Sanzza – Creative Agency

10 Dicas para aumentar as vendas no Facebook

aumentar-as-vendas-no-facebook

Com mais de 2 bilhões de utilizadores espalhados por esse mundo – 6 milhões deles em Portugal – aumentar as vendas no Facebook é, para muitas empresas, um dos principais objetivos de Marketing Digital. 

Se anda meio mundo a distribuir likes no Face, é claro que deve tentar aumentar as vendas no Facebook. São mais de 2 bilhões de utilizadores, pelo que se conseguir comunicar com uma ínfima parte, está feito! É tudo o que precisa para encontrar aquele grupo de pessoas interessadas no seu produto ou serviço, e depois afunilar até chegar ao conjunto de pessoas que de facto o vão comprar. De resto, se resolver usar esta rede social, nem precisa de gastar dinheiro, pois pode usufruir de uma série de funcionalidades gratuitas capazes de trazer excelentes resultados à sua empresa. E a primeira delas é uma página empresarial no Facebook onde pode publicar conteúdos relevantes para o seu negócio, quando, onde e como quiser. Vamos a isso?

10 Dicas para aumentar as vendas no Facebook

Usar imagens atrativas

Não queríamos cair nos clichês com a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, mas… que fazer se é mesmo verdade? Se uma imagem atrativa consegue ajudar a sua empresa a comunicar com o seu público-alvo; a atingir os seus objetivos; a aumentar as suas vendas. Se não acredita, saiba que de acordo com um estudo da HubSpot, publicações com foto têm mais 50% de likes que publicações em texto no Facebook. Mas, atenção, se publicar uma imagem atrativa que fuja ao conteúdo e ao objetivo da sua estratégia de Marketing Digital, até pode chamar a atenção dos utilizadores, mas não obtém conversões! Além disso, o seu público-alvo é quem manda por isso as imagens devem ir ao encontro daquilo que desejam ver e ter por parte da sua empresa.

Vídeos, sempre que possível

Bem sabemos que publicar vídeos é mais complicado do que publicar fotos no Facebook, mas não vai conseguir ignorar por muito mais tempo esta tendência. Se não tiver os meios humanos e técnicos para fazer os seus vídeos, contrate uma empresa de Marketing Digital, mas nunca deixe de os publicar. O motivo para tal é que  o vídeo é o formato preferido dos utilizadores e aquele que eles veem rápida e facilmente e, por isso, com maior frequência. Se não está convencido, recordamos que um estudo Insivia revela que os utilizadores retêm 95% da mensagem de um vídeo, em comparação com apenas 10% da mensagem de um texto. Por isso, fazer Vídeo Marketing através do Facebook é importante para atrair, converter e reter clientes. Tome nota disso!

Publicar conteúdo valioso para o seu público

E se as imagens devem ser interessantes para o seu público-alvo, que dizer do conteúdo? Este deve ser valioso de modo que os utilizadores se interessem pelo que estão a ver e a ler e acabem por interagir com a sua empresa, tornando-se, mais tarde, clientes. Claro que para isso acontecer tem de conhecer muito bem a sua audiência, mas o Facebook (mesmo a propósito) é das melhores plataformas para recolher informações sobre os seus prospects e clientes: quem são, o que fazem, quais os seus interesses, ocupações… E, quando os conhecer melhor que ninguém, pode encetar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo no Facebook para acompanhar as pessoas interessadas no seu produto ou serviço, ao longo do funil de vendas. 

Otimizar com SEO

Lembre-se que tal como o Google, o Facebook também é um motor de busca com um algoritmo próprio. Algoritmo esse que faz o ranqueamento dentro da rede social para apresentar aos utilizadores os melhores resultados para as suas pesquisas. Nesse sentido, deve fazer SEO na sua página empresarial no Facebook, usando as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio (no separador “sobre”, por exemplo), tal como faz no seu website. E não se esqueça de personalizar o URL da sua página para que a sua empresa seja mais facilmente encontrada quando o utilizador pesquisa pelo seu nome. E, por fim, mostre aos robots do Facebook que a sua página é credível e deve ser listada nos resultados de pesquisa. Como? Publicando conteúdos relevantes e atuais com regularidade.

Incluir call-to-actions

Não há melhor forma para aumentar as vendas no Facebook do que conduzir os seguidores a uma ação. E um call-to-action (ou chamada para a ação) serve precisamente para incitar o utilizador a fazer algo: pode ser clicar num link para ser direcionado para uma loja virtual, sim, mas também pode ser um link para se inscrever num evento, participar de um passatempo, deixar uma opinião, responder a uma pergunta, conhecer uma promoção, etc.

Anunciar novos produtos ou serviços

Com os utilizadores modernos sempre sedentos de novidades, se quer aumentar as vendas no Facebook, tem de anunciar também os seus novos produtos ou serviços através de textos, fotos e vídeos que chamem a atenção dos seus seguidores e tenham potencial para serem partilhados.

Publicar com frequência

Quem não aparece, esquece. A partir do momento em que enceta o seu Marketing Digital no Facebook, não pode parar, porque se parar, as suas vendas vão estagnar! A ideia é publicar com frequência, respeitando certa periodicidade, mas sem exagerar. Se está agora a começar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo no Facebook, o nosso conselho é começar por calendarizar as suas ações de modo a publicar algo todos os dias e, pelo menos, um conteúdo mais rico por semana. Faça-o em dias e horas diferentes até perceber qual a hora e o dia em que mais seguidores estão online e com tempo para interagirem com os seus conteúdos. 

Apostar em grupos

Os utilizadores do Facebook estão cada vez mais recetivos a grupos fechados onde se podem relacionar de forma mais segura com outros utilizadores com os quais têm interesses em comum. E, é por isso, que a sua empresa deve criar grupos com temas relacionados com a sua marca ou publicar conteúdos pertinentes em grupos de terceiros onde possam estar potenciais clientes.

Sorteios, passatempos, descontos exclusivos…

Se quer aumentar as vendas no Facebook, tem de aproveitar o potencial de partilha desta rede social e entusiasmar os seus seguidores com sorteios, passatempos e descontos, entre outros materiais que conduzam à compra… ou, pelo menos, para conhecer os benefícios dos produtos ou serviços que vende.

Tirar partido do Facebook Ads

Não podemos terminar este artigo sem falar do Facebook Ads. Se tiver alguma verba disponível (nada que vá pesar na contabilidade) para aumentar o alcance das suas publicações pode chegar a mais pessoas através da ferramenta paga, Facebook Ads. A ferramenta em questão permite criar campanhas de publicidade para aumentar não só vendas, mas também para atingir outros objetivos de Marketing Digital. E isso porque o Facebook Ads possibilita uma grande segmentação de modo a definir o perfil dos utilizadores que quer atingir e chegar (apenas) às pessoas que tenham algumas características em comum (localização geográfica, idade, interesses…) com as que a sua equipa de Marketing já definiu como sendo características das pessoas potencialmente interessadas em comprar o seu produto/serviço.

Sabemos que a falta de tempo para fazer uma boa Gestão de Redes Sociais pode estar a impedir a sua empresa de aumentar a notoriedade, potenciar as vendas e conquistar mais clientes, pelo que a parceria com a Sanzza pode ser a solução. Entre em contacto connosco!

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!