Os passos obrigatórios para conseguir uma homepage perfeita

homepage-perfeita

A homepage perfeita pode ser mesmo uma realidade para o seu negócio! Poderá não conseguir uma página inicial standard, baratinha e com o poder de encantar todos os utilizadores, mas acredite que existe uma homepage perfeita para o site da sua empresa. Essa vai ser capaz de converter mais visitantes em leads e aumentar a sua carteira de clientes.

No entanto, para criar uma homepage perfeita, tem de tomar consciência de que a primeira impressão é a que mais conta! E, quando um utilizador entra no site da sua empresa, o que é que ele vê? A página inicial ou homepage, claro está! Portanto, é na sua página inicial que deve investir todos os seus esforços de Marketing Digital. E não, não vale a pena desculpar-se com o facto de os visitantes poderem ir parar a outras páginas primeiro, porque a dada altura é à homepage que vão dedicar a sua atenção e formar a sua opinião sobre o seu negócio. E, se a opinião for positiva, há a possibilidade — e até alguma garantia — de conseguir muitas conversões. Tome nota das nossas dicas para que possa dar ao seu negócio a melhor homepage possível!

A homepage perfeita

Layout limpo

Para começar, prefira um layout limpo, ou seja, livre de informações e elementos desnecessários que só podem prejudicar o seu site em vez de aumentarem as conversões. Lembre-se de que nos dias de hoje, a experiência do utilizador é o que o leva a abandonar um site ou a ficar por lá, e siga estes conselhos: 

  • Não invente! Coloque o logotipo da sua empresa na parte superior esquerda da homepage, onde os cibernautas estão habituados a ver os nomes dos sites.
  • Insira os textos e as imagens mais importantes da homepage na parte superior, de forma a que os visitantes não tenham de fazer scroll para perceberem o essencial sobre o seu negócio.
  • Escolha um esquema de cores e background que combinem entre si e reforcem a imagem da sua empresa, evitando o uso de muitas cores diferentes ou fundos exuberantes que roubem a atenção ao conteúdo.
  • Deixe alguns espaços em branco para o conteúdo “respirar” e assim oferecer uma experiência de navegação estética mais simpática e convidativa e, claro, direcional o olhar do visitante para os elementos mais importantes da homepage.

Design responsivo

Com cada vez mais utilizadores a acederem à Internet através de equipamentos com ecrãs de menores dimensões, como smartphones, é fundamental que invista num design responsivo que ofereça uma experiência de navegação diferenciada e pensada para a conversão em smartphones e tablets. Isso significa automatizar para que todos os elementos da homepage – e de todas as outras páginas – tenham uma boa legibilidade em qualquer tipo de equipamento, não obrigando os visitantes a usar o zoom.

Carregamento rápido

A velocidade com que a homepage carrega é fundamental para reter os visitantes que, além de serem cada vez mais impacientes, associam a velocidade de um site ao profissionalismo, eficiência e credibilidade da empresa. Portanto, se a sua homepage demorar mais de 3 segundos para abrir, é natural que perca possibilidades de conversão para a concorrência.

Conteúdo relevante 

O texto da homepage deve garantir que os visitantes percebem de forma imediata o conceito do negócio! Terá outras páginas no site para fornecer outras informações sobre a empresa, produtos e serviços, pelo que na homepage a regra é dizer quem é a sua empresa, o que faz e como pode ser útil. E nem tem de seguir esta ordem! Na verdade, a utilidade (o diferencial e os benefícios do seu produto ou serviço) é o que deve constar logo no início do conteúdo, porque é isso que os visitantes querem saber.

E dentro desse texto da homepage, tenha os seguintes cuidados:

  • Usar um título (H1) que inclua a palavra-chave mais relevante para o seu negócio e que mostre de forma clara o que tem para oferecer, e como é que essa oferta pode melhorar a vida dos seus potenciais clientes.
  • Usar subtítulos (H2, H3, H4…) para facilitar a leitura e organizar o texto hierarquicamente.
  • Usar imagens com moderação! Poucas, mas boas fotografias são mais do que suficientes e não aumentam o tempo de carregamento da homepage. Ainda assim, as imagens que escolher devem ter qualidade, estarem bem dimensionadas e fazerem a ligação direta ao conteúdo/texto da homepage.  
  • Usar estratégias SEO para otimizar para motores de busca de forma a poder ver a sua homepage a aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa e assim, atrair mais tráfego orgânico para o site.

Tipografia consistente

Atualmente, quase que não há limites na escolha da tipografia para uma homepage, mas que isso não o leve a escolher vários tipos de letra, sim? Além de deixar a homepage confusa e pouco atrativa, o uso abusivo de fontes de letra deixa o site mais carregado e, consequentemente, a demorar mais tempo para abrir. Portanto, uma ou duas fontes são suficientes. E escusado será dizer que deve usar essas mesmas fontes nas restantes páginas do site, até porque uma tipografia consistente é sinal de profissionalismo e gera mais conversões.

Links para outras páginas

Independentemente do seu objetivo (levar o visitante a comprar online, a conhecer melhor um artigo, a clicar num anúncio, assinar uma newsletter, preencher um formulário…) é importante colocar links da homepage para outras páginas do site através de chamadas para a ação ou CTAs instigantes. Esta estratégia – se bem pensada – mantém o visitante no site, ajuda-o a aprofundar um conteúdo (é só clicar e ler mais!) e aumenta as probabilidades de conversão.

Campo de pesquisa

Uma homepage perfeita tem um campo de pesquisa para facilitar a vida aos utilizadores que sabem o que procuram e não querem perder tempo para obter a resposta. Esse campo é particularmente útil em lojas online e sites com muitos conteúdos e deve ser colocado no canto superior direito ou a meio da barra do cabeçalho.

Formulário

Outro dos elementos fundamentais numa homepage perfeita, capaz de transformar visitantes em leads, é o formulário. É este recurso que, feitas as contas, vai fazer a conversão se – e só se – tiver alguns cuidados na sua conceção. Um bom formulário deve ser objetivo e muito breve e, por isso, solicitar apenas as informações necessárias. Se o nome e o email do visitante forem o suficiente, ótimo! Quanto maior for o formulário, menor é a probabilidade de converter, já que as pessoas, como sabe, não gostam de preencher formulários e, ainda por cima, têm períodos de atenção curtos.

E não se esqueça de que uma boa forma de potenciar o preenchimento do formulário e agradecer a atenção, é usar uma oferta como moeda de troca: seja o envio de uma amostra do seu produto, um vale de desconto ou o download de um e-book.

Botões para redes sociais

Ajude os visitantes a permanecerem em contato com sua empresa, colocando no rodapé da homepage, botões ou links para os seus perfis ativos nas redes sociais: ícones reconhecíveis para o Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, etc.

Atualização constante

E, por fim, uma dica de ouro: não pense que assim que a homepage perfeita para o seu site estiver online, pode dar o trabalho por concluído! Há que fazer atualizações constantes, quer porque os seus clientes podem regressar ao site e ficarem desagradados por verem que não há nada de novo, quer porque as tendências de Marketing Digital para sites podem ir ditando outras modas. Por isso, agende desde já algumas atualizações ou renovações na homepage: substituição de banners, alteração de categorias de produtos, adição de novos serviços, etc. 

Aceite a ajuda da Sanzza para criar uma homepage perfeita para o seu site, transformar visitantes em leads e aumentar conversões!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!