Descubra as principais dicas e sugestões de Marketing de Conteúdo para Indústrias

Quer atrair novos consumidores? Conduzi-los até ao seu site ou blog? Convertê-los em leads? Transformar esses leads em clientes? E os clientes em clientes satisfeitos e fiéis, capazes de expandir a sua marca? É só começar a investir (mais) em Marketing de Conteúdo para Indústrias! Saiba como, já de seguida!

Não importa se vende os seus produtos ou serviços a grandes distribuidores ou diretamente aos clientes finais, se tem uma indústria tem de apostar no digital porque é lá que os seus clientes – sejam eles quem forem! – fazem as suas pesquisas quando precisam de encontrar soluções para resolver os seus problemas. Sim, é verdade que o Marketing de Conteúdo para Indústrias tem algumas particularidades relacionadas com o facto de,  na maioria dos casos, o objetivo comercial não ser vender um serviço ou um produto final a um consumidor, mas a um revendedor. No entanto, com os conteúdos adequados (que são sempre aqueles que interessam à audiência) os resultados podem ser tão ou mais empolgantes que aqueles que empresas mais convencionais conseguem obter! 

Principais benefícios do Marketing de Conteúdo para Indústrias

O Marketing de Conteúdo é das melhores ferramentas que pode usar nas suas estratégias no digital. Já deu provas de que gera resultados positivos e efetivos em muitas indústrias e por isso também a sua empresa deve adotar esta forma de comunicação com o público-alvo. Se não está convencido de que a criação de conteúdo relevante para a sua audiência pode acrescentar valor à sua indústria, continue a ler e conheça os principais benefícios do Marketing de Conteúdo para indústrias!

  • Aumenta o tráfego orgânico (e pago) para o seu site ou blog.
  • Aumenta a visibilidade e notoriedade da sua indústria na Internet.
  • Permite que mais consumidores reconheçam a sua indústria, os seus produtos ou serviços.
  • Consolida a sua indústria como uma referência na sua área de atuação.
  • Aumenta a interação do público com a sua indústria.
  • Atrai novos consumidores e gera novos leads.
  • Reduz o custo de aquisição de clientes — o valor que costuma investir em marketing e vendas para conquistar um novo cliente.
  • Aumenta as vendas.
  • Fideliza e aumenta o lifetime value ou valor total que um cliente gasta com os seus produtos/serviços.

Dicas e sugestões de Marketing de Conteúdo para Indústrias

Já sabe que o Marketing de Conteúdo para Indústrias não é algo desnecessário. Pelo contrário, é fundamental para transformar a sua indústria numa referência, pelo que agora é a hora de adotar as próximas dicas e sugestões, sim?

Produção de conteúdo de qualidade, otimizado com SEO

O primeiro passo a dar é na direção da produção de conteúdo de qualidade, ou seja, no desenvolvimento e publicação de conteúdos que deem resposta aos problemas dos utilizadores/potenciais clientes. É nesta dica que deve investir mais, porque não basta escrever uns textos para o seu site para poder beneficiar de todos os benefícios do Marketing de Conteúdo, é preciso também…

  • Definir os objetivos de cada conteúdo e as métricas que mais tarde vai usar para avaliar a sua performance. 
  • Otimizar os conteúdos com SEO (Search Engine Optimization) para que estes possam aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google. E isso significa, antes de mais, escolher as palavras-chave mais relevantes para a sua indústria e colocá-las estrategicamente nos seus conteúdos. Colocar também links internos e externos, preencher o campo de title tag, meta description e atributos alt das imagens, entre outras dicas de Marketing de Conteúdo para Indústrias.
  • Escrever conteúdos relevantes para todas as etapas do funil de vendas – topo, meio e fundo – de forma a encaminhar um lead de forma mais efetiva rumo a uma compra, transformando-o em cliente e depois em cliente fiel.
  • Além de conteúdos escritos e imagens, usar o formato vídeo porque é aquele que mais atrai a atenção dos utilizadores e que maiores conversões lhe vai permitir gerar.
  • Ter em conta que também os ebooks são excelentes para passar conteúdos mais aprofundados, dando uma informação completa sobre um determinado tema relacionado com a sua indústria e levando os utilizadores a transformarem-se em leads (inclusive porque para fazerem download do e-book tem de preencher um formulário!).

Criação de um blog

Se até hoje, por preguiça ou desconhecimento de causa, não criou um blog para a sua indústria… está na altura de fazê-lo! E sabe porquê? Porque o blog é o local onde vai poder publicar grande parte desses conteúdos otimizados com SEO de que lhe falámos na sugestão anterior e assim atrair mais tráfego orgânico e aumentar a notoriedade da sua indústria.

Envio de E-mail Marketing

Além do blog, o envio de E-mail Marketing pode servir para veicular informações sobre a sua indústria de forma mais segmentada, seja para informar sobre um desconto, seja para noticiar o lançamento de um novo produto, seja para sugerir um upgrade para um novo serviço ou simplesmente para enviar uma newsletter.

Publicações em redes sociais

As redes sociais não devem ficar de fora do seu Marketing de Conteúdo para Indústrias porque, como reúnem um número considerável de utilizadores onde (independentemente da sua área de negócio) se encontram potenciais clientes da sua empresa, podem ajudar nessa missão de aumentar a visibilidade e notoriedade, trazendo (através de bons conteúdos) likes, partilhas, comentários e mais visitantes até ao seu site.

Monitorização de resultados

Se não fizer a monitorização de resultados do seu Marketing de Conteúdo para Indústrias não percebe se atingiu os objetivos traçados. Nesse sentido, para perceber o que está e não está a funcionar, é fundamental verificar o número de acessos aos seus conteúdos, mas também a duração da sessão (quanto tempo um utilizador passou no seu blog, por exemplo), número de páginas vistas por sessão, fonte de tráfego, comentários, partilhas e até vendas.
E dentro das principais métricas de Marketing de Conteúdo para Indústrias há uma que não pode mesmo falhar: o ROI! O ROI é usado para mostrar o retorno do investimento de forma muito simples: por exemplo, subtraindo o que gastou numa ação de Marketing de Conteúdo ao que ganhou ou contabilizando o número de novos clientes gerados num determinado espaço de tempo a partir de tráfego orgânico para o seu site.
Esta métrica, por si só, ajuda a identificar os esforços de Marketing de Conteúdo que geraram leads (ou clientes) e quais as áreas que ainda têm de sofrer melhorias.

Se estas dicas e sugestões de Marketing de Conteúdo para Indústrias lhe parecem difíceis de seguir, contacte a Sanzza. Somos especialistas em Marketing Digital para Indústrias e estamos ansiosos por também poder contribuir para um aumento da visibilidade e da faturação da sua indústria!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!