A sua loja online é atrativa? Boa! E tem muitas visitas? Não? Pois é, não basta marcar presença online, é preciso solidificar essa presença para gerar tráfego e ganhar mais visitantes que possam resultar em conversões. Então, o que fazer? Seguir as dicas de SEO para lojas online para maximizar o alcance dos seus produtos ou serviços!
O que se entende por SEO para lojas online?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usadas para dar mais visibilidade a sites ou lojas online nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de busca (SERP). Essas técnicas incluem a otimização de URLs, títulos das páginas, descrições de produtos, estrutura de links internos e externos, entre outros fatores que façam com que cada produto que esta à venda, tenha uma palavra-chave específica e uma página exclusiva, desenvolvida para atrair visitantes que pesquisam nos motores de busca, como o Google. É claro que pode acelerar o processo de atração de leads, usando a publicidade paga, através do Google Ads, por exemplo, mas com técnicas de otimização SEO também atinge esse objetivo… e com uma despesa bem inferior!
8 dicas de SEO para lojas online
Agora que percebeu que as técnicas SEO são uma das melhores ferramentas de Marketing Digital, comece já a otimizar as suas páginas para ranquear melhor nos motores de busca e maximizar o alcance dos seus produtos, seguindo estas dicas de SEO para lojas online!
Pesquisar as palavras-chave mais adequadas
Como divulgar os produtos ou serviços da sua loja online? Através das palavras-chave mais adequadas! Para isso, tem de conhecer bem o seu público-alvo para perceber que expressões usa nas suas pesquisas, e tem também de ficar atento ao volume de pesquisas, relevância das expressões escolhidas e dificuldade de ranqueamento.
Depois de descobrir quais são as palavras-chave mais ajustadas ao seu negócio e perfil de cliente, insira-as no seu conteúdo, com um certo grau de densidade: mencionando a palavra-chave principal na URL da página, no título, na meta descrição, nos atributos da imagem e nos subtítulos do produto, por exemplo.
Negligenciar este posicionamento estratégico que se obtém através de estratégias SEO para lojas online, é comprometer o ranqueamento do seu negócio e, em consequência, é deixar de aparecer a muitos utilizadores com potencial para se interessarem pelo seu produto ou serviço.
Otimizar as páginas dos produtos
Grande parte dos seus esforços em SEO devem-se concentrar na otimização das páginas de produtos ou serviços e por isso uma linha de descrição não é suficiente! Os visitantes precisam de mais informação e os motores de busca também precisam de mais dados para localizar essas páginas e apresentá-las aos utilizadores. Por isso, tenha em atenção estas dicas de SEO para lojas online nas suas páginas de produto:
- Os nomes dos produtos devem ser usados na URL e no título de cada uma das páginas;
- As imagens dos produtos devem ter qualidade e devem complementar o texto, apresentando cada produto de todos os ângulos possíveis. Além disso, os atributos ou alt text das imagens devem ter nomes relacionados com a palavra-chave principal da página, para maximizar a otimização SEO e as suas fotos aparecerem também nos resultados de imagens do Google;
- Os vídeos — um dos formatos preferidos dos utilizadores — servem para passar mais informações sobre os produtos e até instruções de montagem ou utilização e depoimentos de clientes satisfeitos;
- As avaliações de clientes podem aumentar a confiança dos consumidores e maximizar os resultados de ranqueamento.
Evitar ranquear as mesmas palavras
Uma das mais importante dicas de otimização SEO para lojas online é evitar ranquear as mesmas palavras-chave para várias páginas do site ou loja virtual. E não é difícil já que, à partida, a sua loja tem um bom catálogo de produtos que se presta à criação de URLs diferentes de modo a que as palavras não se prejudiquem entre si. Sentindo dificuldades, comece por listar todas as páginas do site e palavras-chave utilizadas em cada uma delas, para evitar repetições.
Pesquisar a concorrência
Não o vamos aconselhar a pesquisar a concorrência na Internet para verificar os seus esforços a nível de otimização SEO, porque a ideia não é imitar, mas tornar a sua loja online melhor do que a da concorrência, sim?
Colocar links internos
Da homepage para uma página de produto, da página de produto para um artigo de blog, do artigo de blog para um formulário de contacto… Manter os seus visitantes dentro do site, entre uma página e outra, é sempre uma excelente estratégia de otimização SEO para alavancar o negócio. Mas, para isso, precisa de usar links internos, que de resto também vão ajudar o algoritmo do Google a entender como funciona a hierarquia do seu site, a perceber como as páginas estão relacionadas entre si e a valorizar as palavras-chave mais importantes.
Usar Link Building
Também será interessante apostar numa estratégia de Link Building para mostrar aos motores de busca, como o Google, que o conteúdo da sua loja online é relevante, já que se relaciona com outros sites de renome ou pelo menos com informação fidedigna.
Simplificar a arquitetura
A arquitetura da sua loja online é extremamente importante para proporcionar uma boa experiência de utilização e também para um melhor ranqueamento por parte dos motores de busca. Por isso, convém verificar se o site está organizado e tem uma estrutura clara de navegação, da homepage aos menus e submenus com produtos e subcategorias de produtos. Neste campo existe uma regra essencial, que deve reter desde já: o visitante da sua loja virtual deve chegar ao produto que pretende a partir da homepage em três cliques ou menos!
Estar atento às mudanças do algoritmo
O algoritmo do Google está sempre a mudar e a dar maior ou menor relevância a determinados fatores que influenciam o posicionamento das páginas web. Logo, precisa de estar atento às alterações para não perder posições nos resultados de pesquisa e poder ajustar os seus conteúdos rapidamente, de modo a manter a qualidade do tráfego orgânico para a sua loja online.
É verdade! A otimização SEO para lojas online é um processo moroso e contínuo que pode exigir a contratação de uma agência de Marketing Digital, como a Sanzza, para garantir uma boa experiência de navegação aos utilizadores e uma boa hipótese de ranqueamento aos motores de busca. Peça-nos um orçamento sem compromisso!