Como aplicar Data Science nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa

data-science

Parece o último grito da moda nas novas tecnologias, mas não é! O Data Science nasceu nos anos 60, na sequência de estudos sobre Big Data, sendo uma ciência muito útil para grandes empresas que precisavam de recolher e analisar dados. O que acontece é que de lá para cá, outras disciplinas além da Matemática começaram a utilizar este estudo, principalmente o Marketing e mais especificamente o Marketing Digital, com o intuito de personalizar em tempo real, para atrair mais prospects e clientes.
Quer aprofundar este tema? Continue a ler e saiba o que é Data Science e quais as suas aplicações em Marketing!

O que é Data Science?

Data Science (ciência de dados) é um conjunto de técnicas, teorias, análises, parâmetros de observação, algoritmos e princípios que dão suporte ao trabalho com dados. Um trabalho onde se utilizam modelos estatísticos e métodos científicos relacionados com dados para resolver problemas em várias áreas disciplinares de uma empresa.
Basicamente, com Data Science consegue analisar estatísticas sobre o que está a acontecer no momento no seu negócio, mas também analisar possíveis movimentos futuros, já que esta ciência de dados prevê comportamentos e tendências.Portanto, as métricas de Marketing Digital veem substituir o “acho que” e o “penso que” por dados concretos para estudar cada etapa de um projeto online de forma prática, direta e segura, na senda de uma tomada de decisão mais acertada.

Porque é que o Data Science é importante em estratégias de Marketing?

O Data Science é importante em estratégias de Marketing porque é a partir da análise de dados que se conseguem delinear planos mais benéficos, assertivos e capazes de gerar melhores resultados.
Como sabe, com os avanços tecnológicos relacionados com Inteligência Artificial e Machine Learning, o Marketing teve de alterar estratégias de atração, relacionamento e fidelização de clientes, e é a utilização do Data Science, precisamente, que permite melhorar continuamente esses processos e obter indicações preciosas para tomar decisões estratégicas.
É claro que todos os outros departamentos de uma empresa podem e devem utilizar Data Science, mas no Marketing esta ciência é particularmente relevante para recolher dados a respeito de um determinado público-alvo e desenvolver ações segmentadas e direcionadas para potenciais clientes, através de conteúdos ricos e adequados às preferências e hábitos de consumo.

Como e onde aplicar Data Science nas estratégias de Marketing Digital?

Está interessado em melhorar a eficácia dos resultados de Marketing dentro da sua empresa? Ótimo, porque de seguida vamos apresentar algumas das principais aplicações de Data Science!

1. Suporte no planeamento

Com Data Science consegue definir, logo no planeamento de Marketing, objetivos tangíveis, seguros e ajustados à realidade. E isso porque esta ciência dá as indicações necessárias para desenhar metas precisas, em conformidade com o desenvolvimento do negócio ao longo do ano. E a partir daí, a sua empresa pode encetar ações mais específicas e direcionadas para o que realmente pretende desenvolver, melhorar ou evitar.

2. Análise dos hábitos de consumo

Com Data Science não tem de se preocupar com o facto de os consumidores estarem constantemente a mudar os seus hábitos de consumo! A análise de dados passa indicações concretas e atuais sobre o seu cliente e potencial cliente e ainda prevê o comportamento futuro! Logo, poderá adequar ações de marketing offline e online, atendendo aos hábitos de consumo, aumentando a notoriedade da sua empresa, oferecendo ao seu público o produto/serviço que ele quer e conquistando novos clientes.

3. Conhecimento sobre o cliente

Com Data Science também pode analisar a satisfação do cliente sem ter de enviar inquéritos! Tudo porque nesta análise de dados, altamente segmentada e personalizada, são recolhidas opiniões diretas e principalmente indiretas (através da análise de comportamento no seu site e redes sociais, por exemplo) para poder melhorar atempadamente as suas ações e até corrigir alguma lacuna num produto ou serviço. Ao mesmo tempo, consegue recolher dados muito específicos sobre a sua persona (ou cliente ideal), nomeadamente: idade, sexo, estado civil, nível de escolaridade, classe socioeconómica, localização, interesses, etc.

4. Previsão de alterações no mercado

Com Data Science fica bem à frente da concorrência, porque vai poder prever alterações no mercado de atuação que, seja ele qual for, está sempre sujeito a mudanças.
Repare que a análise de dados, se for feita de forma contínua e consistente ao longo do tempo, consegue antever tendências e mudanças a curto, médio e longo prazo, facultando informações muito valiosas para a sua empresa se conseguir adequar a novos cenários em tempo útil, sem nunca perder a rentabilidade.

5. Desenvolvimento de campanhas de Marketing

Com Data Science aprimora as suas campanhas de Marketing, essencialmente de Marketing Digital, em diferentes canais online, percebendo desde logo (mais uma vez através da análise de dados) quais são as melhores plataformas para investir: entre sites, lojas online, redes sociais, Google Ads, etc. E não é tudo! Também vai poder criar iniciativas de qualidade, através de uma mensagem clara, na linguagem certa, tom adequado e com mais valor acrescentado para o seu público!

6. Retenção de clientes

Com Data Science vai reter mais clientes porque vai conseguir entender, como já referimos, qual o comportamento da sua persona (no momento e no futuro) e assim elaborar estratégias de Marketing capazes de atrair mais pessoas, gerar mais leads, encetar e manter relacionamentos e conquistar mais clientes.

7. Fidelização de clientes

Com Data Science, além de conquistar mais clientes, vai poder fidelizar aqueles que já tem! A análise da dados é tão profunda e eficaz, que lhe permite aferir a satisfação dos clientes, sim, mas também ir além das suas necessidades e expectativas com um pós-venda de excelência, capaz de manter uma relação positiva entre a sua empresa e os clientes, graças a informações bem apuradas e segmentadas.

8. Tomada de decisão

Com Data Science vai identificar padrões nos processos da sua empresa (em jeito de causa/consequência) e isso vai possibilitar a tomada de decisão ajustada, traduzida em estratégias de Marketing preparadas tanto para enfrentar uma crise de mercado, como para enfrentar um aumento exponencial das vendas!

9. Aumento da produtividade

Com Data Science evita retrabalho, falhas e erros. Evita perdas de tempo e dinheiro porque a tomada de decisão é sempre (ou quase sempre) acertada. Desta feita, a análise de dados só se pode traduzir num aumento da produtividade da sua empresa!

10. Aumento do ROI

Por último, e só para referir algumas das principais aplicações de Data Science nas estratégias de Marketing Digital, com a análise de dados a sua empresa direciona melhor os investimentos, aumentando o ROI ou retorno sobre o investimento. Por outras palavras, tem mais lucro do que valor investido, porque consegue obter informações muito precisas sobre a situação do negócio no mercado de atuação e na mente dos consumidores.

Os benefícios do Data Science nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa são consideráveis! Portanto, não deixe para amanhã a rentabilidade que pode obter hoje. Contacte a Sanzza para implementar uma estratégia de Data Science e receber o merecido retorno do seu investimento!

Notícias Recentes

Archives

Categories