Sanzza – Creative Agency

5 erros a evitar em Marketing Digital

erros-a-evitar-em-marketing-digital

Ainda bem que entrou neste artigo sobre os 5 erros a evitar em Marketing Digital! É que se não o tivesse feito, de 5 erros teríamos de passar a 6, porque não procurar informação para perceber o que pode estar a impedir a sua empresa de atrair mais utilizadores, também é um erro a evitar!

Conhecer os erros a evitar em Marketing Digital é fundamental para qualquer empresa, independentemente do tamanho e ramo de atividade, porque esta é uma área de grandes oportunidades para todos os tipos de negócio. Oportunidades para melhorar a sua presença na Internet, para aumentar a sua reputação, atrair mais clientes, fechar mais vendas. Também para conquistar parceiros de negócio, fechar novas vendas, fidelizar os clientes que atraiu… enfim, já percebeu que deve ler este artigo para não voltar a cometer alguns erros desnecessários, mas comuns a muitos negócios, e que podem estar a impedir a sua empresa de singrar no digital.

Erros a evitar em Marketing Digital | Não definir a sua persona

Se quer aumentar a notoriedade da sua empresa no digital, tem de conhecer muito bem o seu público-alvo para elaborar e publicar as suas ações de acordo com o que essas pessoas desejam. Não pode seguir o exemplo de muitas empresas que ignoram, nas suas estratégias de Marketing Digital, a persona, ou seja, o cliente ideal ou cliente-tipo. É que… como pode vender se não sabe exatamente quem tem interesse no seu produto ou serviço? Por isso, tem de reunir todas as características da sua persona: sexo, idade, ocupação, zona de residência, interesses, hábitos de consumo, desejos, necessidades, etc. Se conseguir conhecer a fundo os seus clientes, consegue comunicar de forma direcionada, segmentada e personalizada. E, ao fazê-lo, deixa finalmente de oferecer o produto X a quem procura pelo serviço Y e, assim, poupa tempo e dinheiro, mas também aumenta a faturação da sua empresa!

Erros a evitar em Marketing Digital | Não investir num site de qualidade

Ter um site online não é sinónimo de ter uma estratégia de Marketing Digital em andamento. Até há uns anos, um site só precisava de conter as informações básicas sobre os produtos ou serviços e os contactos da empresa, mas, hoje em dia, um site precisa de ter tudo! Incluindo um layout agradável e responsive! Ora, se anda a adiar a reforma do seu site, anda a adiar o aumento de vendas na sua empresa! Não perca mais tempo! Tome nota do que tem de solicitar ao seu departamento de Marketing ou à empresa de Marketing Digital com quem trabalha:

  • Em primeiro lugar, um site mobile friendly, com boa legibilidade em qualquer tamanho de ecrã, é fundamental porque os seus clientes (acredite!) estão a aceder à Internet cada vez mais através do telefone. 
  • Depois há que “lavar” a cara ao seu site e apostar num novo layout – moderno, atrativo e criativo – que melhore a experiência dos utilizadores e os mantenha mais tempo por lá. 
  • Por fim, deve desenvolver conteúdos relevantes numa linguagem alinhada com a da sua persona, e otimizá-los com SEO para as suas páginas aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google (a este respeito tem mais informações no próximo erro). 

Enfim, sabemos que parece um grande investimento, mas se não resultasse num grande retorno, os sites da concorrência não estariam todos catitas enquanto o da sua empresa mantém a mesma estrutura há anos, não é verdade?

Erros a evitar em Marketing Digital | Não criar conteúdo relevante

No erro anterior falámos da necessidade de criar conteúdo relevante para o seu site e vamos agora reforçar esta ideia, sim? Um site com uma descrição simples de um produto, não interessa a ninguém. Um blog com artigos enfadonhos, não tem leitores. Uma newsletter genérica, não serve. Um perfil em redes sociais sem posts que gerem partilhas, não permite resultados. Estará a cometer este erro de não criar conteúdo relevante para a sua persona? Tem de alterar isso para começar a atrair novos utilizadores, gerar leads e tornar-se numa autoridade no mercado em que atua. Como? Procurando por copywriters capazes de elaborar conteúdos relevantes – daqueles que apontam soluções para os problemas do seu público, ao longo da jornada de compra – e otimizá-los com SEO, escolhendo as melhores palavras-chave para conquistar utilizadores, sim, mas também para alcançar os primeiros resultados das pesquisas do Google.  

Erros a evitar em Marketing Digital | Não monitorizar os resultados

Agora temos a informar que até pode ter um site de fazer inveja com conteúdos realmente relevantes, mas se não analisar os resultados, como pode perceber se o seu investimento em Marketing Digital atingiu os objetivos previstos? Não pode, claro! Pois, saiba que não está sozinho, este é um dos maiores erros das equipas de Marketing Digital, muitas vezes assoberbadas com trabalho e sem o apoio de uma empresa de Marketing Digital profissional e experiente na recolha, análise de dados e apresentação de resultados. É que não há outra forma para identificar as estratégias que deram frutos e aquelas que não estão a alcançar bons resultados e que têm de ser emendadas ou eliminadas e substituídas por outras mais eficazes. Não desperdice uma das grandes vantagens do Marketing Digital que é precisamente, o facto de poder analisar resultados em tempo real! Crie o hábito de criar relatórios para avaliar o desempenho das suas diferentes ações e saber, por exemplo, qual o número de seguidores em redes sociais, de partilhas, taxa de conversão (cliques em determinada landing page, preenchimento de formulários, download de materiais, etc), taxa de rejeição (percentagem de utilizadores que abandona o seu site assim que entra), CAC (custo de aquisição de clientes por meio de uma estratégia de Marketing Digital), qual o seu ROI (retorno sobre o investimento), etc. 

Erros a evitar em Marketing Digital | Não contratar uma empresa de Marketing Digital

O último erro é típico de empresas que acreditam que o Marketing Digital tem alguma importância, mas não a suficiente para procurarem por um parceiro especializado, uma empresa de Marketing Digital capaz de tratar de toda uma estratégia: do plano de marketing à análise de resultados. Se é o caso da sua empresa, não levamos a mal. Sabemos que qualquer empresário tem o direito de tentar fazer milagres com a “prata da casa”. Mas, também tem o direito de investir num parceiro para melhorar os resultados do seu negócio e libertar a sua equipa para outras atividades da sua real responsabilidade e competência!
Efetivamente, se não tiver uma equipa de Marketing Digital constituída por diferentes profissionais com diferentes competências (copywriters, programadores, gestores de redes sociais, web designers…) não consegue dar conta do recado: definir objetivos, desenvolver um plano, elaborar estratégias de Marketing Digital funcionais e eficazes, implementá-las, otimizá-las com SEO e analisar os seus resultados.

A melhor forma de garantir o retorno do seu investimento, é aprender com estes erros e contratar uma empresa de Marketing Digital como a Sanzza, capaz de transformar as suas ações online em leads, conversões e vendas!

 

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!