Dicas para vender mais no verão 2020: como recuperar da pandemia

dicas-para-vender-mais-no-verao

Até as gelatarias precisam de dicas para vender mais no verão 2020 porque com a COVID-19 este ano foi – e continua a ser – atípico, em Portugal e no mundo. É verdade que as férias, o calor e os dias mais longos, deixam os consumidores mais dispostos a gastar dinheiro e, por isso, nem deviam ser necessárias sugestões para vender mais no verão 2020. Mas a verdade é que, com o risco de contágio do novo coronavírus, muita coisa mudou nesta estação…

Dicas para vender mais no verão 2020

Efetivamente, as pessoas estão com menos poder de compra e menos vontade de passear por centros comerciais, jantar em restaurantes ou dormir fora de casa, e por isso, há que tomar nota de algumas dicas para manter a sua empresa forte financeiramente neste verão.

Garanta a segurança dos seus colaboradores e clientes

A primeira das dicas para vender mais no verão 2020 é criar, se ainda não o fez, um plano de contingência (obrigatório por lei) que defina as medidas de higiene e segurança a implementar ou já implementadas no seu local de trabalho, seja um escritório, armazém, loja ou qualquer outro tipo de estabelecimento. 
Essas medidas são muito importantes para convencer os seus clientes de que podem confiar e entrar à vontade, pois levam em consideração as recomendações da DGS (Direção-Geral de Saúde), nomeadamente:

  • Disponibilizar gel desinfetante e máscaras de proteção aos colaboradores e se possível também aos clientes e fornecedores. 
  • Garantir que todas as pessoas que frequentam o espaço, usam máscara de proteção.
  • Se necessário, disponibilizar viseiras, luvas ou outros equipamentos de proteção.
  • Medir (sem registar) a temperatura dos colaboradores diariamente e em caso de febre (qualquer medição acima de 38ºC), deve impedir a pessoa de entrar nas instalações da empresa.
  • Usar barreiras físicas, como divisórias em acrílico, quando o distanciamento social não é possível.
  • Desinfetar regularmente as instalações – fazer uma limpeza profunda, mas também uma limpeza sistemática de mesas, cadeiras, maçanetas, balcões, etc.
  • Apostar numa boa ventilação e sempre que possível, optar pela ventilação natural através da abertura de janelas na sua loja ou estabelecimento. Não sendo viável, reforçar a ventilação artificial e limpar os sistemas de ventilação e ar condicionado com frequência.

Ofereça novidades

E, agora que a sua empresa já cumpre com as medidas de higiene e segurança necessárias para passar uma ideia de confiança e vender mais no verão 2020, é hora de preparar a mercadoria. Isso significa puxar de toda a sua criatividade para oferecer novidades e atrair mais clientes com produtos ou serviços ajustados às necessidades e aos desejos ditados pela estação mais quente do ano!

Faça promoções

As promoções calham bem em qualquer época, mas agora no rescaldo da crise com os portugueses a apertarem os cordões à bolsa, são especialmente bem-vindas! Mas antes de se decidir por um desconto de 30% em todos os artigos, faça um plano para verificar em que produtos ou serviços pode fazer uma redução de preço sem prejuízo, atendendo ao seu stock, mas também aos gostos e necessidades dos seus clientes.

Invista em Marketing Digital

Outra das melhores dicas para vender mais no verão 2020, num ano tão inseguro devido à pandemia, é investir em Marketing Digital para ganhar visibilidade na Internet, melhorar a reputação da sua empresa, conquistar mais clientes e fidelizar os que já tem. Na verdade, muitas empresas só conseguiram sobreviver à quarentena devido à aposta no digital. E como resultado, não só mantiveram as vendas como ainda conquistaram novos clientes e estão a vender mais no verão 2020! É por esse motivo que lhe sugerimos agora algumas técnicas específicas de Marketing Digital para implementar já e ver as vendas subirem ainda nesta estação:

  • Loja Online

Os hábitos dos portugueses mudaram com a COVID-19. Agora os consumidores fazem mais pesquisas e mais compras pela Internet por questões de comodidade e segurança. Por isso, se ainda não abriu um e-commerce para complementar a sua loja física, está na hora de meter mãos à obra e criar uma loja online para vender mais produtos e serviços neste verão 2020.

  • Blog

Ainda não investiu na criação de um blog onde possa publicar conteúdos relevantes e oferecer informações valiosas aos seus clientes? Esta é a altura ideal para difundir dados sobre o seu negócio e a sua área de atuação de forma a aumentar a notoriedade e reputação da sua marca e criar um relacionamento positivo com o seu público, conquistando novos clientes. 
E para que as páginas do seu blog possam aparecer nos primeiros lugares da lista de resultados de pesquisa do Google, deve fazer otimização SEO, usando as palavras-chave mais relevantes para a sua empresa, de forma que a sua marca seja encontrada por mais utilizadores e o tráfego orgânico para o seu site ou loja online aumente!

  • Redes Sociais

Se os seus potenciais clientes passam horas na Internet e pesquisam no Google por produtos e serviços antes de efetuarem uma compra, é natural que também ocupem grande parte do seu tempo nas redes sociais. Nesse sentido, deve encetar ou aumentar a frequência e a qualidade dos seus posts nas redes sociais onde a sua empresa tem um perfil ativo, incluindo publicações em grupos fechados. E, havendo verba disponível, através de digital influencers.

  • E-mail Marketing

Por fim, também o E-mail Marketing pode ajudá-lo a promover os seus produtos e serviços de forma eficaz e barata! É só trabalhar a sua base de contactos, segmentá-la e começar a fazer envios regulares de informações sobre a sua marca: sejam conteúdos didáticos ou publicitários!

E agora que conhece as dicas para vender mais no verão 2020, não há tempo a perder para as colocar em prática! Não sabe por onde começar? Comece por clicar aqui para contactar a Sanzza para desenvolver o Marketing Digital da sua empresa!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!