O Google penaliza sites sem certificado SSL

Entenda mais sobre o SSL

A Internet transformou-se num espaço com grandes oportunidades de negócio, e nesta montra mundial, é inegável a importância do Google como propulsor do tráfego online. Com o seu poderio, o maior motor de busca mundial, segue dando as cartas no mercado digital. Sabia que o Google penaliza os sites sem Certificado Digital (SSL)?

Se tem uma loja online, com certeza já percebeu as potencialidades que a internet oferece, mas colocamos-lhe uma questão: o seu website está seguro? Será que o seu negócio online respeita as regras básicas de segurança?

Independente da sua área de negócio, é necessário que priorize a segurança, apostando em tecnologias que irão tornar o seu website num local seguro, para que o seu cliente possa efetuar as compras sem correr o risco de ter as suas informações roubadas. Sabe do que estamos a falar? Do Secure Socket Layer (SSL). Ele é também responsável por pontuar o seu site no Google. Se o seu objetivo é ser relevante para o Google e começar a ser encontrado, então a melhor solução é instalar um certificado SSL já!

Caso pretenda ajuda para tornar o seu website mais seguro e estar melhor posicionado no ranking do Google, a Sanzza tem disponível uma equipa de excelentes profissionais que podem ajudar.

 

Agora a pergunta: O que é o SSL?

SSL (Secure Socket Layer) é um certificado de segurança digital. A maneira mais eficaz de tornar o seu website mais seguro para os utilizadores. O seu funcionamento é simples: imagine que existe um muro no meio da rede que liga o computador do seu cliente ao seu servidor, esta barreira vai evitar todas as tentativas de invasão para o roubo de dados.

Nota Importante: O SSL é essencial para comprovar a identidade do seu servidor, conferindo-lhe também autenticidade, de forma a passar uma mensagem de segurança aos seus potenciais clientes.

 

Mas quando o Certificado de Segurança é necessário?

Atualmente, os utilizadores são regularmente informados de toda a legislação e políticas que envolvem as questões de privacidade. Coloque-se no lugar deles: partilharia os seus dados com websites que não são minimamente seguros?

Uma boa forma de manter o seu negócio seguro e proteger os dados dos seus clientes é através da instalação de um certificado de segurança. Se tem uma loja online, a probabilidade de um consumidor efetuar uma transação é elevada e para que estes dados não fiquem desprotegidos é obrigatório que proteja o seu site de forma que essas informações continuem confidenciais.

Quanto ativa um certificado SSL no seu alojamento, é-lhe solicitado que responda a uma série de questões que confirmem a identidade do seu website.  Depois de responder, irão ser criadas duas chaves encriptadas — uma pública e outra privada. A seguir, terá que inserir a chave pública no Certificate Signing Request (CSR).  Durante o processo de instalação, a Autoridade de Certificação irá validar os dados que emitiu no passo anterior e gerará um certificado. Depois, o seu alojamento irá ligar o certificado à chave privada que tinha emitido anteriormente, criando assim uma ligação encriptada entre website e browser.

Se necessitar de ajuda para questões de alojamento web, não hesite em contactar a Sanzza.

Nota Importante: Os motores de busca apresentam um cadeado no início do URL, isto significa que o site usufrui de segurança SSL. Os motores de busca já exibem mensagens que indicam ao utilizador se está ligar-se a um site seguro ou não.

 

O SSL e o Google

Não perca a confiança dos seus clientes para a concorrência. Cada vez mais, o SSL é importante para posicionar o seu site e passar uma imagem credível aos seus clientes. O Google é o “Deus” dos motores de busca e tudo o que averigua e adota, torna-se um mandamento na Internet. Por isso, não esqueça que o  SSL é um dos principais fatores de segurança do seu website, pois a encriptação https (disponível apenas para quem tem certificado SSL), é essencial para marcar uma presença credível na Internet.

Sempre desejou ser encontrado no Google? Então tem mesmo que começar a utilizar esta tecnologia. O mais recente algoritmo do Google começou por privilegiar os Websites que possuíssem esta tecnologia, colocando-os à frente daqueles que não utilizam o protocolo de segurança.

Ao ler isto ficou com vontade de escalar essa grande montanha que é o ranking do Google? Adira a esta prática e comece já a sua trajetória para começar a aparecer nas melhores posições do motor de busca.

E o seu site já está seguro? Nós podemos ajudá-lo nesse sentido. A Sanzza dispõe de uma equipa de profissionais que poderão ajudá-lo com todas as questões relacionadas com o seu website.