Assinatura de email profissional: mais uma oportunidade para fazer Marketing Digital!

A assinatura de email profissional nada mais é do que a versão digital do saudoso cartão de visita. Mas tem um conjunto de informações sobre o remetente que ultrapassa os contactos, número de telefone e endereço eletrónico. E isso para que uma empresa possa atingir objetivos de Marketing Digital e conquistar mais potenciais clientes através de links que encaminhem o leitor para sites e redes sociais. E o seu negócio? Está a aproveitar este recurso? 


Na sua empresa as pessoas usam uma assinatura de email profissional? Ótimo! Mas será que usam uma assinatura personalizada e preparada para atingir os vossos objetivos de Marketing Digital? Esclarecer prospects, conquistar leads, aumentar a interação com o público, fomentar as ventas e encontrar mais parceiros de negócio? Hum, se calhar está a oferecer ao leitor dos seus emails a possibilidade de entrar em contacto, de responder à mensagem, mas não está a aproveitar esta oportunidade para marcar a diferença e melhorar a presença online da sua marca… ou não estava, porque após a leitura deste artigo, as assinaturas de email na sua empresa vão ficar ainda mais profissionais e personalizadas! E criativas, apelativas, completas, emotivas, efetivas…

O que é uma assinatura de email profissional?

Assinatura de email profissional é a área no final da mensagem eletrónica em que o remetente se identifica através do nome, função e contactos, entre outras informações relacionadas com a empresa, nomeadamente logotipo e links para o site e redes sociais. 

Desta forma, parece que a assinatura de email profissional é bem simples, mas nem sempre é fácil personalizá-la de modo a que atraia e agrade os recetores, ao mesmo tempo que lhes consegue passar todas as informações necessárias para retornarem o contacto. Nalguns casos, o nome e o email são quanto basta, mas noutras é importante inserir também elementos visuais e links (em jeito de call-to-actions ou chamadas de ação) para conduzir leads ou potenciais clientes a outras informações relevantes. Felizmente, não são apenas as grandes empresas a beneficiar de uma assinatura de email profissional com tudo a que tem direito. Startups, pequenas e médias empresas e até freelancers, podem implementar uma assinatura de email personalizada capaz de conquistar mais clientes. Sim, porque uma boa assinatura de email profissional além de servir para entregar informação relevante para o recetor entrar em contacto quando e como desejar, também é fundamental para transmitir profissionalismo, competência e para reforçar a identidade visual de uma empresa, e divulgar sites, blogs, perfis em redes sociais e outras tais.

Por falar em redes sociais… aproveitamos para lhe propor a leitura do nosso artigo “Como fazer a gestão de redes sociais na sua empresa”.

Como criar uma boa assinatura de email profissional?

Para criar uma boa assinatura de email profissional, deve basear-se na especificidade do seu negócio e nos objetivos das suas estratégias de Marketing para decidir que tipo de assinatura pretende colocar nas suas comunicações eletrónicas: uma assinatura mais simples com os elementos “obrigatórios” (nome, cargo, telefone e email) ou uma assinatura mais completa, com mais elementos, nomeadamente links para redes sociais? Depois, deve analisar, selecionar e implementar todos os elementos e regras gráficas que vamos apontar de seguida para mostrar aos leitores dos seus emails que podem confiar numa empresa competente, como a sua!

Nome

Uma assinatura de email profissional (ou pessoal) deve ter sempre o nome do remetente para que o recetor saiba quem o está a contactar e a quem responder.

Função

A seguir ao nome, convém colocar a função para que o recetor perceba qual o cargo do remetente dentro da empresa e consequentemente perceba em que situações o poderá ajudar.

Telefone

Depois do cargo, deve escrever um contacto telefónico (com horário de atendimento, se preferir) para que o recetor do email saiba da sua disponibilidade para o atender.

Email

Apesar do seu email constar nos dados de envio, convém repeti-lo na assinatura, principalmente se está a fazer Email Marketing para um endereço que não vai receber respostas (no-reply), e isso para que o leitor tenha um email para onde possa responder, por exemplo, a pedir mais informações.

