Exemplos de assuntos de E-mail Marketing: melhores frases, melhores taxas de abertura!

exemplos-de-assuntos-email-marketing

Está satisfeito com as taxas de abertura das suas mensagens ou precisa de conhecer alguns tipos de exemplos de assuntos de E-mail Marketing que não falham quando o objetivo é atrair a atenção dos leitores? 

Claro que deseja conhecer alguns tipos de exemplos de assuntos de E-mail Marketing que chamam a atenção das pessoas, aumentam os cliques e, consequentemente, promovem os seus produtos e serviços. E faz muito bem, pois o envio de E-mail Marketing tem de continuar a ser uma das suas principais estratégias de Marketing Digital para manter um relacionamento positivo com a sua lista de contactos. E nesse sentido, de nada serve um bom conteúdo se o assunto do e-mail passar despercebido entre tantas mensagens na caixa de correio do receptor. É, por isso, que lhe vamos sugerir alguns tipos de frases criativas e persuasivas que pode usar nas suas campanhas de E-mail Marketing para gerar mais leads e fidelizar mais clientes. E garantir que as suas mensagens não vão parar ao caixote de lixo sem serem abertas!

Quais são os melhores exemplos de assuntos de E-mail Marketing?

É evidente que os melhores exemplos de assuntos de E-mail Marketing dependem do seu tipo de negócio e do conteúdo que quer transmitir, mas ainda assim existem alguns “truques” comummente aceites como os mais indicados para aumentar as taxas de abertura de e-mail. Vamos conhecê-los?

  • Exemplos de assuntos personalizados

Utilizar o nome próprio de cada um dos seus contactos nas linhas de assunto das suas campanhas já não é suficiente. Hoje em dia, é necessário associar o nome a alguma mais valia para dar um toque pessoal e despertar o interesse do receptor. Para tal, deve aproveitar os dados que tem vindo a recolher sobre o seu público-alvo (histórico de compras anteriores, data de aniversário, localização, etc) para escrever linhas de assunto de e-mail deste género: “Temos uma oferta especial para ti, Catarina!”, “Manuel, está à procura de um crédito pessoal?”, “Encontrámos a sua viagem de sonho, Nuno!” ou “Maria, conheça as melhores sugestões de presentes de Natal!”.

  • Exemplos de assuntos de E-mail que surpreendem

Além do nome, existem outros fatores que levam os utilizadores a clicarem nas mensagens de uma empresa e um deles é o fator… surpresa! Afinal, ninguém resiste a abrir um e-mail inesperado ou inusitado, com linhas de assunto criativas. Algo como: “Chore. Chore a rir com a nova série…” (para apresentar um programa) ou “Estamos muito aborrecidos consigo” (para retomar um carrinho de compras abandonado) ou até um simples emoji (por exemplo, ♥) para chamar a atenção para um dia especial e aumentar as taxas de abertura de uma campanha de E-mail Marketing!

  • Exemplos de assuntos de E-mail Marketing na negativa

Há alturas em que um “não” funciona como “sim”. Uma delas é em assuntos de e-mail, pois os receptores estão acostumados a receber mensagens publicitárias assertivas e positivas e não mensagens relacionadas com algo que não devem fazer ou ver. Por exemplo, “Tudo o que não pode fazer este Natal” (com dicas para proteção contra a COVID-19) ou “Está preparado para se apaixonar?” (para lançamento de um novo produto). Ou ainda “Não poupe em Marketing Digital” (para promover um serviço), “Não há almoços grátis, mas quase” (para anunciar uma happy hour num restaurante), etc.

  • Exemplos de assuntos de E-mail em jeito de pergunta

E agora um clássico que ainda não saiu de moda, porque linhas de assunto feitas em jeito de pergunta envolvem as pessoas e despertam a curiosidade. Por exemplo: “Já provou o melhor bolo de chocolate do mundo?”, “Conhece o novo conceito de decoração de Natal?”, “Sabe que a vitamina D pode torná-lo imune ao novo coronavírus?”, “Precisa de perder o medo de falar em público?”, e por aí fora.

  • Exemplos de assuntos que despertam a curiosidade

Em lugar de usar as linhas de assunto dos seus e-mails para promover os seus produtos de forma nua e crua, que tal despertar a curiosidade dos leitores, deixando-os em pulgas para saber mais? Por exemplo: “5 Segredos para poupar na conta da água” ou “Abra esta mensagem e encante-se com a nova coleção”, “Sabe qual é o segredo para ser mais feliz?”, “Beatriz, temos o vestido de noiva ideal para si!”.

  • Exemplos de assuntos muito específicos

Mesmo que não trabalhe com um nicho de mercado, por vezes são as linhas de assunto mais específicas que mais atraem os leitores e é simples perceber porquê. Se lhe enviássemos uma campanha de E-mail Marketing cujo título fosse “Conheça as melhores linhas de assunto de e-mail!” e você estivesse (como é o caso) à procura de sugestões para aumentar a taxa de abertura dos seus envios, abria ou não abria o e-mail? Claro que sim! Daí a importância de usar também informação específica, ajustada ao perfil do seu público-alvo, para despertar a vontade de aprofundar conhecimentos. 

  • Exemplos de assuntos de E-mail com sentimento de urgência

Como sabe, o sentimento de urgência, seja através da escassez ou de um prazo limite, é um dos grandes trunfos das empresas na hora de vender. E não é por acaso! As pessoas ficam mais propensas a agir se sentirem que têm de tomar uma decisão rapidamente, sob pena de não conseguirem chegar a tempo para comprar determinado produto ou serviço. Exemplo: “Só hoje! Desconto de 30% em todos os produtos!” ou “Pré-venda Black Friday: registe-se já!”.

  • Exemplos de assuntos de E-mail Marketing com números

Como os números, estatísticas e percentagens, transformam um conceito numa ideia concreta, é sempre útil usar quantificações nas suas linhas de assunto de e-mail: “Sabe o que 95% das mulheres preferem fazer logo pela manhã?”, “Aumente o número de visitas à sua loja online em 30%” ou “10 Passos para perder peso depois do Natal”.

  • Exemplos de assuntos com psicologia inversa

Se não sabe o que é psicologia inversa, passamos a explicar através do exemplo top, líder de aberturas: “Não leia este email”. Vê como é tão fácil atrair a atenção das pessoas com esta estratégia? É verdade que nem todas as empresas têm audácia suficiente para usar a psicologia reversa. E, também, só o devem fazer quando têm a certeza de que o feitiço não se vai virar contra o feiticeiro. Ainda assim, nada como experimentar despertar a curiosidade do seu leitor desta forma, com uma proibição que o leva, precisamente, a desobedecer!

E se mesmo com os melhores exemplos de assuntos de E-mail Marketing, não conseguir aumentar as taxas de abertura de E-mail Marketing, contacte a Sanzza! Temos todo o gosto em enviar-lhe um orçamento sem compromisso para chamar a atenção dos seus clientes e perpetuar relacionamentos positivos.

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!