Use as melhores cores para botões CTA e veja as suas vendas aumentarem!

Vai criar um botão qualquer com a palavra “comprar” e ficar a fazer figas? Não é melhor usar as cores para botões CTA indicadas para conversões em sites e lojas online? O amarelo, laranja, verde e vermelho são as opções que mais atraem a atenção dos visitantes, mas antes de escolher um dos quatro tons, leia este artigo para perceber porque é que as cores fazem a diferença e como é que deve testá-las com o seu público-alvo e na sua área de negócio em particular.

 

Na hora de criar um site, vale tudo para aumentar a taxa de conversão. Seja para download de um ebook, inscrição num evento ou compra direta de um produto, os botões de CTA (call-to-action) são responsáveis por atrair os visitantes e ajudá-los a tomar uma decisão. No entanto, além do formato, da posição e do texto, são as cores para botões CTA que conseguem entusiasmar ou despertar um senso de urgência.

Quais são as melhores cores para botões CTA?

É a cor universal dos erros e mensagens negativas? Sim, mas o vermelho num botão de site também é algo que chama inequivocamente a atenção dos visitantes e passa uma sensação de urgência. Assim, o CTA vermelho é ideal para convencer o seu cliente a tomar uma decisão de compra na hora, aproveitar uma promoção, fazer o download de um ebook, inscrever-se num evento, etc.

1. Vermelho

Uma das principais vantagens da otimização SEO prende-se com o aumento significativo do tráfego orgânico, sem necessidade de investir em anúncios pagos. E porque é que aumenta o tráfego orgânico? Porque aparece nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa e os utilizadores têm tendência a clicar apenas nos resultados que surgem no topo do Google, principalmente se não disserem respeito a anúncios (que aparecem nos primeiros lugares porque foram pagos e não porque têm qualidade).

O que representa o vermelho num site?

Tanto pode representar paixão e amor como perigo, poder e energia. Em qualquer um dos casos, passa um sentimento de confiança aos clientes porque desperta o desejo.

2. Verde

Vermelho pare, verde… siga! Portanto, o verde é outra cor que funciona bem em botões de CTA no seu site porque motiva os visitantes a clicar sem passar o senso de urgência do vermelho, inclusive porque o verde é uma cor associada à paz e tranquilidade. Assim, em lojas online é comum utilizar-se a cor verde em botões para “comprar” porque é uma cor positiva e amigável que diz “avance”.

O que representa o verde num site?

Geralmente representa dinheiro e está associado a motivação, mas também pode ser usado para representar saúde, estabilidade e ainda para assinalar relações com sustentabilidade e meio ambiente, afinal… é a cor da natureza!

3. Amarelo e Laranja

Se botões de CTA amarelos e laranja funcionam lindamente para a Amazon, o maior site de e-commerce do mundo, possivelmente funcionarão igualmente bem no seu site ou loja online. Efetivamente, amarelo e laranja são cores para botões CTA que passam uma sensação de conforto que motiva a ação e isso porque (diz a Psicologia das Cores) estimulam a liberação de serotonina, substância que faz as pessoas sentirem-se felizes.

O que representa o amarelo num site?

Representa a alegria, o calor do sol, a excitação da juventude e promove sentimentos de criatividade, otimismo e empatia. Assim, ajuda os seus clientes a concentrarem-se naquilo que realmente querem e precisam.

O que representa o laranja num site?

Representa alegria e criatividade, tal como amarelo, mas também costuma ser usado para transmitir uma ideia de mudança ou expansão porque é uma cor muito enérgica que deixa os seus clientes entusiasmados para finalizar a compra.

Estas cores para botões CTA funcionam sempre?

Funcionam na maioria dos casos e dependendo da área de atividade, do público-alvo da empresa e do copy do botão, ou seja, não basta colocar uma cor chamativa se depois o botão de CTA for pequeno, confuso e pouco atraente, não é verdade? Pelo contrário, se usar o verde, vermelho ou amarelo num botão de CTA grande e em evidência, com cantos arredondados e sob fundo branco, as hipóteses de aumentar as conversões aumentam consideravelmente. E lembre-se também da consistência! Os botões de CTA devem ter a mesma cor ao longo de todas as páginas do site, isso permite que os utilizadores vejam a cor com mais clareza e sintam maior motivação para clicar. Cores diferentes em botões de call-to-action poderiam, por seu turno, confundir os visitantes sobre o próximo passo. Ainda assim, vale sempre a pena realizar testes A/B com cores diferentes para ver qual a versão que o seu público-alvo mais gosta.

Quais são as cores que não se devem usar em botões CTA?

Mais uma vez, cada caso é um caso, mas regra geral, o preto, o branco e o castanho são cores que não deve usar em CTAs. O preto porque passa uma sensação de escuridão que despoleta sentimentos de insegurança. O branco por ser uma cor neutra que não desperta emoções e, claro, por se misturar com o fundo do site (a menos que o background seja preto). E o castanho porque é uma cor inócua e sem graça que não motiva cliques.

Azul ou amarelo, preto ou vermelho… se precisa de criar CTAS que convertam, contacte a agência Sanzza! Além de estudarmos a cor mais ajustada ao seu negócio, colocamos os seus call-to-actions no lugar certo, com a forma correta e com um texto direto, claro e agradável para atrair a atenção dos utilizadores e influenciá-los a realizar uma ação.

Notícias Recentes

Archives

Categories