Sanzza – Creative Agency

Como escolher uma agência de Marketing Digital

escolher-uma-agencia-de-marketing-digital

Se registar um domínio, escolher um serviço de alojamento para um website e criar um perfil no Facebook bastasse para uma empresa ter uma boa presença na Internet, não estava a ler este artigo sobre como escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa, não é verdade?

Efetivamente, diferentes estratégias de Marketing Digital são fundamentais para expandir a sua marca. Por isso, este artigo nem lhe vai falar das vantagens de terceirizar este serviço (porque isso já percebeu) e vai passar diretamente às dicas para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa. E sabe porquê? Porque queremos…

  • Mais leitores para os seus artigos de blog
  • Mais alcance na Internet
  • Mais seguidores a interagirem com os seus posts nas redes sociais
  • Mais visitas ao seu website
  • Mais segmentação do seu público-alvo
  • Mais otimização SEO 
  • Mais leads e conversões para a sua marca
  • Mais clientes na sua loja online
  • Mais credibilidade e notoriedade para o seu negócio
  • Mais análise dos resultados das suas estratégias de Marketing Digital
  • Mais vendas

1.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Perguntar pela oferta de serviços

Mesmo que neste momento só tenha uma necessidade específica ao nível do Marketing Digital (por exemplo, gestão de redes sociais), deve procurar por uma empresa com uma oferta de serviços diversificada que possa colmatar as suas necessidades atuais e futuras. Uma agência que lhe faça tudo: plano de Marketing Digital, redesenho do seu website, elaboração de conteúdos, otimização SEO, Campanhas Pagas no Google e Facebook, Gestão de Redes Sociais, Criação de Landing Pages, Email Marketing, etc. 
E sabe por que é que deve procurar por uma empresa com uma oferta ampliada? Porque mais tarde ou mais cedo o seu negócio vai precisar de se expandir e a melhor forma de articular as suas diferentes ações, é através de um único parceiro capaz de o orientar e desenvolver todas as etapas para melhorar a sua presença na Internet.

A Sanzza tem uma oferta de serviços diversificada: alojamento web e domínio, criação de sites e lojas online, landing pages, SEO, gestão de redes sociais, copywriting, email marketing, Google Ads, design gráfico, vídeo e multimédia, infográficos, design editorial…

2.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Ver o portfólio de projetos realizados

Inteirar-se sobre a oferta de serviços das empresas de Marketing Digital que tem em mira, não chega. Por muito atrativo que seja o leque de serviços, convém conhecer o portfólio da agência para verificar quem são os seus clientes e o que a agência tem feito por (e para) eles. Conhecer os projetos desenvolvidos é meio caminho andado para tomar uma boa decisão!

3.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Verificar se há preocupação com a apresentação de resultados

Agora que sabe que a agência tem uma ampla oferta de serviços e um portfólio de fazer inveja, que tal verificar se se preocupa em apresentar resultados? É que um site todo catita, por exemplo, não significa mais conversões. Um blog com muitos artigos é capaz de não ter visibilidade se estes não estiverem otimizados com SEO. Uma campanha Google Ads pode não dar bons resultados se não for devidamente segmentada… e por aí fora. Nesse sentido, veja se a agência se preocupa em mostrar qual o retorno sobre o investimento de cada uma das estratégias de Marketing Digital que pretende implementar na sua empresa. 

4.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Conhecer as competências dos colaboradores da empresa

Marque uma reunião para conhecer a agência e a sua equipa de profissionais de Marketing Digital. É nas mãos dessas pessoas que vai confiar as suas estratégias para o digital, por isso não se iniba! Mostre interesse em conhecer as infraestruturas da empresa e os seus colaboradores, para tentar confirmar as suas competências e diversidade de graus de formação, mas também a simpatia e disponibilidade.

5.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Confirmar a experiência da empresa em projetos de Marketing Digital

A experiência não é tudo. É verdade que uma equipa jovem, acabada de receber formação, pode colmatar as necessidades ao nível do Marketing Digital da sua empresa, mas como lhe falta a experiência, um portfólio e alguma reputação no mercado, não tem como lhe provar o sucesso das ações implementadas ou a implementar, não é verdade? É por isso que o aconselhamos a procurar por uma empresa de Marketing Digital com alguma experiência e, claro, com boas referências! É a melhor garantia de que está a apostar nas pessoas certas.

6.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Pesquisar pela credibilidade e reputação da empresa no mercado em que atua

Se a agência tiver credibilidade e reputação no mercado em que atua, tem quase tudo o que precisa para tomar uma (boa) decisão. A questão é descobrir se é uma empresa credível! Tem de deitar mãos à obra e observar o seu site (usa as últimas tendências de web design?); comentários em redes sociais (os seguidores interagem?); blog (os conteúdos revelam que é uma referência no mercado?); testemunhos de clientes (há depoimentos positivos?) e também outros aspetos, como certificados, parcerias e prémios. 

7.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Averiguar como a agência faz o seu próprio Marketing Digital

Se não estiver 100% seguro da credibilidade da empresa, procure conhecer todos os seus canais de comunicação online. Ao ver como é que essa empresa faz o seu próprio Marketing Digital está a ver como o fará para os seus clientes. Por isso, avalie o site (é responsive? Oferece uma boa usabilidade? Tem um design atraente?), blog (tem conteúdos de qualidade e publicados com regularidade?), redes sociais (os posts são relevantes? As imagens são interessantes? Os vídeos têm qualidade? Geram interações e partilhas?) e, ainda, ebooks e webinars, entre outros materiais. E se tiver conhecimentos SEO, pegue em algumas publicações da empresa e veja se estão bem posicionadas nos resultados de pesquisa do Google. 
Na posse de todas estas informações, vai perceber se a agência está a dar o exemplo, ou seja, se está a criar conteúdo de qualidade e diversificado, a manter os seus canais digitais atualizados com informações relevantes para o seu público-alvo, a fazer SEO e otimizar para dispositivos móveis, etc.

8.º Passo para escolher uma agência de Marketing Digital para a sua empresa

Definir um budget para Marketing Digital

Quanto é que pode gastar em Marketing Digital? Este pode ser um dos principais fatores a levar em linha de conta na hora de escolher uma empresa de Marketing Digital, mas sem se inclinar para a agência com os preços baixos, sim? Bem sabemos que economizar é um ponto de honra em qualquer negócio, mas… e se o barato sair mais caro? Os preços baixos são sempre suspeitos de comprometer a qualidade do serviço. Daí que a nossa sugestão vá para a definição de um budget para Marketing Digital com análise e controlo de perdas e ganhos. Isso significa estudar o retorno em face do investimento (a curto, médio e principalmente, longo prazo) para chegar à melhor proposta, ou seja, avaliar a relação custo/benefício para contrabalançar o valor cobrado pela agência face à qualidade dos serviços e consequente garantia de resultados. Até porque se resolveu investir em Marketing Digital é porque sabe que a seu tempo, estas estratégias vão potenciar o crescimento da sua empresa e trazer resultados que se traduzirão num aumento de vendas.

Já fez contas? Definiu um budget para Marketing Digital? E ainda tem mais um minuto livre? Ótimo! Clique aqui e peça à Sanzza uma proposta sem compromisso!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!