Tendências para redes sociais em 2021: como dar destaque à sua empresa no próximo ano

tendencias-para-redes-sociais-2021

O ano de 2020 mexeu com todos os processos de uma empresa e as estratégias de social media não foram exceção, mas neste artigo partilhamos algumas das novas tendências para redes sociais em 2021! Tendências que pode e deve aproveitar, pela saúde do seu negócio!

Tanto mudou com a Covid-19! A comunicação nas redes sociais, por exemplo, teve de ser adaptada à nova realidade criada pela pandemia e as equipas de Marketing Digital tiveram de procurar novas ferramentas e novos conteúdos para atrair a atenção de uma audiência que começou a dar preferência a novas formas de entretenimento. E que começou também – e principalmente – a alterar hábitos de consumo. Ora, em 2021 a pandemia vai continuar a fazer das suas e a sua empresa não pode ficar para trás. Conheça as tendências para redes sociais em 2021 e atenda aos desejos e necessidades dos utilizadores. Tenha em conta que o padrão de 2020 é para manter e que, por isso, é necessário pôr a sua Gestão de Redes Sociais a mexer. Descubra as vantagens das redes sociais na interação com os clientes, promoção e até venda de produtos e serviços!

Tendências para redes sociais em 2021 | Consciência social

Com as redes sociais a chamarem cada vez mais a atenção para assuntos relacionados com saúde, bem-estar, igualdade e justiça social (entre outros temas), a sua empresa deve aproveitar o ano de 2021 para fomentar o ativismo e a consciência social, através de conteúdos relevantes e relacionados com estes tópicos, assuntos que promovam a interação com os utilizadores.

Tendências para redes sociais em 2021 | Personalização

No ano que se avizinha é importante atender a todas as etapas da jornada do cliente para personalizar os conteúdos e campanhas que divulga nas redes sociais. E não se esqueça de procurar por ferramentas que lhe deem reports, porque a análise dos dados de comportamento dos utilizadores é fundamental para melhorar a sua Gestão de Redes Sociais em 2021.

Tendências para redes sociais em 2021 | Proximidade

Em 2021 as relações profissionais, sociais e familiares continuarão a ser feitas, preferencialmente, à distância. Nesse sentido, as redes sociais podem servir para a sua empresa se aproximar do seu público. E por falar em proximidade…

Tendências para redes sociais em 2021 | Lives

As lives são excelentes recursos para manter uma relação mais próxima com o seu público! Na verdade, os utilizadores das redes sociais já estavam rendidos ao formato vídeo antes da chegada da Covid-19, mas agora com as lives ou transmissões ao vivo – uma tendência ditada pela pandemia – estão fascinados! E menos não seria de esperar já que as lives permitem a troca de impressões e esclarecimentos em tempo real, e mostram o trabalho (produto/serviço) de uma empresa de forma mais transparente. A par, aumentam o alcance e também a faturação de um negócio, inclusive com ações de venda dentro das próprias lives!

Tendências para redes sociais em 2021 | Áudios

A voz também ganhou força nos últimos tempos e para acompanhar o consumo de áudios, que aumentou consideravelmente, a sua empresa deve investir na produção de podcasts e material audiovisual.

Tendências para redes sociais em 2021 | Conteúdo gerado pelos utilizadores

E agora uma excelente notícia! Os seus seguidores vão ajudar na produção de conteúdo em 2021. E sabe porquê? Porque uma das tendências para redes sociais em 2021 – que a sua empresa deve seguir – é a produção de conteúdo pelos utilizadores. Ou seja, os comentários ou reviews de terceiros que estão a ter cada vez mais impacto e a gerar cada vez mais interação às empresas.

Tendências para redes sociais em 2021 | Micro influenciadores digitais

Num mercado saturado de influenciadores digitais, para se distinguir da concorrência em 2021, tem de apostar em micro influenciadores digitais, ou seja, pessoas que atingem, com as suas publicações, nichos mais específicos. Influencers que não obstante terem menos seguidores que outros, têm mais hipóteses de alcançar excelentes resultados (e por um custo menor) porque têm uma interação bastante expressiva: conversam mais com os seus seguidores e criam mais interações.

Tendências para redes sociais em 2021 | Vendas nas redes sociais

Se antes as redes sociais eram utilizadas para gerar interação e atrair clientes para as lojas virtuais (ou físicas), hoje a tendência é concluir o processo de compra na própria plataforma. Para tal muito contribuiu o Instagram Shopping e a possibilidade de pagamento pelo WhatsApp. Independentemente de ter ou não um e-commerce, com os consumidores a darem cada vez mais preferência à Internet na hora de efetuarem as suas compras, deve apostar nas redes sociais para vender: seja através de lojas nas redes sociais, seja através de encaminhamentos para a sua loja online, seja através de anúncios e/ou conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Que 2021 chegue depressa e bem. E que até lá, consiga delinear um plano de comunicação para a Gestão de Redes Sociais onde possa contemplar a implementação destas e de outras tendências para 2021. Precisando de ajuda, já sabe que nós estaremos por cá para melhorar a sua presença nas redes sociais!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!