Sanzza – Creative Agency

Mostre o seu produto em ação, venda mais com vídeo marketing!

video-marketing

Conhece alguém que não goste de ver vídeos? Nós também não! E é precisamente por isso que o convidamos a conhecer melhor a importância do vídeo marketing no aumento de conversões, na captação de leads e na fidelização de clientes. Take 1! Ação!

Movimento, dinamismo, inovação e interação. Eis algumas das qualidades do vídeo marketing, uma estratégia vencedora no digital que deve aproveitar para aumentar as vendas na sua empresa. Pois, se bem-feito, um vídeo consegue captar a atenção das pessoas em poucos segundos, mantendo-as presas aos ecrãs até à imagem final. Uma tática certeira, para qualquer tipo de negócio, feita através de material didático, mas interessante, e se possível, de uma forma criativa e divertida, quer em sites, como em blogs e redes sociais, entre outras plataformas visitadas por consumidores com potencial interesse no seu produto/serviço.

O que é vídeo marketing?

Vídeo marketing é, como o nome indica, uma Estratégia de Marketing assente na produção de vídeos eficazes para atrair, comunicar, interagir e converter utilizadores e também para fidelizar clientes. Nesta estratégia entram os tradicionais vídeos institucionais (para fortalecer uma marca), os vídeos publicitários (para divulgar produtos/serviços) e, também, os vídeos educacionais (para fazer marketing de conteúdo), entre outros tipos de vídeos que podem ser publicados em várias formas e em diversos canais – principalmente canais online – para promover e aumentar as vendas de um negócio.

Qual a importância do vídeo marketing nas estratégias de Marketing Digital?

Antes de falarmos da importância do vídeo marketing nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa em 2020, gostávamos que refletisse nestes números…

  • 78% dos consumidores vê vídeos online todas as semanas e 55%, todos os dias. Mais! Cerca de 72% dos clientes prefere aprender algo sobre um produto/serviço através de um vídeo! E, é por isso, que 81% das empresas já usa o vídeo marketing nas suas estratégias de Marketing Digital (HubSpot).
  • 6 em cada 10 pessoas preferem ver vídeos online em vez de vídeos na televisão (Google).
  • O consumo de vídeos em dispositivos móveis tem aumentado 100% a cada ano que passa e os utilizadores admitem que retêm 95% da mensagem de um vídeo, em comparação com apenas 10% de uma mensagem em texto (Insivia).
  • Estima-se que até 2022, os vídeos online representem mais de 82% de todo o tráfego da Internet (Cisco).

São números avassaladores, não é verdade? Números que revelam como o vídeo marketing é e será cada vez mais fundamental para promover a sua empresa. Portanto, agora já sabe que o público está recetivo a conteúdos visuais, mas os números por si só não lhe dão uma indicação sobre os motivos pelos quais esse mesmo público aprecia vídeos. Esses… vamos dar já de seguida!

Vídeos aumentam os níveis de confiança

Os seus conteúdos, além de alinhados com o seu tipo de público-alvo, devem ser publicados nas redes sociais onde os seus potenciais clientes costumam estar mais ativos, pois cada plataforma tem as suas especificidades: enquanto o Instagram abarca um público mais jovem e aposta essencialmente em fotografias, o Facebook tem um público mais velho, mas está a mostrar cada vez mais vídeos, por exemplo, aumentando o alcance com este tipo de formato atraente e curto que costuma trazer bons resultados. Portanto, como cada rede social tem o seu tipo de público, é preciso criar conteúdos únicos e exclusivos para cada uma delas e levar em linha de conta que não é necessário abrir um perfil em todas, apenas nas redes sociais mais usadas pelos seus potenciais clientes e potenciais seguidores.

Vídeos dão informação

Os vídeos ajudam a reter mais informação do que textos e fotos porque são uma forma mais ligeira e fácil de consumir. E é por isso que os clientes preferem assistir a um vídeo sobre um produto ou serviço do que ler um texto extenso.

Vídeos despertam a curiosidade

Uma estratégia de vídeo marketing, se bem planeada, consegue suscitar a curiosidade das pessoas e motivá-las a aguardar com expetativa por novos conteúdos. É o caso da divisão de conteúdos em séries de pequenos vídeos de 3 a 5 minutos, que atraem os consumidores e dão excelentes resultados ao nível das conversões.

