Como fazer promoções na Black Friday… sem ir parar à black list da Direção-Geral do Consumidor!

Descontos épicos, até -50%, promoções surpresa, 35% de desconto em todas as marcas, garantia de devolução, -5% nos nossos produtos, portes grátis, comércio aberto até às 23h… É a loucura! Fazer promoções na Black Friday tornou-se uma obrigatoriedade para todas as empresas que querem mimar os seus clientes e faturar mesmo antes do Natal, mas como o fazer sem cair em desgraça?

Boas práticas. Bons resultados! Basicamente a dica é esta quando o assunto é fazer promoções na Black Friday com descontos capazes de atrair consumidores, sem defraudar as suas expetativas. Mas vamos retroceder um pouco no tempo… A Black Friday é um dia de grandes descontos e de escoamento de stocks que surgiu há várias décadas nos Estados Unidos, na sexta-feira a seguir à Ação de Graças, como inauguração das compras da época natalícia. A ideia cedo se espalhou pelo mundo… e até por toda a semana! Mas mesmo que esta seja apenas mais uma participação da sua empresa na sexta-feira negra, ainda que já tenha implementado diferentes modelos de descontos, fazer promoções na Black Friday é sempre uma experiência única que suscita a dúvida: como atrair os clientes com descontos imperdíveis, sem atrair também a Direção-Geral do Consumidor, sempre atenta a desvios à legislação em vigor? Com boas práticas! Simples! Só assim consegue tirar o melhor deste dia que tradicionalmente marca uma queda significativa nos preços dos produtos e serviços dos mais variados segmentos, tanto no digital como em lojas físicas. 

Defina como será a participação da sua empresa na Black Friday

Para começar, defina como será a participação da sua empresa: como vai fazer promoções na Black Friday? Na loja física e loja online ou numa só? Com todos os produtos com desconto ou só alguns itens? Durante toda a semana ou apenas num dia? Com que objetivo? Com que meta de vendas? Há várias perguntas a que deve responder atempadamente, de acordo com os seus objetivos comerciais e de marketing para a sexta-feira negra. Embora a Black Friday tenha a duração de apenas 24 horas, lembre-se de que as empresas que mantém as promoções e descontos especiais durante toda a semana, têm mais oportunidades de aumentar as vendas.

Outra forma de aumentar as vendas com promoções é através de campanhas de Marketing no Google Adwords ao longo de todo ano.

Deixe os seus clientes na expectativa da Black Friday


O grande dia aproxima-se, e por isso, antes de fazer promoções na Black Friday, deve investir em campanhas de marketing online e offline para divulgar os descontos da sua empresa. É muito importante que o seu público saiba que o seu negócio vai participar na Black Friday. Logo, deve deixá-lo na expetativa através de publicações em redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, propaganda local, etc. Levante a ponta do véu, para os seus clientes virem à sua loja na sexta-feira negra!

Crie promoções reais na Black Friday


Nem pense em ludibriar os consumidores! Eles estão cada vez mais atentos a fraudes ou armadilhas, bem como a Direção-Geral do Consumidor. Por isso, pesquise e tente integrar as suas campanhas nos preços praticados no mercado na Black Friday, analisando bem os descontos que pode oferecer aos seus clientes sem correr o risco de ter prejuízo, naturalmente. Lembre-se que numa Black Friday pode fidelizar clientes, se adotar boas práticas na publicidade… ou afastá-los para sempre, se desrespeitar a legislação ou criar falsas promoções sem descontos ou com descontos irrisórios. O conselho é fazer sempre promoções reais na Black Friday. Promoções atrativas e vantajosas para ambas as partes, respeitando a legislação em vigor:

  • É obrigatório identificar sempre a publicidade (artigo 60º Constituição da República Portuguesa e artigo 8º Código da Publicidade) para garantir que os seus clientes percebem imediatamente que estão na presença de um conteúdo comercial. 
  • Se for o caso, a comunicação comercial relativa a crédito ao consumidor, deve indicar obrigatoriamente um conjunto de elementos como a TAEG, Taxa Anual de Encargos Efetiva Global.
  • Além do cumprimento da legislação, deve adotar um padrão de responsabilidade social, nomeadamente em conteúdos que envolvam crédito ao consumidor (Decreto Lei nº 133/2009), alegações e práticas de publicidade em saúde (Regulamento CE 1924/2006 e Decreto Lei nº 238/2015), conteúdos dirigidos a menores (artigo 14º Código da Publicidade), publicidade testemunhal (artigo 15º Código da Publicidade), publicações com menção a bebidas alcoólicas (artigo 17º Código da Publicidade) e jogos e apostas (artigo 21º Código da Publicidade).

Em caso de infração ao fazer promoções na Black Friday, corre o risco de receber uma coima ou sanção por parte da Direção-Geral do Consumidor, entidade responsável pela análise e monitorização da publicidade em Portugal!

Agregue mais valor às compras na Black Friday


Numa Black Friday há descontos em todo o lado e, por isso, para se diferenciar da concorrência e atrair mais consumidores, deve tentar agregar mais valor às compras com um “leve 3, pague 2” ou com ofertas de desconto para próximas compras, vales de oferta para compras de Natal, facilidade de pagamento, portes grátis, extensão do horário de funcionamento… ou aposte simplesmente na inovação através de campanhas inteligentes, originais e divertidas que pode usar para fazer promoções na Black Friday!

Instrua a sua equipa para a Black Friday


Seja numa
loja online, seja numa loja física, precisa de ter uma equipa preparada para a afluência, apta a responder às questões e dúvidas dos consumidores com conhecimento de causa, e instruída no sentido de oferecer as promoções aos clientes, além dos artigos que eles procuram. O atendimento é fundamental para o sucesso da sua Black Friday!

Prepare a sua montra para a Black Friday


A sua loja física deve-se vestir a rigor para a Black Friday, ou seja, a montra deve espelhar as promoções sinalizando alguns artigos com desconto, chamando a atenção de quem passa. E para uma loja online a dica também não é muito diferente: deve indicar e destacar os produtos em promoção, de preferência com banners especiais construídos para o efeito e com
conteúdos otimizados com SEO para surgir nos primeiros resultados dos motores de busca, como o Google.

Verifique a estabilidades do seu site ou loja online antes da Black Friday


Como a lentidão, instabilidade e indisponibilidade de sites são uma contante durante Black Fridays, deve investir numa boa hospedagem e na segurança do seu e-commerce, analisando periodicamente o seu site ou loja online, para avaliar o desempenho e funcionamento em todos os tipos de equipamentos: de desktops a smartphones.

Sites estáveis, rápidos, seguros e mobile friendly? É aqui! Criamos sites vencedores, capazes de conquistar mais visitantes, aumentar conversões e fechar vendas!