Todos os motivos + 1 para ter um site responsive

Diga-nos de sua justiça… antes de vir parar a esta página entrou noutro site, mas teve de sair porque as letras eram tão pequenas que só com a ajuda do zoom as conseguia ler através do smartphone? Pois bem, esse não era um site responsive e por isso não cativou o seu interesse. E o mesmo pode estar a acontecer com os seus potencias clientes, que entram no seu site – tão rico em conteúdo – mas como não desfrutam de uma boa experiência de utilização, acabem por sair sem se despedir. 


A forma como os utilizadores navegam na Internet é cada vez mais diversificada e o aumento do uso de dispositivos móveis, nomeadamente smartphones, vai acabar por levar a sua empresa a investir num site responsive de modo a melhorar a sua presença online, adaptando todo o layout ao tamanho do ecrã do equipamento do utilizador para que este desfrute da melhor experiência de utilização possível… sem ter de chamar o zoom!

O que é um site responsive?


Um site responsive é aquele que se ajusta a qualquer tipo de resolução de ecrã, sem distorções, oferecendo a mesma experiência de utilização, independentemente do equipamento que a pessoa está a usar para aceder à Internet: portátil, desktop, tablet, smartphone, etc. Portanto, este tipo de site não obriga os utilizadores a recorrer ao zoom para ler porque o seu layout adapta-se automaticamente, consoante o tamanho do ecrã em que está a ser visto. Por outras palavras, com um design responsive o site identifica qual é a largura de cada dispositivo para perceber que espaço está disponível e determinar qual a melhor forma de mostrar a página em causa, ajustando também as imagens, fontes e outros elementos gráficos de modo a ficarem proporcionais e a serem vistos perfeita e facilmente.

Interessado em tornar o site da sua empresa responsive?

Todos os motivos + 1 para ter um site responsive


E agora que já percebeu o que é um site responsive, está na hora de conhecer vários motivos para se despedir do seu site tradicional e receber uma nova versão adequada a equipamentos mais pequenos, para melhorar a presença do seu negócio na Internet. Confira!

Motivo 1 – Melhora a experiência de utilização

Se ainda utiliza um site clássico, sem versão responsive, está a perder visitantes. Está a perder leads. Está a perder potenciais clientes. E isso porque a maioria dos utilizadores acede à Internet através de dispositivos móveis, com ecrãs mais pequenos, e prefere sites que proporcionem uma boa experiência de utilização. Precisa de mais motivos para ter um site responsivo? Ok, vamos ao segundo…

Motivo 2 – Aumenta o tráfego orgânico

Como o algoritmo do Google favorece sites responsive no momento de listar resultados (principalmente quando as pesquisas são feitas através de dispositivos móveis), os sites responsive conseguem aumentar o tráfego orgânico (não pago). Ficamos por aqui ou quer conhecer mais motivos para investir num site responsive?

Motivo 3 – Dá mais visibilidade a uma empresa

Seja qual for a sua área de atuação, com um site responsive aumenta a visibilidade e notoriedade do seu negócio, precisamente porque aumenta os acessos via dispositivos móveis, e ao aumentar estes acessos expande a imagem da sua empresa. 

Chega ou é melhor continuarmos a listar motivos para investir num site responsive?

Se o desempenho do seu site não é dos melhores, aproveite para conhecer também os 7 erros mais comuns em sites que podem estar a afetar o seu negócio.

Motivo 4 – Carrega mais depressa

Outro dos motivos para ter um site responsive é a velocidade, ou seja, estes modelos com design responsive são mais rápidos de carregar e com eles não corre o risco de perder visitantes. Por outro lado, se mantiver um site que demora muito a carregar, os visitantes – impacientes por natureza – podem desistir e procurar por alternativas na concorrência. Além disso, a velocidade também é um fator decisivo para o ranqueamento do Google!

Motivo 5 – Melhora o SEO (Search Engine Optimization)

Em primeiro lugar, como têm uma única URL, os sites responsive são mais fáceis de rastrear pelo Google. Para mais, oferecem um maior desempenho e menor risco de erros a nível de estratégias SEO, o que é excelente porque – nunca é demais lembrar – o Google prioriza sites que tenham sido pensados e desenvolvidos tendo como base a experiência de quem acede à Internet pelo smartphone e depois, sim, pelo desktop. Hum… ainda precisa de mais motivos para ter um site responsive? Continue a ler!

Motivo 6 – Aumenta a taxa de conversão

Como um site responsive está pronto para qualquer tipo de ecrã, aumenta a taxa de conversão de leads e com isso consegue que mais utilizadores realizem determinadas ações especificas: uma compra, o preenchimento de um formulário, o download de um ebook… Enquanto que num site tradicional, se uma página não se adequa automaticamente ao tamanho do ecrã do dispositivo, o utilizador tende a abandoná-la e a clicar noutro link.

E por falar em conversões através de formulários… não deixe de ler o nosso artigo sobre a importância de formulários num site: conteúdos em troca de emails!

Motivo 7 – Diminui a taxa de rejeição

Um site responsive diminui a taxa de rejeição, ou seja, a hipótese de um visitante entrar e sair de seguida. E isso porque com um design responsive, a probabilidade de um utilizador desistir da visita é pequena. A par, uma taxa de rejeição baixa “diz” ao Google que o seu site tem conteúdo relevante de modo a que este o posicione nos melhores lugares dos seus resultados de pesquisa. 

Motivo 8 – Adapta-se a todos os tipos de visitantes/clientes

Como a experiência é sempre positiva, um site responsive tanto agrada a visitantes que a ele acedem através de um desktop como a visitantes que nele entram via smartphone!  E então? Está convencido ou devemos continuar a enumerar os motivos para investir num site responsive?

Motivo 9 – Tem uma maior esperança de vida

Um site responsive não precisa de manutenção constante como um site tradicional, pois há menos updates para adaptação a novos dispositivos. Logo, o investimento inicial para o desenvolvimento deste tipo de site é praticamente o mesmo que para o desenvolvimento de um site tradicional, mas os custos de manutenção são quase nulos! 

+ 1 Motivo? Um site responsive aumenta as vendas!

Com os portugueses a fazerem cada vez mais compras online, usando os seus smartphones, é natural que não queira perder novas oportunidades de negócio só para manter um site que está ultrapassado, não é verdade? Por isso, o nosso último motivo para ter um site responsive prende-se com o aumento das vendas. Um motivo de peso, não é verdade?

E quando lhe dizemos que um site responsive aumenta as vendas não estamos a fazer uma promessa, mas a apresentar uma constatação. Não perca mais tempo e confirme por si mesmo! Clique aqui e peça-nos uma proposta sem compromisso.