Sanzza – Creative Agency

6 Dicas de Produção de Conteúdo para Redes Sociais

producao-conteudo-para-redes-sociais

Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube… são tantas as plataformas onde pode criar um perfil para comunicar com a sua audiência que acaba por disparar em todas as direções, sem atender a dicas para produção de conteúdo para redes sociais, essenciais para aumentar interações, conquistar leads, fomentar a reputação do seu negócio e até melhorar a faturação da empresa.

Mas, se começou a ler este artigo sobre produção de conteúdo para redes sociais é porque já percebeu que meia dúzia de likes não fazem dos seus perfis líderes de audiência… nem 2 vídeos e 3 fotografias por mês garantem interação e vendas. Sim, para lá chegar, tem de atrair e interagir com uma audiência específica, através de conteúdos relevantes e diferenciados, capazes de criar uma relação positiva e duradoura entre a sua empresa e os seguidores. É verdade que não há nenhuma fórmula mágica para o conseguir, mas há uma série de dicas certeiras que pode e deve usar na sua Gestão de Redes Sociais, independentemente da área de atuação e tamanho da empresa. Nós considerámos 6 dessas dicas certeiras particularmente importantes para começar ou melhorar a sua produção de conteúdo para redes sociais. Venha conhecê-las!

6 Dicas de produção de conteúdo para redes sociais

1. Defina objetivos

A primeira dica de produção de conteúdo para redes sociais é a seguinte: definir objetivos para a sua estratégia de Marketing Digital em cada rede e até em cada publicação. Pode ser aumentar o número de seguidores, claro, mas também pode ser encaminhar os utilizadores para o seu site ou loja virtual, fomentar as vendas ou a notoriedade e reputação da sua empresa, entre outros objetivos. E isso porque sem objetivos bem definidos, acaba por perder tempo e dinheiro publicando conteúdos que, por mais interessantes que sejam, podem estar desajustados e não causar qualquer consequência positiva para a sua empresa.

2. Conheça a sua audiência

Mesmo com objetivos bem definidos, a sua estratégia de produção de conteúdo para redes sociais só será bem-sucedida se conhecer a sua audiência ou público-alvo de modo a conseguir publicar conteúdos que sabe que vão interessar a essas pessoas e de preferência que deem resposta aos seus problemas. Além de interessantes para a sua audiência, os seus conteúdos devem usar a linguagem do seu público e o seu formato preferido.

3. Desenvolva conteúdos diferentes para cada rede

Os seus conteúdos, além de alinhados com o seu tipo de público-alvo, devem ser publicados nas redes sociais onde os seus potenciais clientes costumam estar mais ativos, pois cada plataforma tem as suas especificidades: enquanto o Instagram abarca um público mais jovem e aposta essencialmente em fotografias, o Facebook tem um público mais velho, mas está a mostrar cada vez mais vídeos, por exemplo, aumentando o alcance com este tipo de formato atraente e curto que costuma trazer bons resultados. Portanto, como cada rede social tem o seu tipo de público, é preciso criar conteúdos únicos e exclusivos para cada uma delas e levar em linha de conta que não é necessário abrir um perfil em todas, apenas nas redes sociais mais usadas pelos seus potenciais clientes e potenciais seguidores.

4. Coloque call-to-actions nas suas publicações

Uma das melhores dicas de produção de conteúdo para redes sociais é, sem dúvida, colocar call-to-actions nas publicações, ou seja, colocar chamadas para ação no final do conteúdo de modo a incitar o utilizador a tomar o próximo passo rumo à conversão: deixar um like num vídeo, partilhar uma imagem, comentar um texto ou mesmo clicar num link para aceder ao seu site ou loja virtual e obter mais informações sobre os seus produtos/serviços. Claro que na sua Gestão de Redes Sociais, deve usar cada call-to-action de acordo com o objetivo definido, tipo de conteúdo e rede social para conseguir ser bem-sucedido. Tudo sem esquecer que um call-to-action deve ser curto, mas ainda assim resumir a proposta de valor da sua oferta e dizer ao utilizador o que vai acontecer depois de clicar em determinado link.

5. Crie relacionamentos com o público

Conquistar seguidores em redes sociais é bem mais fácil do que construir relacionamentos sólidos, mas é este o objetivo da sua empresa: criar um relacionamento duradouro com o público. Para tal, precisa de pôr em prática todas as dicas anteriores – conhecer os seus clientes, falar a sua linguagem, usar o seu formato e rede ou redes sociais preferidas – mas também necessita de mostrar que essas pessoas são importantes para a sua empresa, lives para dar a sua opinião. Assim, a cada publicação aproveite para interagir, fazendo perguntas, pedindo feedback, incitando debates, lançando passatempos… e, principalmente, respondendo a todos os seguidores, incluindo àqueles que estão a criticar ou a reclamar do seu produto!

6. Acompanhe e analise resultados

Uma estratégia de Marketing Digital de produção de conteúdo para redes sociais não pode prescindir de monitorização, ou seja, de uma análise do desempenho das publicações e feedback dos consumidores, pois só assim se consegue perceber se os seus objetivos foram ou não alcançados, quais os conteúdos que receberam mais likes e maior interação e quais os conteúdos que precisam de ser melhorados para alcançar as suas metas em social media.

Se já percebeu que a gestão de redes sociais não é uma tarefa fácil, contacte-nos! Estamos ansiosos por produzir conteúdos relevantes para os seus canais corporativos em social media de modo a atingir o seu público-alvo com postagens atraentes e adequadas a cada plataforma.

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!