Quando mudar o logotipo da sua empresa?

Se não soubesse que uma imagem bem trabalhada é um diferencial na hora de atrair clientes e destacar-se da concorrência, não estava a ler este artigo para perceber se precisa de mudar o logotipo da sua empresa. E só por causa disso não vamos maçá-lo com o “como” e o “porquê”, mas passar diretamente ao “quando”. Quando é que deve substituir o logotipo?

 

Como empresário, sabe que nada é para sempre e desconfia que está na hora de mudar o logotipo da sua empresa? Pois bem, é provável, mas essa é uma decisão muito importante que deve ser tomada apenas na hora certa de modo a tornar a mudança numa oportunidade, numa mais-valia para o seu negócio. Ao invés, não se tratando do momento ideal, a alteração do logotipo pode ser um fracasso em vez de ser um sucesso. Assim, para que os seus clientes continuem a reconhecer a sua marca através de um novo logo, mas fiquem agradados e surpreendidos com a alteração gráfica, o melhor é mesmo responder com sinceridade às nossas perguntas para determinar se é desta que deve mudar o logotipo.

O seu logotipo está a acompanhar as tendências de mercado?

Compare o seu logotipo com os logotipos dos seus concorrentes e diga-nos com sinceridade se acha que está a acompanhar as tendências ou, pelo contrário, tem um logotipo ultrapassado. Se não estiver ao mesmo nível da concorrência, convém renovar o logotipo imediatamente para começar a gozar de maior impacto e visibilidade, pois uma imagem ultrapassada pode estar a impedir a sua empresa de conquistar mais clientes.

O seu logotipo acompanhou as mudanças na sua empresa?

Desde que abriu atividade, por quantas mudanças passou a sua empresa? Por muitas, não é verdade? Já lançou novos produtos ou serviços, expandiu as instalações, contratou mais colaboradores… Ora, todas essas mudanças devem estar refletidas no seu logotipo. Por isso, se o logotipo se manteve igual enquanto o seu negócio prosperava, tem agora uma indicação clara que pode estar na hora de mudar o logotipo, melhorando-o ou trocando-o por outro. 

Entregue o seu logotipo à Sanzza, para que ele possa passar a representar o que a sua empresa é, e não o que a sua empresa foi, no passado.

O seu logotipo é antiquado?

Outra forma de confirmar se está na hora de substituir o logotipo da sua empresa é verificando se ele é antiquado. Claro que deve convocar algumas pessoas para esta avaliação, pois o que que é antiquado para umas, para outras é clássico. Mas não confunda os conceitos! Um clássico tanto pode agradar a consumidores dos anos 80 como a consumidores atuais, mas um logotipo antiquado mostra que uma empresa está envelhecida e usa formas e cores démodé. 

O seu logotipo adapta-se a diferentes materiais?

Ainda não sabe quando mudar o logotipo da sua empresa? Pois temos mais algumas perguntas para lhe colocar: o seu logotipo fica bem nas páginas de redes sociais? Está preparado para o digital? Tem definição e legibilidade suficiente para um outdoor? Se o logotipo da sua empresa não se adapta a diferentes materiais, formatos e meios, é melhor trocá-lo. Não só para não perder mais clientes para a concorrência, mas também para mostrar profissionalismo e modernização ao seu público.

À procura de um serviço de criação de logotipos?
A Sanzza possui uma equipa experiente e criativa de designers, capaz de criar ou atualizar o seu logotipo, com sucesso!

Os lucros estão a diminuir?

Claro que as causas para um decréscimo de vendas ou de lucros são diversas e não estarão diretamente relacionadas com o seu logo, por muito antiquado ou desajustado que seja. Mas uma coisa é certa, se quer inverter esses maus resultados e deixar a sua marca gravada no inconsciente dos consumidores para garantir que se lembram da sua empresa sempre que precisarem do seu produto ou serviço, tem de renovar o logotipo e diferenciá-lo da concorrência.

O seu logotipo já não reflete a essência da sua marca?

Se está a perceber que o seu logotipo já não reflete a essência da sua marca, já sabe quando mudar o logotipo da sua empresa. Agora! E isso porque o logotipo é o rosto de uma empresa e por isso deve sempre refletir a sua posição, ou seja, quem é, o que faz e onde quer chegar. Só assim conseguirá atrair e reter clientes.

O logotipo da sua empresa foi desenhado por si?

Na tentativa de poupar algum dinheiro em início de atividade, resolveu usar os seus dotes artísticos para criar o logotipo da sua empresa? Bom, talvez seja altura para investir numa nova identidade visual e contratar um serviço de criação de logotipos a uma empresa experiente para começar a usar um logo que passa uma imagem de credibilidade e profissionalismo.

Respondeu às nossas questões e já sabe quando mudar o logotipo da sua empresa? É agora que precisa de mudar o logotipo? Pois bem, confie o redesenho ou a criação do seu novo logo a uma empresa que compreenda o contexto do mercado onde atua. Não se esqueça de que a estética é apenas uma parte do processo de criação de logotipos. 

Na Sanzza atendemos também aos objetivos, função e significado da sua imagem. Ponha-nos à prova!