Vantagens de um blog: ofereça conteúdos relevantes em troca de clientes

 

Além de um site na Internet, grande parte das empresas portuguesas já confirmou as vantagens de um blog institucional onde publicar diversos conteúdos direta ou indiretamente relacionados com os seus produtos/serviços e área de atuação. E a sua será a próxima a considerar os benefícios do Content Marketing… se tiver a amabilidade de ler este artigo e, claro, quiser conquistar mais clientes e aumentar as vendas!

 

Conhecer as vantagens de um blog para empresas é conhecer novos caminhos para explorar as potencialidades da Internet e conquistar mais clientes. Entregar conteúdo de qualidade aos seus leitores é uma das melhores formas de atrair utilizadores e revelar o seu know-how. E nada melhor do que um blog – associado ou não ao seu site corporativo – para conseguir alcançar os seus objetivos de marketing digital! .

Se tem dúvidas sobre a real importância de um blog para um negócio… repare só como a Sanzza está a aproveitar o seu para lhe disponibilizar informação relevante sobre os benefícios de um blog e, por acréscimo, oferecer também os seus serviços de copywriting para que possa criar um blog para empresas com conteúdos de qualidade e ajustados às necessidades do seu público-alvo!

Principais vantagens de um blog empresarial

 

Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google

O número de consumidores que pesquisa primeiro na Internet antes de comprar um produto ou aderir a um serviço, tem subido consideravelmente. Na verdade, segundo estudos recentes, mais de metade dos portugueses pesquisam na web por preços, opiniões e informações relevantes que os ajudem a resolver os seus problemas. E é aqui que entra a primeira das grandes vantagens de um blog empresarial: como os conteúdos do blog são ou devem ser otimizados com SEO (Search Engine Optimization), podem alcançar os primeiros lugares dos resultados de pesquisa apresentados pelo Google quando o utilizador digita e procura por expressões que estejam referenciadas como keywords ou palavras-chave nos seus artigos. Além disso, sempre que publica um novo conteúdo no blog, acrescenta mais uma página ao site da sua empresa. Mais uma página que o Google vai indexar! Logo, quanto mais conteúdo publicar, mais páginas o Google indexa sobre a sua empresa.

Precisa de ajuda para criar um blog para empresas? Contacte a Sanzza! Produzimos conteúdos temáticos para artigos de blogs capazes de envolver os seus leitores!

Aumentar o número de visitantes do site

Como já percebeu, se criar um blog para empresas, otimizar conteúdos com SEO e publicar artigos regularmente, tem mais páginas no Google sobre a sua empresa. Ora, isso vai fazer com que apareça nos primeiros resultados de pesquisa sem pagar um cêntimo de publicidade e, por consequência, direcionar mais tráfego para o site. Por outras palavras, um blog é um chamariz para o seu site porque os seus conteúdos visíveis nas listagens de resultados do Google, conseguem encaminhar utilizadores da Internet para o seu blog/site da empresa e até gerar tráfego para redes sociais.

Atrair potenciais clientes

E agora repare que se o tráfego ou número de visitantes aumenta, só pode aumentar também o número de potenciais clientes! Claro que os seus conteúdos vão atingir pessoas que não estão diretamente interessadas no seu produto ou serviço, mas se os artigos estiverem de acordo com as necessidades e desejos do seu público-alvo, também vão atingir consumidores que do conteúdo no blog passam para outras páginas do seu site e que a seu tempo se podem tornar clientes. E esta é outras das grandes vantagens de ter um blog empresarial!

Despertar o desejo de compra

Se um blog tem a capacidade de atrair potenciais clientes, deve aproveitá-la para despertar o desejo de compra do seu produto/serviço no consumidor. Como? Com artigos que consigam esclarecer alguma dúvida, resolver um problema, dar resposta a uma necessidade. Uma necessidade que o utilizador pode não ter ou reconhecer na hora em que lê o artigo no seu blog, mas que depois, quando precisar de comprar, lhe venha à memória o seu site e recorra à sua empresa. Daí que seja importante publicar artigos diferentes, ajustados às necessidades do seu público-alvo nas diferentes fases do processo de compra e aproveitando também para usufruir de outra das vantagens de ter um blog para empresas: usar os conteúdos para fazer cross-selling e up-selling através da abordagem do seu leque de produtos/serviços de um modo educativo!

Colocar a empresa como referência no mercado em que atua

Nesta fase do campeonato, sabe melhor que ninguém que a reputação é uma excelente forma de melhorar os resultados da sua empresa. O que talvez possa ignorar é que um blog lhe permite alcançar reconhecimento de forma rápida e eficaz porque ao redigir artigos com frequência, textos relevantes, capazes de responder às necessidades dos consumidores, acaba por se tornar numa referência a nível de conteúdo na sua área de atuação. E isso aumenta as vendas simplesmente porque a dada altura, quando surge a necessidade de adquirir um produto ou um serviço que a sua empresa comercializa, os leitores dos seus conteúdos lembram-se da sua marca, e melhor que isso: sabem que podem contar com a sua empresa!

Aumentar a credibilidade da marca

Agora repare que se aproveitar o blog para mostrar aos leitores o seu expertise no mercado em que atua, aumenta consideravelmente a sua credibilidade. Como o pode mostrar? Produzindo conteúdo que revele o seu know-how, as vantagens e benefícios dos seus produtos/serviços e diferencial perante a concorrência, entre outros assuntos que levem os leitores ou potenciais clientes a reconhecerem qualidade no conteúdo produzido e, por consequência, a reconhecerem credibilidade e autoridade à sua empresa. E isso é meio caminho andado para confiarem no seu negócio.

Promover o negócio

Apesar de um blog não ser um veículo de publicidade, é uma forma eficaz para promover os seus produtos ou serviços. Porquê? Porque dá visibilidade à sua empresa: se tiver um blog atualizado, aumenta o reconhecimento da sua marca, pois permite que os consumidores interessados nos seus conteúdos cheguem mais fácil e rapidamente ao seu site. Não se esqueça que ao redigir textos relevantes e otimizar conteúdos com SEO impulsiona a visibilidade do seu site e coloca-o nos primeiros lugares dos motores de pesquisa, como o Google. E se esses conteúdos fornecerem informações úteis sobre os seus produtos/serviços, sem usarem de publicidade e propaganda, consegue sensibilizar os consumidores de forma muito mais efetiva e eles sentir-se-ão seguros para efetuar uma compra. E esta é uma das grandes vantagens de um blog empresarial até porque também ajuda a aumentar a faturação.

Como viu, o Content Marketing é uma das estratégias mais valiosas de marketing digital. A Sanzza pode ajudá-lo a aproveitar as vantagens de um blog para empresas para veicular o seu marketing de conteúdo, promover tráfego para o seu site, atrair clientes, dar credibilidade e autoridade à sua empresa e, claro, aumentar a faturação!