Descubra a importância do Design para a sua empresa (e quais pode aplicar)!

importancia-design

À primeira vista, até parece que o Design não está diretamente relacionado com as vendas. Mas só à primeira vista! Porque se olhar com mais atenção, percebe a importância do Design para a sua empresa! Um logotipo diferenciador, uma tipografia legível, uma paleta de cores ajustadas ao objetivo do negócio e um site user-friendly são alguns dos elementos gráficos que podem ditar o fracasso ou sucesso do seu negócio!

É por isso que se este ano, as vendas da sua empresa vão ficar abaixo das expectativas, convém reformular o design para faturar mais em 2022. Lembre-se que ter um bom produto ou serviço à venda não chega! É necessário apostar numa identidade visual para gerar valor, melhorar a competitividade e atrair mais clientes.

Qual a importância do Design para a sua empresa?

Os designers não têm dúvidas, mas os gestores costumam demorar mais tempo para se convencerem da relação entre um bom design e uma boa margem de vendas. Se é o seu caso, continue a ler porque vamos mostrar alguns dos motivos que provam a importância do design.

1. Importância do design para a sua empresa | + Identificação

Em primeiro lugar, o design identifica a sua empresa e ajuda os clientes, fornecedores, parceiros de negócio e público em geral, a distingui-la da concorrência. Um nome sólido, logo diferenciador, slogan memorável, cores selecionadas a dedo e outros elementos relacionados com a imagem institucional comunicam a marca de modo coerente.
Porém, mais do que distinguir a sua empresa, o design serve para criar uma primeira imagem positiva que fique na memória das pessoas e aumente o reconhecimento da marca. Além disso, elementos visuais (fundos, tipos de letra, cores, formas, tamanhos…) definem a mensagem e o tom de comunicação e ajudam na tomada de decisão.

2. Importância do design para a sua empresa | + Diferenciação

Acredite que, se os consumidores conseguirem distinguir a sua empresa da concorrência só porque ela sobressaiu graças a um design único, vão acreditar na qualidade do seu produto e no profissionalismo da sua equipa, e assim acabar por preferi-la em detrimento de outros negócios similares!

3. Importância do design para a sua empresa | + Atratividade

Um design bonito é meio caminho andado para atrair consumidores. É claro que se o site da empresa for muito apelativo, mas o produto de fraca qualidade, não há beleza que resulte. Mas se o produto tiver qualidade e o site (entre outros materiais) for moderno e atraente, consegue cativar visualmente e melhorar o processo de comunicação.

4. Importância do design para a sua empresa | + Tráfego

Um dos principais objetivos de qualquer empresa que invista em Marketing Digital, é aumentar o tráfego orgânico para o site, blog ou loja online. Com Design Gráfico e as melhores técnicas digitais para comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, pode atingi-lo!
Ao projetarem os elementos gráficos de forma atraente e funcional, os webdesigners conseguem agradar a determinado público e, ao mesmo tempo, merecer a atenção do Google e melhorar as posições nos resultados de pesquisa. Daí que muitas empresas possam ver refletido no número baixo de vendas, o facto de terem um site antiquado e desatualizado, com um design pouco atrativo… em vez de um site moderno, responsivo e user-friendly, que proporcione uma boa experiência de utilização.

5. Importância do design para a sua empresa | + Conversões

Investindo num site atrativo, com um design cuidado e apelativo, consegue aumentar as conversões, ou seja, transformar visitantes em leads e leads em clientes. Isso porque as pessoas sentem mais confiança e vontade de comprar, ou pelo menos de conhecer melhor, empresas com bom gosto que exibem uma imagem institucional criativa.

6. Importância do design para a sua empresa | + Vendas

Por fim, se investir num design apelativo e diferenciador, consegue aumentar as vendas, e nós explicamos porquê! Tal como um design pobre e desinteressante gera indiferença, um design bonito e criativo desperta o desejo do público consumidor!

Em suma, o Design é importante para combinar a estética com a funcionalidade, de modo a gerar soluções eficientes, claras e bonitas, que apresentem ideias e informações capazes de atingir os objetivos propostos. Com uma estratégia de design consolidada, pode alcançar um bom equilíbrio visual e dar continuidade a toda a comunicação da marca.

Diferentes tipos de design para a sua empresa

Com o design presente em tudo o que utilizamos e consumimos, do smartphone ao pacote de bolachas, é fácil de perceber o motivo pelo qual existem diversos tipos de design, de acordo com as necessidades específicas das empresas, entre eles:
 

1. Brand Design

O Brand Design ou design de marca está relacionado com a criação do nome, slogan e logotipo, entre outros elementos que façam parte da identidade visual.

2. Design de Comunicação

O Design de Comunicação está relacionado com a criação de imagens comerciais, mas também de informações que comuniquem os valores da empresa e façam os clientes voltar.

3. Design Gráfico

O Design Gráfico está relacionado com a comunicação digital, essencialmente, e compreende a criação de vários elementos visuais, como desenhos, imagens, animações, códigos, textos, ilustrações, etc.

4. Design Visual

O Design Visual está relacionado com a utilização de elementos visuais, como fotografias, desenhos, gráficos e vídeos, para representar os valores e diferenciais de uma empresa.

5. Webdesign

O Webdesign está relacionado com a Internet, ou seja, com a programação, desenho e perceção estética de páginas web.

6. Design de Produto

O Design de Produto está relacionado com o aspeto visual dos produtos.

7. Design Thinking

O Design Thinking está relacionado com a produção de materiais gráficos de acordo com a otimização do processo de comunicação, de forma a gerar empatia entre a empresa e os seus diferentes públicos.
 
 

Se quer desenvolver uma identidade visual ajustada à sua empresa e capaz de aumentar as vendas, procure uma agência especializada em vários tipos de design, como a SANZZA!

Notícias Recentes

Archives

Categories