Estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus para a sua empresa

Quer o isolamento social, quer o desconfinamento, levaram as empresas a apostar em estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus para prosperarem. A verdade é que esta é uma época em que os consumidores estão mais exigentes e a apostar mais no “ser” do que no “ter”. Seja por insegurança, medo ou por motivos relacionados com perdas económicas que obrigam a reavaliar os produtos e serviços que habitualmente consumiam, os hábitos de compra sofreram uma alteração com esta pandemia.

Há uns meses estávamos aqui neste blog a falar de estratégias de Marketing Digital para 2020. Lembra-se? Mas num ápice este ano revelou-se atípico e somos obrigados a voltar aqui para lhe falar de estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus. Isto porque os padrões de consumo estão a mudar e é, por isso, natural que venha a perder alguns clientes. Mas não se apoquente porque com ações precisas e eficazes, colocará rapidamente outros clientes no seu lugar!

Estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus

Nesta altura do campeonato, já percebeu que pode cortar em tudo menos no Marketing Digital, não é verdade? Só que, para atingir os seus objetivos empresariais, durante uma crise económica motivada pela Covid-19, é preciso conhecer as estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus mais importantes para conquistar prospects e não perder clientes. Vamos a elas?

1. Conhecer o (novo) consumidor

Possivelmente já tem a sua persona ou cliente ideal definido. O certo é que a pandemia mudou comportamentos e é bem provável que o seu público-alvo tenha alterado os seus interesses, desejos e necessidades.
O período de isolamento social deixou mazelas e o consumo após a pandemia pode ser mais consciente e pontuado por questões de segurança que passaram a ser fundamentais. O bem-estar é agora o principal e, por isso, a pesquisa e compra pela Internet aumentou consideravelmente, bem como os níveis de exigência dos consumidores. Sim, porque os novos consumidores procuram agora por produtos e serviços úteis que melhorem as suas vidas. E nesta procura não se poupam as pesquisas em busca de informações importantes.
As expetativas subiram e a sua empresa vai ter de lidar com isso para manter e até aumentar as vendas. Daí que seja importante voltar a pesquisar pelos gostos das pessoas a quem costuma vender o seu produto ou serviço, para melhor o adequar e posicionar no período pós Covid-19. E de preferência antes da concorrência dar conta das mudanças!
Se usar todas as ferramentas de Marketing Digital para conhecer melhor a sua audiência e oferecer-lhe o melhor produto ou serviço, não só minimiza o risco de perder os clientes habituais como ainda aumenta a probabilidade de conquistar prospects.

2. Fazer (mais) Marketing de Conteúdo

Na sequência do que lhe explicámos no ponto anterior sobre o novo consumidor pós Covid-19, é inevitável apostar (ainda) mais em Marketing de Conteúdo. É fundamental que esteja preparado para responder às dúvidas dos utilizadores e mostrar o diferencial do seu produto ou serviço através de conteúdos. Conteúdos como textos no site, artigos de blog, publicações em redes sociais, fotografias, vídeos, lives, podcasts, webinars, etc. Conteúdos que deve publicar em diferentes canais digitais para chegar aos seus clientes e aumentar o tráfego qualificado e posicionamento orgânico, sem custos adicionais.
Lembre-se que neste momento não pode ter o objetivo peregrino de aumentar as vendas. Antes disso, e seguindo as estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus, tem de direcionar tráfego para as suas páginas e apostar em relacionamentos positivos que atraiam novos leads qualificados e mantenham os clientes que já tem leais à sua empresa. Estes novos leads qualificados são os utilizadores que passam agora mais tempo na Internet e que consomem mais informação. Os utilizadores que percebem os benefícios do seu produto/serviço, mesmo que ainda não estejam prontos para o comprar.

3. Otimizar (tudo) com SEO

Atenção que os novos conteúdos em que vai investir devem ser otimizados com Estratégias SEO (Search Engine Optimization). Estratégias que terão de ser agora revistas e que poderão ter de incluir novas palavras-chave, para que a sua empresa possa aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Se for possível, associe às suas palavras-chave relevantes para o negócio, temas ou expressões que têm registado grandes picos de pesquisas no Google. Falamos de termos de pesquisa como coronavírus, mas também saúde, segurança, teletrabalho, atividades para famílias, etc. Se não for possível, use as palavras-chave mais relevantes para a sua marca.
Não deixe de otimizar com SEO, porque é a partir dos resultados de pesquisa que são apresentados aos utilizadores que vai conseguir aumentar as suas conversões e colocar a sua empresa à frente da concorrência.

4. Publicar (mais) em redes sociais

Não há como negar que o período de isolamento social que se viveu, e ainda se vive um pouco por todo o mundo, veio aumentar o acesso às redes sociais. Confinados em casa, com a socialização limitada, os consumidores procuram nas redes sociais uma forma de conviverem e se divertirem.E, por acréscimo, encontram por lá produtos e serviços que lhes despertam o interesse e que são bem capazes de comprar. Ora, precisamente por isso, deve utilizar as dicas anteriores sobre conteúdos otimizados com SEO e espelhá-las na sua Gestão de Redes Sociais, seja em posts no Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros.
Mas não se esqueça que os tempos são outros e que tem de ajustar os seus conteúdos às novas estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus. Estas que são coincidentes com as exigências dos utilizadores e com a crise de saúde pública que estamos a viver. De resto, este será um mar de oportunidades, porque as pessoas estão com sede de informação e a consumir um pouco de tudo: de notícias a entretenimento! 

Aproveite a maré a favor da sua empresa e publique conteúdo relevante, de qualidade, otimizado com SEO!

Se tiver dificuldade em implementar as estratégias de Marketing Digital pós-coronavírus que enunciámos, não hesite em procurar por uma agência de Marketing Digital capaz de desenhar um plano para a sua empresa ultrapassar a crise e sair mais forte e qualificada do desconfinamento: a Sanzza Creative Agency!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!