12 Dicas de Marketing Digital no Instagram para aumentar os resultados da sua empresa

marketing-digital-no-instagram

Se antes o Instagram tinha por objetivo a publicação e partilha de fotos pessoais, hoje tem a tarefa de auxiliar os profissionais de marketing na sua missão de atrair leads e transformá-las em clientes. Se antes falávamos de marketing pessoal, hoje acreditamos em Marketing Digital no Instagram, e não é complicado explicar porquê! Com mais de 1 bilhão de utilizadores ativos ao redor do mundo, a rede social tem atraído cada vez mais empresas que perceberam a possibilidade de aí gerarem conteúdos e desenvolverem marcas. E têm tido sucesso!

12 Dicas de Marketing Digital no Instagram

Não sabe como usar a rede social Instagram da melhor maneira para atrair o seu público, promover os seus produtos ou serviços e converter os seus visitantes em clientes? Conheça as nossas dicas de Marketing Digital no Instagram!

1. Defina os seus objetivos de Marketing Digital

Não importa se deseja aumentar as vendas já no próximo trimestre ou qualificar mais leads, importa definir quais são os seus objetivos de Marketing Digital para Instagram, de forma a alinhar melhor os conteúdos às metas que pretende cortar.

2. Conheça o seu público-alvo

De igual modo, não é possível começar a publicar conteúdos relevantes sem antes conhecer a fundo o seu público-alvo e perceber como o atrair, não é verdade?
Felizmente pode usar o Instagram Insights, uma ferramenta que oferece algumas informações interessantes sobre os utilizadores, para criar os seus conteúdos de acordo com os interesses dos seus potenciais clientes. O Instagram Insights, além de fornecer informação sobre a origem dos seus seguidores, a idade e sexo, dá-lhe dados sobre o número de pessoas que viram o seu conteúdo e quantas clicaram no link da sua empresa, entre outras informações!

3. Complete as informações de perfil

Verifique se o seu perfil do Instagram Business está completamente preenchido e organizado, com todas as informações sobre a sua empresa, opções de contacto, fotos de qualidade e, claro, link para o site ou loja online.

4. Crie um calendário de publicações

A página de testemunhos é a sua grande hipótese de dar uma prova social, promover a sua marca e ajudar os visitantes indecisos a formar uma opinião positiva sobre a sua empresa.

5. Utilize diferentes formatos de conteúdo

Atraia todos os seus potenciais clientes (e mais alguns!) usando diferentes formatos de conteúdo na sua estratégia de Marketing Digital no Instagram, mas atendendo às especificidades de cada formato. Por exemplo:

  • As stories são muito interessantes para fazer ofertas imperdíveis e mostrar os bastidores da sua empresa: reposição de stock, composição de uma vitrine, produção de um artigo, elaboração de um serviço, atendimento ao cliente, etc.
  • Os reels ou vídeos curtos e dinâmicos, são melhores para transmitir uma mensagem mais rápida e descontraída.
  • Os guias são perfeitos para conteúdos mais extensos.
  • O carrossel é ideal para posts informativos, nomeadamente vídeos que se complementem: sobre os seus diferentes produtos, sobre os elementos da sua equipa, sobre dicas de utilização, etc.
  • Os lives ou vídeos em tempo real são fundamentais para explorar mais a fundo a sua área de atuação: fazer entrevistas, apresentar lançamentos de produtos, transmitir eventos, tirar dúvidas, etc.

6. Não publique apenas conteúdos sobre seu produto ou serviço

Apesar de ser compreensível essa sua vontade de querer promover o seu produto ou serviço para impulsionar as vendas, contenha-se! Existem outros conteúdos relevantes, direta ou indiretamente relacionados com o seu negócio, que podem atrair seguidores e merecer partilhas!

7. Publique sempre conteúdo de qualidade

Todos os conteúdos que publica no Instagram precisam de acrescentar valor, de ser úteis para os seguidores, de alguma forma, sejam conteúdos institucionais, informativos, educativos ou de entretenimento.

  • Conteúdos institucionais ajudam-no a dar visibilidade ao seu negócio e a transmitir um sentimento de credibilidade e confiança aos seguidores.
  • Conteúdos informativos ajudam-no a ganhar notoriedade e a gerar reações: likes, comentários e partilhas!
  • Conteúdos educativos ajudam-no a agregar valor ao seu perfil, ensinando os seguidores a fazerem algo.
  • Conteúdos de entretenimento ajudam-no a entreter os seguidores e, ao mesmo tempo, a potenciar interações. 

8. Use hashtags 

O Marketing Digital no Instagram passa também pela utilização de hashtags, de forma a que os utilizadores encontrem o conteúdo da sua empresa rápida e facilmente. Mas não exagere nem faça spam! Pode incluir poucas hashtags, no entanto, se tiver as mais relevantes será o suficiente para dar maior exposição aos seus textos, fotos e vídeos.

9. Interaja com os seus seguidores

De pouco importa a publicação de conteúdos de qualidade se depois não interagir com o seu público! Portanto, apresse-se a responder aos comentários, a criar diálogos, a dar respostas e a esclarecer atempadamente as pessoas. O envolvimento com os seguidores, é o grande objetivo e, em simultâneo, a base para um bom Marketing Digital no Instagram.

10. Pesquise a concorrência

É importante pesquisar pelo trabalho de Marketing Digital no Instagram de outras empresas que operam no seu ramo de atividade. Assim, poderá perceber que tipo de posts geram mais comentários e inspirar-se nos conteúdos de maior sucesso da concorrência para elaborar os seus próprios conteúdos.

11. Aproveite o Instagram Ads

Tendo verba disponível para apostar em publicidade paga, aproveite o Instagram Ads para anunciar os seus produtos ou serviços no feed e nas stories, usando formatos de foto, vídeo e carrossel com sequência de imagens para atrair mais leads!

12. Analise os resultados de Marketing Digital no Instagram

E por fim, não se esqueça de monitorizar cada post! De analisar as métricas de cada conteúdo para perceber se está a funcionar bem ou precisa de ser ajustado/eliminado. O Instagram fornece-lhe indicações sobre os visitantes do seu perfil, visualizações dos posts, comentários, partilhas, likes, novos seguidores, e muito mais! São estes insights que o vão auxiliar na elaboração do conteúdo certo, para o público-alvo certo, na hora certa!

Gostou destas dicas sobre Marketing Digital no Instagram, mas não sabe como aplicá-las? Temos a solução! Contacte-nos!
A SANZZA é uma agência de Marketing Digital, especializada na Gestão de Redes Sociais e preparada para agir, sempre que alguma plataforma atualiza o seu algoritmo e as suas funcionalidades!

Notícias Recentes

Archives

Categories