As melhores dicas para vender pelo WhatsApp e fazer o seu negócio crescer

Muitas empresas já estão a usar o aplicativo de mensagens mais famoso do mundo para difundir produtos e serviços. E a sua? Ainda tem receio de entrar por canais comerciais menos convencionais… ou está interessado em ler este artigo para começar a vender pelo WhatsApp?

Seguramente que a sua empresa está interessada em vender pelo WhatsApp, numa época em que os consumidores passam o dia de telefone na mão, usando todos os meios ao seu alcance para comunicarem, procurarem por informações sobre produtos e serviços e comprarem online, de forma mais cómoda e segura. Portanto, não há motivo para continuar a desprezar o WhatsApp na sua estratégia de Marketing Digital. No entanto, não saia já a correr porque para as suas ações terem sucesso neste aplicativo – e traduzirem-se num aumento da faturação da sua empresa – deve atender a algumas dicas para vender pelo WhatsApp. 

Dicas para vender pelo WhatsApp

Sim, é verdade que o aplicativo WhatsApp tem por foco a comunicação e diversão, mas também é verdade que serve os propósitos de muitas empresas, já que permite realizar negócios. Nesse sentido, convidamo-lo a conhecer as melhores dicas para atrair consumidores, interagir com o seu público-alvo e vender através do WhatsApp, aproveitando em prol da sua marca, uma rede social que reúne tantos, mas tantos utilizadores!

  • Use a versão WhatsApp Business

Quer começar a sua estratégia para vender pelo WhatsApp? Opte pela versão WhatsApp Business que está focada nos negócios, mostrando aos utilizadores que estão a comunicar com uma empresa, e que disponibiliza diversas funcionalidades para alavancar as vendas. Como começar? Associe a sua conta a um número de telefone comercial (de preferência) e depois preencha o perfil da sua empresa, tal como já fez noutras redes sociais: nome, foto, descrição e contatos.

  • Crie um catálogo

Depois de preencher o perfil da sua empresa, crie o seu catálogo para promover a sua oferta e aumentar as vendas no WhatsApp, já que este catálogo permite-lhe mostrar aos utilizadores os seus produtos ou serviços, preços e outras características, facilitando o processo de compra.

  • Organize os seus contactos

Não deve usar a sua lista de contactos de forma indiscriminada para vender pelo WhatsApp, o ideal é organizar os contactos dos seus clientes e potenciais clientes de acordo com a fase em que se encontram dentro do funil de vendas.

  • Prefira listas de transmissão

Apesar de estar habituado a usar grupos, lembre-se que para vender pelo WhatsApp Business é mais conveniente usar listas de transmissão, ou seja, listas que permitem enviar uma mesma mensagem a mais de 250 contactos em simultâneo, mas no caso dos seus contactos responderem, essa resposta (ao contrário dos grupos) só é visível para a sua empresa.

  • Peça autorização aos seus clientes

Não envie mensagens não autorizadas pelo WhatsApp! Assegure-se de que todos os seus contactos estão na disposição de receber comunicações da sua empresa.

  • Faça um cronograma de mensagens

Se faz um plano de comunicação para Facebook ou Instagram, também deve fazer um cronograma de mensagens para vender pelo WhatsApp Business, com objetivos de Marketing Digital e tipo de mensagem versus tipo de fase dentro do funil de vendas em que o contacto se encontra. Isso porque a comunicação tem de ser diferente para pessoas que acabaram de conhecer o seu negócio e para pessoas que já conhecem, e estão a ponderar uma compra, certo? E depois, não se afaste do caminho traçado para convidar cada um dos seus contactos a dar um passo em frente e… conseguir vender através do WhatsApp!

  • Aposte em conteúdo de qualidade

Vender no WhatsApp não significa necessariamente fazer propaganda aos seus produtos ou serviços, deve, ao invés, apostar em Marketing de Conteúdo. Como? Através de conteúdos relevantes para o seu público-alvo com informações sobre o diferencial da sua empresa e dicas sobre os benefícios das suas ofertas, e incluindo diferentes formatos, do texto ao vídeo, para aumentar as hipóteses de interação com os seus contactos. Com esta estratégia de Marketing Digital aliada ao Marketing de Conteúdo, consegue atrair mais consumidores, gerar confiança no seu negócio, aumentar a reputação da sua empresa, gerar mais leads e, como é óbvio, aumentar as vendas.

  • Tire partido do status do WhatsApp 

Tal como outras redes sociais, o WhatsApp também tem um status. Uma secção para publicações instantâneas com duração limitada que deve ser aproveitada pela sua empresa para publicar mensagens dentro da app e promover os seus produtos/serviços. No status, não tem de se preocupar com o facto de poder ser intrusivo e pode captar utilizadores que, durante essas 24 horas, se mostrem interessados em encetar um relacionamento com a sua empresa.

  • Aproveite o WhatsApp Web

Se é possível usar o WhatsApp no computador, não tem de limitar o seu Marketing de Conteúdo a smartphones, onde é mais difícil de digitar, visualizar e consequentemente de gerir as suas listas de contactos e publicações, não é verdade? 

  • Treine a sua equipe para vender pelo WhatsApp

Não poupe esforços no treino da sua equipa de vendas! Se for necessário, invista em formação ao nível do Marketing Digital para garantir as vendas pelo WhatsApp. E verifique se todos estão atentos às métricas! As análises que o WhatsApp Business fornece (números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas) são fundamentais para definir estratégias futuras (ainda) mais acertadas.

Aplicativos de mensagens como o WhatsApp também são importantes para alavancar vendas e complementar outras estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo que já tenha implementado na sua empresa. Ainda assim, estas ações, para gerarem os melhores resultados, devem ficar afetas a quem realmente percebe do assunto. Considere uma parceria com uma agência de Marketing Digital especialista em Gestão de Redes Sociais, como a Sanzza, capaz de definir e implementar as melhores práticas para o seu negócio.

 

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!