Prepare-se para alterar a proporção das suas imagens link patrocinadas

Parece que o quadrado veio para ficar. A partir da próxima terça-feira, o Facebook começará a utilizar a proporção quadrada para links patrocinados, contrariando, assim, a resolução em vigor de 191×100. Recomenda-se o tamanho 100×100 para os novos anúncios, contudo a especificação anterior ainda será suportada em versões anteriores da API até que as mesmas expirem.

Segundo o Facebook, foram realizados testes iniciais sobre os anúncios patrocinados com a proporção de 1:1, cujo resultado se mostrou extremamente positivo. Há uma melhoria significativa na taxa de conversão, bem como na taxa de cliques, relativamente à proporção original de 1.91:1.

Esta nova proporção vem seguir o modelo já utilizado no Instagram para publicações patrocinadas, o que pode auxiliar o workflow da produção de conteúdos, tal como explica Andy Xiong, funcionário da rede social, numa publicação sobre esta mudança: “Recomendamos que os anunciantes usem a proporção de 1:1 (quadrada) para os seus posts patrocinados de imagem link. Isto deverá dar-lhes mais flexibilidade no uso das mesmas imagens para as plataformas do Facebook e Instagram”.

Apesar de já não estarem definidos como padrão, os formatos de paisagem antigos continuarão a ser suportados. As publicações normais do Facebook que não são anúncios não sofrerão qualquer tipo de alteração em termos de proporção. De ressalvar também que anúncios com imagens sem link continuarão a ter a mesma proporção: 9:16 a 16:9.

Segundo o Digital Information World, alguns especialistas em Marketing Digital acreditam que isto se trata de uma estratégia inteligente da empresa, numa tentativa de gerar mais receita publicitária com anúncios automáticos de anunciantes que são considerados inexperientes para criar algo que cative os utilizadores. No entanto, esta é uma alteração que terá fundamento, uma vez que as imagens ocuparão um maior espaço no ecrã, fazendo com que os anúncios sejam mais visíveis e, consequentemente, mais eficazes.

Se lhe restam dúvidas quanto às proporções de imagem que deve utilizar nesta plataforma, confira aqui as proporções recomendadas para a criação de anúncios no Facebook:

 

Requisitos de imagens em anúncios

ANÚNCIO COM IMAGENS SEM LIGAÇÃO

– Tipo de ficheiro: jpg ou png

– Proporção de imagem: 9:16 a 16:9

– Resolução recomendada: imagem de maior resolução possível disponível

– Texto: 125 caracteres

– Advertência: Imagens compostas por mais de 20% de texto poderão ser publicadas com uma qualidade reduzida por não cumprirem as regras para um bom desempenho da publicação. Saiba mais em aqui.

ANÚNCIO COM IMAGENS COM LIGAÇÃO

– Tipo de ficheiro: jpg ou png

– Proporção de imagem: 1:1 (anteriormente com 1.91:1)

– Resolução recomendada: pelo menos 1080 x 1080 px

– Título: 25 caracteres

– Descrição da ligação: 30 caracteres

PANORAMAS OU FOTOS 360

– Largura da ligação: 30 caracteres

– Altura mínima da imagem: 600px

– Tolerância de proporção : 3%

CARROSSEL

– Número máximo de imagens ou vídeos: 10 (cada um pode ter a sua própria ligação)

– Número mínimo de imagens ou vídeos: 2

– Tipo de ficheiro de imagem: jpg ou png

– Tamanho máximo do ficheiro de vídeo: 4GB

– Duração de vídeo: até 240 minutos

– Tamanho máximo do ficheiro de imagem: 30 MB

– Resolução recomendada: pelo menos 1080 x 1080 px

– Proporção recomendada: 1:1

– Texto: 125 caracteres

– Título: 40 caracteres

– Descrição da ligação: 20 caracteres