Precisa de ajuda para elaborar os textos do seu site? Para fazer as descrições de produtos na sua loja online? Para escrever o primeiro artigo de blog? Para publicar posts interessantes nas redes sociais? Para fazer envios de E-mail Marketing com boas taxas de abertura? Está na página certa!
Este pequeno guia de produção de conteúdos para iniciantes é para si! Vamos explicar-lhe, do princípio ao fim, como produzir conteúdos capazes de atrair mais leads, fortalecer o relacionamento com os consumidores e fidelizar clientes.
Guia de produção de conteúdos para iniciantes: Passo a passo
1. Conhecer o seu público-alvo
No que toca a produção de conteúdos, saber qual o sexo, idade e zona de residência do seu potencial leitor não chega! É preciso estudar a fundo os interesses e necessidades das pessoas que constituem o seu público-alvo, nomeadamente os “problemas” que precisam de resolver. É com base nessas informações que consegue elaborar conteúdos relevantes, capazes de atrair e reter, e ainda de descobrir qual o melhor formato e canal para os publicar!
2. Definir os objetivos de Marketing da sua empresa
Os conteúdos terão de ser desenvolvidos de forma diferente, consoante os seus objetivos de Marketing, pois um conteúdo para transformar visitantes de um site em leads qualificadas, por exemplo, não serve para fidelizar clientes.
3. Criar um calendário editorial
Quando tiver definido o seu público-alvo e os objetivos de Marketing da sua empresa, pode começar a elaborar um calendário editorial para organizar a produção, edição e publicação de conteúdos de acordo com a frequência e os dias e horas a que pretende publicar.
4. Otimizar com técnicas SEO
Todos os conteúdos para a Internet devem ser otimizados com técnicas SEO (Search Engine Optimization) de forma a ocuparem os primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google, e de outros motores de busca. Por isso, não avance sem antes conhecer as principais técnicas SEO para as suas páginas serem encontradas a partir de pesquisas realizadas pelos utilizadores: conteúdos longos, palavras-chave relevantes, URLs amigáveis, títulos, subtítulos, descrições, imagens, sitemap, responsividade, certificado de segurança e links internos e externos, entre outros recursos para captar mais leads!
5. Agregar valor
Os seus conteúdos têm de acrescentar algo e isso significa que devem resolver um problema do utilizador ou, pelo menos, esclarecer uma dúvida. Se assim for, o utilizador vai sentir-se confiante para (mais tarde ou mais cedo) comprar o seu produto ou serviço.
6. Apresentar uma linguagem clara e acessível
Embora deva adequar a linguagem do conteúdo à linguagem do seu público-alvo, não há dúvida de que a clareza e a objetividade tornam os conteúdos mais acessíveis e mais aptos a conquistar qualquer tipo de cliente.
7. Usar títulos atraentes
São os títulos que agarram ou não os leitores e, por isso, deve investir em títulos que saltem à vista, títulos atraentes que passem uma ideia sobre o tema do texto de forma criativa.
8. Colocar CTAs
No final de cada conteúdo, deve colocar CTAs ou call-to-action para induzir à ação, ou seja, levar o utilizador a fazer algo: partilhar, comentar, preencher um formulário, efetuar o download de um material, comprar um produto…
9. Investir em formatos diferentes
Tem de apostar em diferentes formatos de conteúdo para chegar a todas as pessoas com potencial interesse no seu produto (a menos que venda para um nicho muito específico). Nesse sentido, aconselhamo-lo a produzir conteúdos escritos, áudios, vídeos, lives, infográficos, whitepapers, sorteios e tudo mais!
10. Investir em canais diferentes
Se investir em diferentes formatos de conteúdo, tem de investir necessariamente em canais de comunicação diferentes, e a razão é óbvia: não vai publicar conteúdos escritos de 2000 palavras no Instagram quando tem um blog, correto? Cada canal de distribuição possui um formato diferente, portanto, para cada canal deve utilizar um conteúdo diferente.
11. Publicar com frequência
A frequência e consistência da produção de conteúdos é fundamental para atrair mais pessoas, destacar-se da concorrência e fidelizar clientes. Se elaborar conteúdos relevantes, mas só publicar de vez em quando, não consegue atingir os seus objetivos de Marketing.
12. Automatizar os processos
Embora a estratégia de produção de conteúdo não exija um grande investimento, além daquele que vai ter com o copy e web designer, pode ser necessário encontrar ferramentas que automatizem os processos e garantam (ainda) melhores resultados, como o agendamento automático de posts, disparo automático de E-mail Marketing e análises de métricas.
13. Verificar se os conteúdos estão a gerar resultados
Estamos mesmo no final deste guia para iniciantes, mas não nos podemos despedir sem antes o lembrar de que em Marketing de Conteúdo, a análise de resultados é possível e fundamental para saber se as ações estão a gerar os resultados esperados ou têm de ser melhoradas. Inclusive, pode analisar desempenhos em tempo real para antever qualquer tipo de perda de tempo e dinheiro com conteúdos que lhe pareceram relevantes… mas que afinal estão desajustados!
Gostou deste guia de produção de conteúdos para iniciantes, mas prefere delegar a uma empresa especialista em Marketing de Conteúdo? É uma decisão muito inteligente, deixar que profissionais especializados elaborem, publiquem e façam a monitorização dos conteúdos da sua empresa… pelo que lhe perguntamos: gostava de receber um orçamento para produção de conteúdos sem compromisso? Contacte a SANZZA hoje mesmo!