Aproveite para ler também o nosso artigo “Como fazer Email Marketing em apenas 10 passos!”

Morada

A morada da sua empresa ou loja é fundamental se o seu negócio possui um escritório onde recebe clientes ou um ou mais estabelecimentos comerciais físicos, de outro modo fica ao seu critério colocar na assinatura de email a morada ou sede da empresa. Mas se vender online, não se esqueça de referir o endereço da sua loja virtual!

Redes sociais

Se tem perfis em redes sociais, aproveite a assinatura de email para os divulgar, conquistar mais seguidores e aumentar a interação entre o seu negócio e o seu público-consumidor. Use os ícones das redes sociais para colocar os links para as suas páginas de modo a facilitar a identificação por parte do recetor da mensagem e, claro, de modo a ajudá-lo a descobrir novas formas de acompanhar a sua empresa!

Logotipo

Insira o logotipo da sua empresa na assinatura de email porque essa é a melhor forma de revelar e reforçar a identidade visual da sua marca e também porque a presença do logo dá credibilidade ao email. Evite apenas imagens sem qualidade e/ou muito pesadas.

Será que está na hora de mudar o logotipo da sua empresa? Clique aqui e fique a saber a resposta!

Foto

Colocar a sua foto numa assinatura de email profissional? E porque não? Se pretende passar uma imagem mais pessoal ou de autoridade da sua empresa, a fotografia pode ser uma excelente ideia (particularmente se for um especialista).

Tamanho

Em relação ao tamanho de uma assinatura de email, o ideal é que não seja demasiado curta nem demasiado extensa. Por outras palavras, deve ter todas as informações necessárias escritas de forma breve e objetiva e todas as imagens devem ser leves e não demorar muito a carregar. Ainda assim, seja comedido no número de imagens e número de links que vai incluir na assinatura de email. 

Cores

Muito cuidado com a utilização de cor na sua assinatura de email profissional, sim? Dois tons neutros próximos um do outro são suficientes (de preferência escolhidos a partir do seu logotipo). Mas se quiser complementar com outra cor, que seja uma cor mais leve e usada apenas para destacar uma informação. E isto porque as cores em excesso e/ou mal combinadas sobrecarregam o design e distraem o leitor.

Fontes

A dica no que toca a fontes é escolher sempre as chamadas fontes web safe, aquelas que são exibidas corretamente em todos os sistemas operacionais. Além disso, tal como as cores, as fontes também devem ser poucas (de preferência uma, apenas, na qual pode combinar tamanho, espessura e até cores) para não sobrecarregar a comunicação com elementos gráficos desnecessários que possam desagradar o leitor e afastá-lo do objetivo da mensagem.

Cores, fonte, tamanhos, espessuras… Não se preocupe! Podemos ajudá-lo na parte estética da assinatura de email e também de outros elementos de comunicação da sua empresa. Clique aqui e conheça os nossos serviços de design gráfico!

Hierarquia

A sua assinatura de email profissional deve seguir uma hierarquia visual: das informações mais importantes às menos importantes. E pode fazê-lo usando também cores e tamanhos de fonte diferentes de modo a chamar a atenção do leitor para o conteúdo mais relevante, primeiro.

Divisórias

Se vir que a sua assinatura de email tem muito conteúdo, pode usar divisórias (barras verticais e horizontais) para facilitar a leitura. Desta forma pode incluir mais informação na área da assinatura sem que esta fique com um aspeto confuso.

Mobile friendly

E por fim, não se esqueça de verificar se a sua assinatura de email profissional é mobile friendly ou responsiva. E isso quer dizer adaptar-se automaticamente, sem perder a definição e legibilidade, a todos os tamanhos de ecrã dos utilizadores: de smartphones a desktops!

Se precisar, temos todo o gosto em criar-lhe uma assinatura de email profissional mobile friendly, de modo a melhorar a presença online da sua empresa, ampliar a reputação do negócio no mercado em que atua e atrair mais clientes! Clique aqui e peça-nos uma proposta!