Novas formas de comunicar – H2H, Human-to-Human

Human-to-Human é uma nova percepção de Marketing que pretende revolucionar a comunicação do futuro.

Numa era onde todos estão conectados à tecnologia, prosperam-se grandes mudanças quanto às perceções B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). As empresas procuram incansavelmente a diferenciação na experiência de compra dos consumidores. Caindo muitas vezes no protótipo da formalidade e impessoalidade. Estes conceitos estão a ser sujeitos a uma grande reflexão. Devido ao relacionamento que está a ser mantido com o cliente.

A grande evolução está na forma como as empresas vêm o cliente e se relacionam com ele. Acima de tudo, falamos de relação entre humanos, com sentimentos, emoções e vontade de estarem envolvidas. Falamos, agora, em relações H2H,  (Human-to-Human).

Um conceito muito mais flexível, personalizado e eficaz, onde o vínculo de relação entre o comunicador e o cliente se sobrepõe ao próprio produto, num primeiro momento.

As estratégias de marketing de relacionamento devem direcionar-se para a uma “humanização de marca”. As empresas têm de repensar se a estratégia utilizada está a acompanhar esta evolução, Human-to-Human.

Mudanças na forma como as empresas comunicam

As empresas são feitas de pessoas que têm motivações e estão suscetíveis também a emoções. Com a enorme quantidade de mensagens de marketing recebidas diariamente e outras formas de comunicação, acabamos por ignorar parte, por parecerem todas iguais e impessoais. Isto leva as empresas a repensarem a abordagem ao marketing e à forma como pretendem comunicar com o seu público-alvo.

O foco é então a perceção das reais necessidades do cliente e do fornecimento de uma nova experiência de relacionamento através de uma aproximação (envolvimento). Uma vez que este está tão ligado às tecnologias, as empresas devem encontrar novas maneiras de se reconectarem com os seus clientes. Seja nos vários dispositivos que este utiliza e cada rede social que usa.

Apesar das pessoas estarem tão ligadas aos seus dispositivos não significa que não procurem experiencias mais pessoais e envolventes. O objetivo de uma comunicação mais humanizada é construir relações autênticas entre o cliente e a empresa.