Natal 2022? Conheça as estratégias infalíveis para esta época do ano!

Apesar dos consumidores andarem na correria à procura de presentes, se a sua empresa quiser vender mais neste Natal 2022, precisa de seguir algumas estratégias de Marketing Digital que a diferenciem da concorrência e melhorem os resultados antes do final do ano.

Estratégias infalíveis para este Natal 2022

Tem algum serviço ou produto para vender? Então tem mesmo de conhecer as melhores estratégias para aumentar a faturação numa época do ano em que os consumidores andam à procura de presentes para familiares e amigos e de serviços para sinalizar e melhorar os dias festivos.

1. Faça uma decoração temática no site

Parece uma lamechice de todo o tamanho, mas uma pequena decoração natalícia no seu site ou e-commerce funciona lindamente porque melhora a experiência de utilização e convida os visitantes a ficar por mais tempo. Ainda assim, verifique se a decoração não vai afetar a velocidade de carregamento das páginas nem a organização do layout!

2. Lembre-se que um cêntimo a menos, conta!

A técnica é antiga, mas continua a funcionar! No Natal 2022 opte por preços que terminem em 99 em vez de valores arredondados. Por exemplo: 19,99€ em vez de 20€. Os seus clientes, que se focam mais nos primeiros dígitos, vão entender esses preços como mais atrativos e para a sua empresa, trata-se apenas de 1 cêntimo a menos em cada venda.

3. Aposte na descrição de produtos

É possível que já tenha escrito umas linhas sobre a sua oferta, mas no Natal 2022, com os consumidores interessados em pesquisar e comparar preços e características na Internet, só vai conseguir aumentar as vendas da sua loja online se fizer descrições detalhadas, com várias fotos de qualidade e todas as características técnicas e benefícios dos seus produtos/serviços.

4. Dê sugestões de presentes de Natal

Outro clássico que não passa de moda! E sabe porquê? Porque grande parte dos consumidores não sabe com que presentear os familiares e amigos e por isso, todas as sugestões de presentes de Natal são bem-vindas. Portanto, crie um artigo de blog ou separador no seu site ou e-commerce com sugestões de presentes, incluindo, obviamente, os seus produtos ou serviços… e um link para a página de vendas!

5. Crie packs de Natal

Se a sua área de negócio se prestar à elaboração de conjuntos ou packs de Natal, não hesite! Os consumidores (particulares e empresas) adoram presentes mais elaborados em caixas com fitas e cores natalícias!

6. Atraia os consumidores com promoções

Sendo possível, faça promoções atrativas e divulgue-as no seu site e redes sociais, com todos os detalhes a nível de produtos e prazos, seja um kit especial de Natal, seja um “leve 2 e pague 1”, cupão de descontos ou entrega grátis.

7. Use o gatilho mental da escassez

No Natal 2022 é tempo de colocar em prática uma estratégia de marketing infalível: o gatilho mental da escassez que desperta nos consumidores o senso de urgência, já que, supostamente, o produto em causa tem stock limitado ou data de final de promoção à vista. E escrevemos “supostamente” porque muitas marcas não usam o gatilho mental da escassez com honestidade. Não lhes siga o exemplo! Os seus clientes não vão regressar se perceberem que afinal acabaram de comprar algo que não era exclusivo, se descobrirem, por exemplo, que os descontos da Black Friday que deviam terminar no dia 28 de novembro, se estenderam afinal até ao dia de Natal.

8. Venda pelo intangível

Até aqui temos-lhe chamado a atenção para o preço, mas há outra forma de aumentar as vendas neste Natal de 2022: vender pelo intangível, ou seja, apelar às emoções dos seus clientes numa época de amor, fraternidade e alegria.

9. Envie E-mail Marketing festivo

Aproveite o Natal 2022 para fazer campanhas de E-mail Marketing com ofertas e promoções ou simplesmente com votos de boas festas. O importante é manter um relacionamento com os clientes, fazendo-os sentirem-se importantes para a sua empresa (mesmo que neste Natal tenham comprado os presentes noutra loja!).

10. Responda a todas as dúvidas

É bem provável que durante o Natal receba mais pedidos de esclarecimentos do que noutras alturas do ano, pelo que deve preparar o seu site ou loja online para responder atempadamente a todas as dúvidas dos consumidores, sobre produtos, serviços, prazos de entrega, condições de pagamento, etc. E se não puder responder em tempo real nem implementar um chatbot, coloque no seu site uma página de FAQs bem completa para esclarecer os visitantes.

11. Invista em anúncios online

Tendo budget disponível, invista em anúncios online, no Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. São excelentes plataformas para segmentar campanhas de Marketing Digital através de palavras-chave, promover as suas ofertas para o Natal de 2022 e obter leads qualificados de forma imediata.

12. Não se esqueça das campanhas com influenciadores digitais

Como sabe, o Marketing de Influência é uma das tendências para 2023, pelo que pode e deve começar já a pô-la em prática para divulgar os seus produtos. Basta apostar em influenciadores digitais com valores ajustados à sua marca e um grupo de seguidores com potencial para se tornarem seus clientes. Em clima natalício, esses seguidores vão estar com mais disposição para comprar presentes de Natal à sua empresa, desde que recomendados por uma personalidade em quem confiam.

13. E por fim, um pós-venda eficiente

Aumentou as vendas neste Natal 2022? Perfeito, mas agora tem de se dedicar ao pós-venda para manter o contacto com os clientes, fidelizar e potenciar as vendas nos meses que se avizinham. Nesse sentido, recomendamos o envio de SMS, WhatsApp e E-mail Marketing sempre que tenha informações importantes a passar: novidades, descontos e eventos, por exemplo. A par, deve fazer uma pesquisa de satisfação depois do Natal, para saber quais são os pontos a melhorar no Natal de 2023!

Agora que já sabe como aumentar as vendas no Natal 2022, não perca tempo e comece hoje mesmo a planear as suas estratégias de Marketing Digital com a ajuda da Sanzza!

Notícias Recentes

Archives

Categories