5 vantagens da integração da loja física com a loja virtual para o seu negócio

Gostava de ampliar as vendas da sua loja física? Aumentar o leque de oferta de produtos ou serviços não é solução? Criar mais pontos de venda noutras regiões está fora de questão? Franchising nem pensar?! E que tal a integração de loja física com loja virtual? Esta sim, é uma excelente ideia para conseguir aumentar o número de clientes e consequentemente, a faturação da sua empresa.

Muitos empresários ainda estão a negligenciar as vantagens da integração de loja física com loja virtual porque entendem que não precisam dos dois modelos de venda. Mas, a verdade é que a integração – nos tempos que correm – é quase que obrigatória! E você percebeu isso durante a pandemia e o isolamento social quando viu a concorrência a continuar a vender através de e-commerce. Portanto, as suas dúvidas sobre a importância de criar uma loja online ficaram esclarecidas com a COVID-19 e com o real impacto do e-commerce nas estratégias de negócio. Efetivamente, o comércio online veio para ficar, está a crescer a olhos vistos e a integrar as ações comerciais das empresas, pelo que, agora, para avançar um passo na integração da sua loja física com a sua loja virtual, resta-lhe ler este artigo para conhecer as vantagens que daí pode retirar para o seu negócio.

Por que é que deve fazer a integração de loja física com loja virtual?

Um cliente a comprar um produto na sua loja física e a pagar através do smartphone? Um cliente a comprar na sua loja virtual, a pagar através da Internet e a levantar o produto na loja física? Sim, é possível. É viável. E é fundamental para qualquer empresa que deseje corresponder às expectativas dos clientes. É que os consumidores dos nossos tempos são clientes multicanal que preferem experiências de compra integradas, com as possibilidades de compra offline a misturarem-se com as possibilidades de compra online de um mesmo produto ou serviço, seja através de um e-commerce, de uma rede social ou de qualquer outro canal físico ou virtual!
Portanto, aqui a dúvida não é se deve integrar, mas quando deve integrar a sua loja física com loja virtual. E a resposta é: o mais breve possível! Sabe porquê? Porque empresas com lojas físicas, apenas, têm de se adaptar rapidamente ao novo perfil de cliente, que prefere marcas que oferecem processos de compra práticos e ajustados aos seus desejos e necessidades.

Quais as principais vantagens da integração de uma loja física com uma loja virtual?

Se não existissem muitas vantagens da integração de loja física com loja virtual, não estaríamos aqui a despertar-lhe o gosto por este tipo de investimento. Efetivamente, não deve adiar a integração entre lojas física e online, para não continuar a perder uma parcela de potenciais clientes. Mas vamos às principais vantagens da integração de loja física com loja online:

Responder à procura

Em primeiro lugar, com a maioria dos consumidores a pesquisar online antes de efetuar uma compra, é necessário pensar em abrir uma loja online para dar resposta à procura e permitir, ao potencial cliente, ver o aspeto do produto que precisa, saber qual o seu preço, peso, tamanho, conhecer a opinião de outros clientes, etc.

Promover um relacionamento multicanal

Assim como faz pesquisas online antes de comprar um produto, o consumidor moderno também gosta de conhecer e ter acesso aos diferentes canais de uma empresa durante o processo de decisão de compra: site, loja online, blog, redes sociais, rede de parceiros e loja ou lojas físicas, entre outros. 
É esta estratégia multicanal ou multichannel que permite que o seu cliente faça a compra como deseja, por exemplo, escolhendo e comprando um produto na sua loja virtual, mas depois levantando-o na loja física, e economizando nos portes de envio! Ou ao contrário, escolhendo o produto na loja física e depois adquirindo-o online e recebendo-o em sua casa.

Aumentar o alcance do negócio

Com esta estratégia multicanal a sua empresa chega também a mais consumidores, pessoas que não estão fisicamente perto da sua loja física, mas que podem ter interesse no seu produto ou serviço. De facto, um e-commerce tem um alcance bastante superior ao de uma loja física e isso vai permitir-lhe conquistar novos clientes e aumentar as receitas da empresa.

Reduzir custos operacionais

Outra das vantagens da integração de uma loja física com uma loja virtual é a redução de custos operacionais. Repare que, por exemplo, ao usar apenas um software de gestão para ambas as lojas, consegue economizar e ainda melhorar o desempenho do seu negócio, controlando com eficiência os processos e reduzindo perdas e trabalho redobrado.

Aumentar a notoriedade e credibilidade da empresa

É verdade que os portugueses estão a comprar cada vez mais em lojas online, mas ainda existem alguns consumidores, mais cautelosos, que têm receio de fazer compras pela Internet. No entanto, se souberem que uma loja online também possui uma ou mais lojas físicas, sentem mais confiança e segurança em efetuar a compra, nomeadamente, se se tratar de um produto ou serviço com um custo elevado.

Como fazer a integração de uma loja física com uma loja virtual?

Basicamente, para fazer a integração de uma loja física com uma loja virtual precisa de encontrar uma boa plataforma de e-commerce e uma empresa de Marketing Digital especializada na Criação de Lojas Online! Só assim poderá desenvolver uma estratégia multicanal eficiente e capaz de simplificar o controlo das operações logísticas e comerciais da sua empresa. Dê aos seus clientes uma experiência de compra mais prática, acessível e personalizada e, claro, leve o seu negócio a expandir-se online e offline!

Acompanhe as tendências do mercado, aproveite os avanços das novas tecnologias e faça a integração da sua loja física com loja virtual para melhorar a experiência de compra dos seus clientes e aumentar as receitas da sua empresa. 
Peça-nos hoje mesmo, um orçamento sem compromisso.

 

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!