A importância do carregamento rápido de um site para conquistar novos clientes

Já lá vai o tempo em que o carregamento rápido de um site não era colocado na equação de vendas porque os utilizadores da Internet esperavam o tempo que fosse preciso para acederem a uma página. Mas a paciência de outrora já deu lugar há muito tempo à pressa que caracteriza os internautas atuais. Estes estão acostumados a receber as informações que precisam em frações de segundo, e a sua empresa não pode ficar indiferente aos avanços das novas tecnologias com um site todo bonito… mas sem visitas porque demora muito tempo a carregar!

Hoje, a importância do carregamento rápido de um site é tal que nenhuma estratégia de Marketing Digital se atreve a ignorar a velocidade. E é simples perceber porquê! Os utilizadores (e você é um deles!) estão habituados a uma certa qualidade e rapidez e já não têm paciência, nem tempo, para esperar que uma página abra. Logo, para que não continue a correr o risco de perder potenciais clientes para a concorrência, é importante implementar algumas técnicas para melhorar o tempo de carregamento do site da sua empresa, melhorando também a sua posição nos motores de busca, a sua reputação e capacidade para gerar mais leads. 

O que se entende por carregamento rápido de um site?

Genericamente, por carregamento rápido de um site entende-se um site que demora menos de 2 segundos (no máximo 3 segundos) a abrir. Ou seja, é quando o tempo de resposta entre o clique do utilizador e a exibição da página é curto e corresponde às expectativas dos consumidores modernos.

Por que é que o carregamento rápido de um site é importante?

O carregamento rápido de um site é importante para não perder nenhuma oportunidade de negócio, já que se um site demorar muito a abrir, o utilizador pode desistir e procurar por uma solução num site da concorrência. Além disso, o facto de um site carregar rapidamente mostra ou dá a ideia ao utilizador de que a empresa em causa é eficiente, profissional e, por isso, credível e capaz de oferecer produtos ou serviços de qualidade.
Por fim, a velocidade de um site também é importante para posicionar as suas páginas nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google, um motor de busca que valoriza sites rápidos e que proporcionem boas experiências de utilização aos internautas. O que é simples de perceber quando é o próprio Google a divulgar que cerca de 40% dos utilizadores abandonam um site se este não carregar em 3 segundos! Essa é que é essa!

Como saber se um site carrega rapidamente?

Para testar a velocidade de carregamento de um site, deve usar uma ferramenta própria, sendo que existem várias gratuitas na Internet. O nosso conselho vai para o PageSpeed Insights do Google que atribui classificações de 0 a 100, sendo que, se o seu site ficar abaixo dos 50 deve passar imediatamente ao próximo tópico para conhecer as melhores dicas para melhorar a velocidade de carregamento de um site.

Como melhorar a velocidade de carregamento de um site?

Entre perceber o que pode estar a interferir no tempo de carregamento do seu site, emendar essa situação e ainda implementar novas estratégias de Marketing Digital para tornar as páginas mais rápidas, existem algumas dicas que deve seguir para não perder oportunidades de negócio para a concorrência!

Imagens

Naturalmente que o seu site tem imagens para mostrar de forma apelativa os seus produtos e serviços aos visitantes, mas talvez estejam a demorar muito tempo a carregar. No entanto, se otimizar as imagens, optando por tamanhos mais leves, não vai atrapalhar o tempo de carregamento! O ideal é que nenhuma imagem ocupe mais do que 100 KB. Mas se isso não for possível, existem ferramentas online gratuitas para compactação de imagens que não afetam a qualidade das mesmas aos olhos do utilizador.

Plugins

Um ou outro plugin não afeta a velocidade do site, mas se exagerar acaba por tornar as suas páginas mais lentas, pelo que o conselho aqui é usar apenas os plugins mais importantes para a sua estratégia de Marketing Digital.

Cache

Outra forma de garantir o carregamento rápido de um site é aproveitar o cache, ou seja, passar informações para o navegador para que use cópias de arquivos disponíveis em pastas físicas no seu servidor de alojamento, o que melhora a velocidade das páginas.

HTML

O código HTML também pode afetar o carregamento de um site porque deixa os arquivos mais pesados e, por esse motivo, deve ser revisto e “limpo” para ser facilmente compreendido, quer pelos utilizadores quer pelos motores de busca, servidores e navegadores. Nesse sentido, comece por excluir espaços em branco desnecessários e transformar scripts CSS em arquivos externos. 

AMP

O AMP (Accelerated Mobile Pages) é um recurso importante para acelerar o tempo de carregamento das páginas de um site em equipamentos móveis, como smartphones. Criado pela Google, o sistema AMP ajuda na criação de conteúdos otimizados para dispositivos móveis através de uma arquitetura que dá relevância à velocidade de carregamento (AMP HTML, AMP JS ou AMP Cache). Tanto que, o tempo médio de carregamento de sites que usam AMP é de 0,7 segundos!

Do serviço de alojamento à otimização de imagens, se precisar de ajuda para melhorar a velocidade de carregamento do seu site, contacte a Sanzza!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!