Marketing Digital na área da saúde: o valor dos sites para clínicas médicas

marketing-digital-na-area-da-saude-sites-para-clinicas

“Ai que dor, Sr. Doutor!” Ouve esta deixa muitas vezes? Tem muitos pacientes? Muita reputação no mercado? Muito lucro? Nem por isso, não é verdade? Pois, está na hora de inverter a situação e procurar por uma agência especializada na Criação de Sites para clínicas para conseguir atrair o seu público-alvo através de um site com design apelativo e uma publicação constante de conteúdos relevantes. Um site com referências médicas e funcionalidades ajustadas às necessidades dos utilizadores. Um site com potencial para lhe dar um grande retorno do seu investimento em Marketing Digital.

O valor dos sites para clínicas médicas

Com o confinamento e distanciamento social imposto nos últimos meses para conter a Covid-19, o valor dos sites para clínicas médicas e consultórios – que já era elevado – multiplicou-se por mil! E isso porque com os pacientes resguardados em casa à procura de soluções para o seu bem-estar, os serviços de saúde sentiram ainda mais necessidade de responder às expetativas dos clientes com plataformas online com toda a informação e com todos os recursos possíveis, disponíveis. É que se antes do novo-coronavírus, os consumidores faziam pesquisas atrás de pesquisas antes de marcarem uma consulta (presencialmente ou online), agora, além das pesquisas, marcam as consultas através dos sites e até efetuarem as consultas remotamente através da Internet, quando tal é possível. Por isso, os sites para clínicas médicas são ferramentas fundamentais para garantir as atividades dos serviços, independentemente das especialidades, número de médicos ou do tamanho dos consultórios.

  • Sites para clínicas médicas devem ser hoje em dia, verdadeiras plataformas de Marketing Digital capazes de sustentar negócios na Internet e de fomentar o aumento das consultas online e offline.

E sabe porquê? Porque em primeiro lugar, só com um site na Internet consegue aparecer para milhares de pessoas que procuram pela sua especialidade no Google, mas não conhecem a sua empresa. De outra forma essas pessoas muito dificilmente entrariam em contacto com a sua empresa e muito menos teriam acesso a informações que mostrassem o diferencial da sua clínica face às clínicas da concorrência. E repare que não estamos a falar em meia dúzia de pessoas… 

  • Estima-se que 90% das compras de produtos e serviços (incluindo serviços médicos) se enceta numa pesquisa na Internet, mesmo que seja concluída offline! Logo, não pode continuar a negar o facto de que um site assente numa boa estratégia de Marketing de Conteúdo é fulcral para o seu ramo de atividade.

Em segundo lugar, mesmo que a sua equipa médica seja muito competente e os resultados dos seus tratamentos fantásticos, a verdade é que sem um site não consegue passar a esses utilizadores o seu diferencial, a sua autoridade na matéria, a sua reputação na área em que atua. E se não o fizer, acaba por perder pacientes para a concorrência, para outras empresas que já se adiantaram e conseguiram posicionar-se como uma referência na sua área de atividade.
Em terceiro lugar, só com conteúdos relevantes em sites para clínicas médicas e consultórios, otimizados com estratégias SEO para aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa dos motores de busca, é que pode atrair novos clientes e fidelizar os que já tem. Lembre-se que depois de ser direcionado da página de resultados de pesquisa do Google para o seu site, o visitante interessado numa das suas especialidades, pode pesquisar pelas competências da sua empresa e do corpo médico de modo a perceber se lhe podem resolver o problema. Nesse sentido…

  • Sites para clínicas que contenham o histórico da empresa com todas as informações relevantes, ética profissional, currículos dos médicos, acordos com seguradoras, formas de pagamento, depoimentos de clientes satisfeitos, casos de sucesso, galerias de imagens, vídeos, etc… passam uma ideia de confiança aos visitantes, esclarecem-lhes as dúvidas e ainda os incitam a marcar uma consulta.

Com a Internet a tornar-se, cada vez mais, uma extensão da comunicação humana, não há como fugir à tendência e ignorar por mais tempo a importância dos sites para clínicas. Chegou a altura de parar de investir em Marketing tradicional valores que devia estar a desviar para Marketing Digital, que traz mais resultados por menos dinheiro.

Principais benefícios dos sites para clínicas médicas, consultórios e outros serviços de saúde

Existem vários motivos para apostar em Marketing Digital na área da saúde, mas os principais benefícios dos sites para clínicas médicas, são mesmo estes:

Aumentam o alcance

Os sites para clínicas médicas e outros serviços de saúde aumentam o alcance dessas empresas porque passam a deixar as informações sobre os seus serviços disponíveis para qualquer utilizador, 24 sobre 24 horas e a partir de qualquer lugar. E ainda possibilitam pedidos de informação, marcação de consultas e outras funcionalidades através de formulários online que podem ser preenchidos a qualquer hora, privilegiando a disponibilidade dos utilizadores.

Atraem novos pacientes

Um dos maiores benefícios dos sites para clínicas médicas é o facto de conseguirem chegar a uma série de públicos diferentes, atraírem potenciais pacientes de forma eficaz através de campanhas e/ou conteúdos otimizados com SEO capazes de direcionarem os utilizadores para o site e – quem sabe? – do site para um formulário de marcação de consulta.

Fidelizam os pacientes conquistados

Além de atraírem novos pacientes, os sites para clínicas são excelentes para fidelizar os clientes através de uma relação positiva que pode e deve ser mantida através de contactos periódicos e, claro, de conteúdos relevantes que deixem os clientes ainda mais confiantes.

Acrescentam autoridade e notoriedade

Bons sites para clínicas médicas são capazes de aumentar não são só a visibilidade das empresas, dos seus serviços, dos seus médicos, mas também a autoridade e notoriedade da clínica, o que, por sua vez, aumenta os níveis de credibilidade dos clientes.

Permitem monitorização constante

E porque vai querer saber dos resultados, os sites são monitorizados para passarem de forma constante, informações sobre o comportamento dos visitantes: desde o número de pessoas que entraram no site num determinado período ao número de pessoas que o abandonaram de imediato ou que, pelo contrário, visitaram mais de uma página, preencheram um formulário, etc. A monitorização vai mostrar-lhe qual a percentagem de conversões e provar-lhe que o seu investimento está a ser lucrativo!

Psicologia, fisioterapia, estética, veterinária, medicina dentária… Não importa o tipo de clínica ou de consultório. Importa apostar já na Criação ou Renovação do seu Site para passar a ter uma verdadeira plataforma de Marketing Digital, inovadora, profissional, capaz de atrair muitos potenciais pacientes.

E agora? Está a interrogar-se sobre a quem pode confiar esta tarefa? A uma empresa especializada na Criação de Sites para clínicas como a Sanzza! Peça-nos já um orçamento sem compromisso.

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!