Dicas de Marketing de Conteúdo em que deve apostar neste outono/inverno

marketing-de-conteudo

Depois de tantos meses atípicos de costas viradas à economia, é tempo de dar um novo fôlego ao seu negócio neste outono/inverno, apostando (ainda mais) em dicas de Marketing de Conteúdo para aumentar a notoriedade da sua marca e alavancar as vendas.

Se investe em Marketing Digital, sabe que surgem a toda a hora novas dicas de Marketing de Conteúdo para conseguir atrair mais utilizadores e cair nas boas graças do Google. Não as ignore! Receba a nova estação preparado para implementar estratégias para melhorar o posicionamento das suas páginas nos motores de busca, através de conteúdos valiosos, para potenciais clientes, que consigam gerar mais tráfego orgânico para o site e aumentar conversões!

Dicas de Marketing de Conteúdo 

1. Conteúdo para as diferentes etapas do funil de vendas

Independentemente de vender mais no verão ou no inverno, este é o momento para começar a escrever conteúdos para as diferentes etapas do funil de vendas. Isto, porque em qualquer altura do ano tem clientes a conhecerem o seu produto ou serviço (apenas) e outros a comprarem-no, não é verdade? Por isso, deve planear e escrever conteúdos relevantes capazes de ir ao encontro do que os visitantes do seu site ou blog procuram dentro das etapas do funil de vendas que costumam percorrer até se tornarem clientes:

  • Topo do funil de vendas
    No topo do funil de vendas estão os visitantes que procuram informação sobre um produto ou serviço, mas que ainda estão longe de o comprar. Portanto, aqui o seu objetivo é chamar-lhes a atenção e despertar o interesse por determinado assunto para que tomem consciência de que têm uma necessidade.
    Infográficos, vídeos explicativos e e-books são particularmente interessantes para esta primeira etapa do funil de vendas.

     

  • Meio do funil de vendas
    A meio do funil de vendas, os visitantes já reconheceram que têm um “problema” ou uma oportunidade e, por isso, deve desenvolver conteúdos que apontem para as soluções, de preferência artigos de blog com dicas capazes de convencer estas pessoas e levá-las a avançar até à última etapa do funil de vendas.

     

  • Fundo do funil de vendas 
    No fundo do funil de vendas, os visitantes do seu site estão preparados para tomar uma decisão de compra, pois já compararam as opções disponíveis e sabem qual é a melhor para resolver o seu problema. Neste momento só tem de lhes dar o empurrão final, através de um call-to-action num artigo de blog, do envio de E-mail Marketing a anunciar uma promoção, etc.

2. Criação de um blog

E agora que está na disposição de desenvolver conteúdo para as diferentes etapas do funil de vendas, não tem desculpa para não criar um blog, um terreno próprio onde publicar artigos completos e otimizados com SEO para aumentar conversões e alavancar as vendas.

3. Envio de E-mail Marketing

O envio de E-mail Marketing continua a dar cartas, particularmente nesta estação outono/inverno em que os consumidores, face à pandemia, preferem obter informações sobre produtos e serviços através da Internet. Porém, para gerar conversões, os seus envios de E-mail Marketing têm de ser personalizados e utilizar informação pertinente para atrair o seu respectivo segmento. Informação pertinente e, sempre, diferenciada: de promoções a notícias, passando pela partilha de artigos de blog, vídeos, ebooks, etc.

4. Aposta em Vídeo Marketing

Atualmente, os vídeos são das melhores ferramentas de Marketing de Conteúdo. Atraem a atenção dos utilizadores rápida e facilmente e conseguem gerar interações e construir relacionamentos. Por isso, e independentemente da sua área de atuação, haverá sempre hipótese de produzir conteúdos em vídeo, seja sobre as funcionalidades dos seus produtos, desenvolvimentos dos seus serviços, mercado de atuação, testemunhos de clientes…

5. Desenvolvimento de E-books 

Só com e-books consegue passar conteúdos mais aprofundados e dar uma informação completa sobre um assunto, levando os utilizadores a transformarem-se em leads (quanto mais não seja porque preenchem um formulário para fazerem o download do e-book). Assim, a dica é desenvolver um tema num e-book ou utilizar os artigos publicados no seu blog ou as apresentações que fez em eventos presenciais e reaproveitá-las num livro eletrónico.

6. Posts em Redes Sociais

Um bom Marketing de Conteúdo também exige um investimento em social media, para promover materiais do seu site e blog (bem como materiais específicos para redes sociais), de forma a estimular o diálogo e gerar comentários e partilhas. É nessa interação com os amigos e seguidores que vai conseguir conhecer a opinião do seu público-alvo e melhorar as suas ações de Marketing Digital.

7. Otimização SEO

Nenhum dos conselhos que aqui indicámos funciona verdadeiramente sem a otimização SEO (Search Engine Optimization). É que para chegar aos utilizadores que pesquisam no Google, tem de investir na otimização SEO de todas as páginas e conteúdos do seu site para que sejam ranqueados pelo motor de busca de forma a aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Nesse trabalho de otimização, deve usar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, colocá-las estrategicamente em cada texto, hierarquizar os conteúdos com títulos e subtítulos, otimizar imagens e vídeos e colocar links internos e externos, entre outras ações.

8. Acompanhamento de resultados

A terminar estas dicas de Marketing de Conteúdo para este outono/inverno, há a ressalvar o facto de que se não usar métricas para acompanhar os resultados das suas ações, não vai conseguir perceber se estas estão a atingir os objetivos de Marketing Digital! Logo, analise com frequência os cliques do seu site, taxas de conversão, tempo de permanência nas páginas, custo de aquisição por cliente, retorno sobre o investimento, etc.

E por fim, veja esta recomendação como uma 9ª dica para melhorar o seu Marketing de Conteúdo: procure um parceiro de confiança! Uma agência de Marketing Digital como a SANZZA, capaz de implementar todas estas estratégias (e mais algumas) e depois dar-lhe um bom retorno sobre o investimento.

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!