Como fazer a gestão de redes sociais na sua empresa

Nunca é demais repetir que a gestão de redes sociais é uma atividade que vai além das publicações diárias num perfil no Facebook, Instagram ou LinkedIn. Nos tempos modernos, com o seu público cada vez mais presente na Internet e mais inclinado a alterar hábitos de compra, isso não chega para alcançar bons resultados a nível de Marketing Digital. Leia este artigo e perceba como fazer uma gestão de redes sociais eficaz, capaz de conquistar mais clientes para a sua empresa!

 

Se gere uma empresa sabe bem que independentemente de vender online ou numa loja física, a presença na Internet é fundamental para melhorar os resultados comerciais e a notoriedade da sua empresa. Nesse sentido, uma gestão de redes sociais eficaz pode ajudar – e muito! – a interagir como uma audiência especifica e a conquistar novos clientes. Contudo, existem tantas redes sociais que na hora de encetar a sua estratégia pode ficar confuso sem saber quais as plataformas preferidas dos seus potenciais clientes e isto quando não preferem duas ou três! Criar um perfil em todos os canais onde os seus consumidores estão, não é suficiente e por vezes nem é necessário para atingir bons resultados. O que mais importa é definir claramente a sua audiência e os seus objetivos para escolher os melhores canais e produzir frequentemente conteúdo relevante e ajustado aos interesses dos consumidores e especificidades da plataforma. E depois medir e voltar a medir – e voltar a medir – resultados para manter a máquina em pleno funcionamento, ininterruptamente, 24 sobre 24. Vamos a isso? 

O que é gestão de redes sociais?

Genericamente, a gestão de redes sociais é um conjunto de ações que pode levar a cabo em redes sociais para divulgar o seu negócio, criar uma relação com os consumidores e fidelizar utilizadores. Deste conjunto de ações faz parte a escolha da ou das redes sociais onde vai criar um perfil, produção e publicação de conteúdo, interação com o público e monitorização de resultados. Daí que a gestão de redes sociais seja bem mais do que colocar posts, e por esse motivo possa exigir (dependendo dos objetivos da sua empresa) um profissional a tempo inteiro.

Se não tem um profissional para gerir as suas redes sociais a tempo inteiro, clique aqui e obtenha mais informações sobre serviços de gestão de redes sociais da Sanzza!

Como fazer a gestão de redes sociais na sua empresa?

Se prosseguiu com a leitura deste artigo é porque já percebeu a importância da interação com o seu público através de redes sociais e não quer perder esta oportunidade de conquistar mais clientes, correto? Ora, o passo seguinte é tomar nota das principais etapas para fazer uma gestão de redes sociais na sua empresa que lhe garanta excelentes resultados.

Conhecer o seu público-alvo

Antes de escolher a ou as redes sociais onde vai criar um perfil, deve conhecer bem a sua audiência porque para esta estratégia de Marketing Digital dar bons resultados, tem de saber por onde andam os seus potenciais clientes. Facebook? Instagram? LinkedIn? YouTube? Twitter? Para saber a resposta tem de analisar as características do seu público-alvo (gostos, necessidades, problemas, desejos…) se necessário recorrendo à criação de um perfil de buyer persona ou cliente ideal da sua empresa para entender melhor quem é o seu cliente, onde está e do que é que precisa.

Escolher as redes sociais mais adequadas

Agora que conhece a fundo o seu público-alvo tem toda a informação de que necessita para escolher as redes sociais onde vai marcar presença. É claro que não vai conseguir alcançar absolutamente todos os seus potenciais clientes, mas o que importa aqui é chegar ao maior número possível de pessoas. 

Leia também o nosso artigo sobre publicidade em redes sociais: mais potenciais clientes por menos dinheiro!

Definir objetivos

Sabendo quais as redes sociais preferidas do seu público, é hora de definir os objetivos das suas ações de Marketing Digital em social media. Pode ser divulgar a sua empresa, conquistar leads, educar o seu público com conteúdos de qualidade, criar relações com clientes, obter fãs, gerar tráfego para o site, aumentar as vendas… O que importa é definir qual o seu objetivo principal para poder fazer publicações ajustadas a essa meta e consequentemente, alcançar resultados. E não se esqueça de que pode mudar esse objetivo a qualquer momento, caso resolva alterar a sua estratégia ou caso verifique que o objetivo definido não está a direcionar os utilizadores para as ações esperadas.

Criar um calendário editorial

Uma boa gestão de redes sociais implica a criação de um calendário editorial semanal, mensal ou mesmo anual de modo a acompanhar e cumprir com a rotina de publicação de conteúdos. Nesse calendário editorial pode incluir, além de datas e horas de publicações, a indicação do formato do conteúdo e objetivo de Marketing Digital.

Publicar conteúdo relevante com frequência

Bom, é óbvio que está a pensar publicar conteúdo relevante e nada menos do que isso, mas a questão aqui é saber o que é que o seu público-alvo entende por conteúdo relevante para ter sucesso na sua gestão de redes sociais, sim? E independentemente da sua área de negócio, acredite que os seus seguidores vão gostar de ler e ver conteúdos ricos, que não estejam diretamente relacionados com o produto ou serviço que vende, sejam textos, fotos, GIFs, ebooks, vídeos, eventos, passatempos… Além disso, deve levar em linha de conta quais são os conteúdos mais relevantes para determinada rede. Por exemplo, se no Facebook pode e deve mostrar informações sobre os seus produtos/serviços e publicar anúncios, no Instagram tem de investir em fotos capazes de contar uma história, no YouTube em vídeos que mostrem soluções para alguns problemas e no LinkedIn em anúncios de emprego.

No que toca à frequência de publicação – e apesar de cada estratégia de Marketing Digital poder ter propósitos diferentes – é comumente aceite que deve publicar post nas redes sociais todos os dias e um conteúdo mais rico por semana, em horários e dias diferentes até chegar à hora e ao dia em que mais pessoas estão online nas redes sociais, recetivas aos conteúdos da sua empresa. 

Tem excelentes produtos ou serviços para vender, mas não consegue produzir conteúdos de qualidade que os promovam? Os serviços de copywriting da Sanzza podem ser a solução!

Medir os resultados

Independentemente de ter ou não seguido à risca estes conselhos para uma boa gestão de redes sociais, se não medir os resultados não tem a certeza de ter alcançado os seus objetivos. Por isso, faça uma monitorização frequente das suas publicações para analisar todos os dados e entender quais são as estratégias de Marketing Digital que estão a funcionar bem nas suas redes sociais e quais as que estão aquém das expetativas e precisam de ser ajustadas.

Se percebeu que a gestão de redes sociais é bem mais do que aquilo que anda a fazer há anos e sem resultados, clique aqui e peça-nos uma proposta para aproveitar a 100% todo o potencial dos seus perfis em social media!