformas para publicar conteúdo relevante, conquistar mais leads e, consequentemente, futuros clientes para a sua empresa. E não se esqueça de acompanhar essas publicações e monitorizar o seu desempenho!

Definição de uma estratégia de social media, posicionamento, calendarização de publicações, redação, partilha de conteúdos e medição de resultados… Saiba como o podemos ajudar na gestão de redes sociais!

SEO (Search Engine Optimization)

Já tem bons conteúdos para publicar na Internet? Perfeito! Agora é necessário otimizá-los com SEO para obterem maior visibilidade nos resultados de pesquisa dos motores de busca, como o Google. Daí que uma das ferramentas de Marketing Digital imprescindíveis para melhorar a sua presença online seja a otimização SEO, ou seja, a utilização correta de palavras-chave (entre outros métodos) para que o Google entenda mais facilmente as suas informações e dê aos utilizadores que pesquisam pelos seus produtos ou serviços, um link para a sua empresa… de preferência logo na primeira página de resultados!

Email Marketing

Preparado para implementar mais uma das melhores ferramentas de Marketing Digital? Ótimo, porque lhe vamos falar de Email Marketing! Não torça o nariz. Não pense que as pessoas não abrem emails corporativos. Abrem sim, desde que envie informação útil a quem concordou em recebê-la! Por isso toca a enviar email marketing à sua lista de contactos, seja uma newsletter, seja uma comunicação sobre o lançamento de um produto/serviço, informação sobre um item em promoção, etc.

Publicidade online

Até aqui temos falado em estratégias de Marketing Digital para melhorar os seus resultados orgânicos (não pagos) mas se – e só se – estiver na disposição de investir em publicidade na Internet, pode potenciar o seu negócio a um custo relativamente baixo, face à publicidade tradicional. Existem diversas modalidades de anúncios pagos, mas para começar o melhor é mesmo o Google Ads, não fosse ele o maior serviço de anúncios na web. Para elaborar as suas campanhas basta segmentar o seu público e escolher as melhores palavras-chave.

Medição de resultados

E por último, mas não menos importante do que implementar estratégias de Marketing Digital, está a análise dos respetivos resultados. Mesmo que as suas ações tenham tido, aparentemente, sucesso, há sempre que melhorar e por isso deve usar todas as ferramentas à sua disposição para perceber como se comporta o seu tráfego orgânico e pago nos seus diferentes canais, entre outras métricas de Marketing Digital.

Percebeu que a análise da informação recolhida nos seus canais digitais é fundamental para otimizar de acordo com o comportamento da sua audiência, mas não tem tempo e/ou conhecimentos suficientes para prosperar na Internet? Confie numa agência de Marketing Digital com qualificações e experiência comprovada!

A Sanzza orgulha-se dos seus excelentes resultados a nível de webdesign, navegabilidade, Marketing de Conteúdo, otimização para motores de busca, redes sociais, blogs, Email Marketing e outras ferramentas de Marketing Digital. 

Contacte-nos para mais informações!