Vídeos são fonte de entretenimento

Além de informativos, não há como negar que os vídeos são materiais divertidos e que podem funcionar como entretenimento de qualidade mesmo tratando-se de vídeos de uma empresa. É só puxar pela criatividade e pelo sentido de humor da equipa de produção de conteúdos para conquistar mais fãs!

Vídeos ajudam a tomar uma decisão de compra

Por serem informativos, criativos e demonstrativos, os vídeos podem ajudar os consumidores a tomarem uma decisão de compra. Para mais, o vídeo marketing é uma estratégia fundamental para atingir também quem não toma a decisão de compra de imediato porque os vídeos tendem a ficar na memória dos consumidores até que o momento em que efetivamente se resolvem pela compra se aproxima. E nesse momento, os vídeos também servem para aniquilar aquele sentimento de desconfiança quando se compra algo online, pois apesar de os consumidores não poderem tocar no produto, conseguem vê-lo em ação, tal e qual como numa loja física!

Vídeos aumentam a interação

Também está provado que, mais do que um texto, um vídeo consegue aumentar a interação de uma empresa com o seu público-alvo, não só por ser um conteúdo mais interessante e de fácil visualização, mas também por ser uma forma mais rápida e simples de suscitar comentários, trocas de informações e até partilhas na Internet.

Vídeos melhoram o SEO

E se pensa que só consegue otimizar conteúdos escritos e imagens com estratégias SEO (Search Engine Optimization), saiba que está enganado. Páginas com vídeos também podem ser otimizadas para chegarem aos primeiros lugares dos resultados dos motores de busca!

Principais tipos de vídeo marketing

E agora que conhece alguns dos motivos pelos quais deve vender mais com vídeo marketing, é hora de identificar os tipos de conteúdos visuais que pode usar para impulsionar o negócio, aumentar as conversões e gerar mais leads. 

Vídeos tutoriais

De dicas de maquilhagem à receita de bolo de chocolate, passando pela limpeza de vidros, arranjo de smartphones ou até pelo passo a passo para pedir um crédito à habitação, há vários tipos de vídeos tutoriais disponíveis na Internet que têm como objetivo ajudar os utilizadores nas várias etapas para fazer algo. Além de conquistar clientes, com vídeos tutoriais consegue aumentar a reputação da sua empresa e posicionar-se à frente da concorrência.

Vídeos explicativos

Os vídeos explicativos são fundamentais para mostrar pormenores do seu produto/serviço e são particularmente aconselhados aquando do lançamento de novidades, de modo a explicar aos utilizadores as vantagens e os detalhes dos novos produtos ou serviços.

Vídeos demonstrativos 

Como o nome indica, os vídeos demonstrativos mostram as funcionalidades de um produto ou serviço, focando-se nos benefícios dos mesmos de modo a aumentar a confiança das pessoas na sua marca.

Vídeos de casos de sucesso

Um vídeo com um cliente a dar um depoimento positivo sobre a sua empresa, explicando como o seu produto ou serviço mudou a sua vida, só pode ter excelentes resultados! Por isso, inclua na sua estratégia de vídeo marketing, vídeos de casos de sucesso (que mostrem como resolver um problema) para conquistar mais clientes e projetar a sua marca.

Vídeos de análise

Os vídeos de análise ou vídeos reviews são importantes para chegar a consumidores que procuram por especificações técnicas sobre um produto e/, ou pela opinião de outros clientes. Se oferecer este tipo de conteúdo, ganha a confiança dos utilizadores e muito possivelmente a sua decisão de compra.

Vídeos unboxing

Os vídeos unboxing – basicamente, de pessoas a desembrulhar alguma coisa – são um dos formatos de maior sucesso na Internet. A moda começou, como se deve recordar, nas redes sociais, através de influenciadores digitais ao serviço de uma marca, mas cedo passou para outras plataformas onde também a sua empresa pode mostrar a reação de uma pessoa ao receber um produto ou desfrutar de um serviço.

Vídeos comerciais

E no final desta lista com os principais tipos de vídeo marketing, um clássico: os vídeos comerciais, aqueles vídeos publicitários que têm como objetivo vender um produto ou serviço. Mas para aumentar a faturação da sua empresa, deve apostar em vídeos comerciais criativos com potencial para serem partilhados de modo a aumentar a sua taxa de conversão.

Se está convencido, tal como nós, de que deve investir numa estratégia de vídeo marketing, mas precisa de uma ajuda para criar os seus diferentes conteúdos visuais… contacte-nos! Não queremos que desperdice esta oportunidade única para aumentar as vendas!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!