Sanzza – Creative Agency

Que conteúdos deve publicar durante o período de isolamento social?

que-conteudos-deve-publicar-durante-a-pandemia-sanzza

A atual conjuntura e o consequente isolamento obrigatório devido à pandemia do COVID-19 têm feito com que as pessoas passem mais tempo online. Consequentemente, há uma maior procura por conteúdos relevantes e que entretenham. Neste contexto, é fundamental para as empresas manterem uma presença ativa nas redes sociais. Neste artigo procuramos fornecer-lhe alguns princípios para ajudá-lo a manter viva a imagem da sua empresa e assim, continuar a criar relação com os seus clientes e seguidores.

Que conteúdos deve publicar nas suas redes sociais?

Reconheça a realidade

Não é possível ignorar a pandemia, nem deve tentar ignorá-la. A pandemia afeta a realidade de todos, dos seus seguidores e da sua empresa, por isso, os conteúdos que deve publicar nas suas redes devem refletir a realidade vivida. É importante comunicar aos seguidores possíveis mudanças que ocorreram na sua empresa. As marcas devem procurar tornar-se o mais humanas possível ao reconhecer as dificuldades vividas por todos. Adaptar o seu produto ou serviço ao contexto atual é recomendável e, ao mesmo tempo, não deve parar de apostar no marketing para manter o negócio a funcionar dentro do possível.

Empatia acima de tudo

Ter empatia com a realidade que os seus seguidores estão a experienciar, ajuda a fortalecer a relação marca-cliente. Não é necessário falar no COVID-19 em todos os conteúdos que cria e partilha. Mas pense com cuidado especial naquilo que divulga porque as pessoas interpretam as coisas de forma diferente consoante a realidade em se encontram. É uma época sensível a vários níveis, inclusive a nível económico. Muitos trabalhadores estão em sistema de layoff e a receber apenas determinada percentagem do seu salário habitual. Muitos perderam o emprego, outros estão doentes. No que diz respeito às vendas de um produto, por exemplo, estas devem ser comunicadas de forma distinta. Nem todos podem ter a possibilidade de o comprar neste momento. Mostre que se preocupa com as pessoas, que é sensível ao momento e não está apenas a querer vender.

Comunique com verdade

Tudo é uma questão de mudança de mindset, de alterar a mentalidade e pensar no seu cliente como se visualizasse alguém muito próximo… O que é que a sua empresa pode fazer pelas pessoas? Como é que pode ajudar os seus clientes neste momento de crise? São duas perguntas essenciais para perceber quais os conteúdos que deve publicar. É importante que se mantenha fiel à imagem da sua empresa. Não é uma boa altura para estar a mudar a forma como sempre transmitiu os seus valores apenas para tentar gerar mais visualizações. Agir com verdade comunicar com autenticidade.

Esteja presente onde as pessoas estão

Esta é a altura certa para apostar numa comunicação eficaz e na relação com o seu público-alvo. Com mais utilizadores constantemente online, está aqui uma oportunidade única para apostar na imagem da sua marca. Estar presente não é sinónimo de ter conteúdos perfeitos todos os dias, mas sim, estar na memória dos seus potenciais clientes. Ao produzir para as diferentes plataformas, tenha em consideração o perfil de cada rede. E nunca se esqueça: como é que os meus clientes vão interpretar isto?

  • Empresa aberta, a operar dentro do normal

    Se a sua empresa está a funcionar dentro do normal, continue a gerar conteúdos relevantes para as suas audiências. Mas agora também pode ser uma boa altura para investir em novas redes sociais e apostar em campanhas de Marketing Digital.

  • Empresa aberta, a funcionar apenas online

    Se este é o caso da sua empresa, invista na produção de conteúdos para plataformas globalmente utilizadas, como o Instagram e o Facebook. Deixamos-lhe algumas dicas daquilo que pode postar nas redes sociais da sua empresa:
    1. Relembre os serviços/produtos disponíveis. Se tem, por exemplo, um restaurante e está a utilizar serviços de entrega ao domicílio lembre os seus seguidores daquilo que podem ter na sua casa.
    2. Continue a tentar vender – mas lembre-se do ponto anterior, com empatia. Se possível, faça entregas gratuitas ou aposte em descontos que não sejam prejudiciais para a empresa, mas que possam gerar mais compras.
    3. Incentive a partilha dos produtos que os seus clientes adquiriram, ou seja, assim terá conteúdos gerados pelos utilizadores, o que poderá ser uma grande ajuda em vendas futuras, pois isso credibiliza a sua marca.
    4. Uma palavra: vídeo. Se tiver a possibilidade de produzir vídeo, não pense duas vezes. É uma forma fácil e eficaz de passar mensagens e a que gera mais interação.

  • Empresa fechada

    Se não consegue manter o funcionamento da sua empresa, aproveite para compartilhar conteúdos que possam ir de encontro aos valores da sua marca. Mesmo que não esteja a operar de momento, o público irá lembrar-se da sua marca porque teve uma presença ativa durante esta época. Num futuro próximo, isto poderá trazer frutos.
    1. Partilhe conteúdos relacionados com a sua área de atuação. Por exemplo, muitos ginásios disponibilizam vídeos de exercício físico nas suas plataformas. As pessoas não podem ir ao ginásio, mas continuam a ter a possibilidade de fazer em casa a aula que faziam semanalmente no estabelecimento.
    2. O Pinterest pode trazer notoriedade à sua marca. Se não sabia, esta plataforma não é bem uma rede social, mas uma espécie de ferramenta de pesquisa – o que significa que pode ter um elevado número de pessoas a encontrar o seu site através desta plataforma.
    3. Já ouviu falar no TikTok? Parecendo que não, pode trazer milhões de visualizações e, assim, apresentar a sua marca a potenciais clientes.

A positividade é a chave

Ao pensar na criação de conteúdos para a sua empresa, tenha em mente a positividade. As redes sociais são, para a maioria das pessoas, uma válvula de escape, um refúgio das notícias mais sérias que falam apenas sobre a pandemia. Procure que as suas publicações sejam uma fonte de distração e inspiração para os seus seguidores e que, ao mesmo tempo, possam gerar sentimentos positivos nos seus clientes. Aposte na diferença e em fortalecer uma conexão positiva marca-cliente.

Se tiver dificuldades, procure ajuda

Se está a ter dificuldades em gerar conteúdos para publicar durante esta época, procure ajuda. É uma altura sensível, uma guerra que está a ser vivida pela primeira vez. A humanidade está a aprender a adaptar-se a esta nova realidade, pelo que, procurar apoio nos profissionais da Marketing Digital pode ser uma mais-valia para garantir que no futuro, o seu negócio se mantenha saudável.

Se precisa de ajuda para se adaptar a esta nova realidade e perceber quais os conteúdos que deve publicar nas suas redes (e a produzi-los), a Sanzza pode ser o parceiro ideal para essa missão. Estamos prontos para o ajudar a manter o seu negócio com ar durante esta pandemia. Contacte-nos e vamos conversar sobre como o podemos ajudar!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!