Os 7 erros mais comuns em sites que podem estar a afetar o seu negócio

erros mais comuns em sites

Por vezes a falta de visibilidade online não está diretamente ligada ao potencial da sua empresa, mas há alguns erros mais comuns em sites. Erros que estão a obstruir o caminho entre os utilizadores da Internet que pesquisam pelos seus produtos/serviços e as páginas do seu site. Da quebra de regras de webdesign à falta de otimização SEO, passando pela inadequação ao mobile, entre outros fatores, há que detetar, analisar e corrigir os erros que vamos listar de seguida para conquistar mais clientes na web.

Se abriu recentemente um negócio, leia também o nosso artigo sobre tudo o que precisa saber antes de criar um site para a sua empresa.

1. Não atender ao seu público-alvo

Se não tem um site concebido para agradar ao seu público-alvo, como é que pode atrair esse grupo de pessoas que tem o perfil adequado para adquirir o seu produto ou aderir ao seu serviço? A definição do seu público-alvo é fundamental para a criação do layout, conteúdo e organização das suas páginas!

O que fazer?

Descobrir para quem quer comunicar! Pesquisar para conhecer os hábitos, interesses, necessidades, problemas e padrões de comportamento dos seus potenciais clientes, de preferência recorrendo ao perfil da sua Persona, ou seja, perfil do seu cliente ideal.

2. Não funcionar em qualquer tipo de dispositivo

Nunca é demais referir que o número de acessos à Internet a partir de smartphones e tablets já supera os acessos via desktop ou computador e, nesse sentido, não pode deixar de ter um site responsivo ou mobile friendly. Este é um dos erros mais comuns em sites.

O que fazer?

Implementar um site responsivo que seja visto de igual forma pelo utilizador, independentemente do dispositivo que ele está a usar. Isso quer dizer que os seus conteúdos devem-se adaptar automaticamente ao tamanho do ecrã, para não perder legibilidade.

3. Não ter um layout atrativo que garanta uma boa experiência de navegação

Mesmo que já tenha um site orientado para o seu público-alvo e responsivo, poderá não estar a atrair visitantes ou pelo menos poderá não estar a retê-los durante muito tempo pelo simples facto de não oferecer harmonia estética. Muitos elementos diferentes, desalinhados, desajustados, imagens sem qualidade, exagero no uso de cores e fontes de letra são alguns exemplos de layouts que podem desagradar aos internautas. E por consequência desvalorizar a sua estratégia gráfica virtual para consolidar a imagem da empresa e permitir uma boa experiência de navegação aos visitantes.

Na agência Sanzza criam-se histórias com pixéis. Websites intuitivos, dinâmicos e estimulantes e 100% responsivos.

O que fazer?

Pensar no seu site como um cartão de visita ou a montra de uma loja física e apostar num layout atrativo, mas simples. Evite grafismos complexos com muita informação e/ou conteúdos sobrepostos, demasiados artísticos e subjetivos e prefira um layout limpo, bem estruturado e funcional, que seja fácil de perceber e prometa uma boa experiência de navegação: simples e intuitiva!

4. Não otimizar conteúdos com SEO

Como sabe, o SEO (Search Engine Optimization) é importante para alcançar tráfego orgânico, ou seja, tráfego gratuito e de qualidade que pode ajudar o seu site a gerar muitos leads. Afinal de que lhe interessa ter um site na Internet se ele não aparecer nos resultados de pesquisa dos motores de busca? Se ele não tem hipótese de ser conhecido pelos utilizadores?

A agência de webdesign Sanzza, potencia a presença e visibilidade online do seu negócio com SEO.

O que fazer?

Deve otimizar conteúdos com SEO para comunicar com os motores de busca. Para tal, deve identificar as palavras-chave ou keywords mais importantes para o seu negócio (entre outras práticas) e usá-las de forma correta e estratégica nos seus conteúdos para que o algoritmo do Google as possa reconhecer e listar nos primeiros resultados das pesquisas dos utilizadores que procuram por esses termos. Assim, ao mesmo tempo que conquista visitantes, torna-se numa referência ou pelo menos numa empresa confiável dentro do universo da web.

5. Não escolher as palavras-chave corretas

Na sequência do ponto anterior, vem outro dos erros mais comuns em sites que, apesar de otimizados com SEO, não estão a obter bons resultados via mecanismos de pesquisa porque as palavras-chaves que estão a usar não são as mais corretas. Imagine que em lugar de “stand de automóveis usados no Porto” o seu site prioriza a palavra-chave “automóveis” e aparece apenas nos últimos lugares de uma lista de resultados que inclui todo o tipo de pesquisas? De pessoas que procuram automóveis novos a pessoas que procuram automóveis de determinada marca e modelo, passando por pessoas que só procuram por carros usados na zona de Faro, por exemplo?

O que fazer?

Só tem de incluir as palavras-chave mais pertinentes nas suas páginas para os motores de pesquisa compreenderem melhor os seus conteúdos. Quanto mais adequadas forem as palavras-chave aos seus produtos/serviços, mais qualificados (ou interessados) serão os visitantes que vão aceder ao seu site através de pesquisas orgânicas.

6. Não ser rápido

Nos dias que correm ninguém fica muito tempo à espera que um site carregue. Se demorar muito, o utilizador – impaciente por natureza – passa à frente e visita outro. Não arrisque! Este é dos erros mais comuns em sites que leva mais potenciais clientes para a concorrência.

O que fazer?

Esqueça as fotos muito pesadas, os vídeos e músicas que demoram para carregar! Invista num site de qualidade, porque um site de qualidade não demora a carregar porque é pensado e estruturado tendo em conta a velocidade de carregamento das páginas, usando recursos leves e simples.

7. Não ter o parceiro mais qualificado

A competência de uma agência de webdesign e Marketing Digital é fundamental na hora de escolher um parceiro. Se confiou o seu site a um parceiro que desenhou algo engraçado, sim, mas sem avaliar e refletir os objetivos do seu negócio e a sua identidade virtual, é natural que o investimento possa não estar a dar retorno…

O que fazer?

Verificar a reputação da agência de webdesign ou Marketing Digital que pensa contratar, em especial visitar sites da sua autoria, ler testemunhos de clientes e agendar uma reunião para conhecer as suas ideias a respeito do seu projeto.

Com a Sanzza, os erros mais comuns em sites são evitáveis e o seu tráfego está garantido!

Confie-nos a criação ou reformulação do seu website! A nossa vasta experiência em desenvolvimento web para clientes das mais diversas áreas de atuação, garante-lhe a criação de uma plataforma moderna, organizada e com fácil gestão de conteúdos através de um backoffice simplificado e intuitivo.

Tudo o que precisa para atrair novos clientes e fechar mais negócios!

Clique aqui e saiba porque deve recorrer a uma agência para o marketing digital da sua empresa.