Sanzza – Creative Agency

Marketing Digital 2020: 10 Resoluções de Ano Novo

marketing-digital-2020

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10! São 10 as resoluções de ano novo que queremos apresentar à sua empresa para alavancar as estratégias de Marketing Digital 2020! Da pesquisa por voz, que requer novas técnicas SEO, aos vídeos ao vivo, passando por vendas diretas em redes sociais, influenciadores digitais, WhatsApp, responsive landing pages, formulários interativos e terminando na personalização, tipografia garrafal e marketing de conteúdo… Uff! Há muito a fazer para conquistar mais clientes no próximo ano! Boas resoluções. Boas entradas. Bons negócios!

Marketing Digital 2020 | Resoluções

Pesquisa por voz

Primeira resolução de ano novo? Pesquisa por voz! E isso porque a pesquisa por voz continua a aumentar e há estudos que preveem que 50% das pesquisas sejam realizadas por voz em 2020. Claro que a interação verbal é a forma preferida de o ser humano comunicar, mas o aumento também se deve ao avanço das novas tecnologias que estão cada vez mais preparadas para responder com precisão a este tipo de consultas através da fala (caso da Siri, Alexa, Google, etc). Para a sua empresa, esta resolução representa uma nova abordagem a nível de otimização SEO, que é diferente para pesquisas por voz e pesquisas escritas. Ou seja, a sua otimização SEO para pesquisas por voz precisa de responder às perguntas dos clientes e por isso deve pensar em perguntas e otimizar para a posição zero ou featured snippet, usar long tails keywords ou palavras-chave de cauda longa numa linguagem natural, clara e objetiva, ter um site responsive e tirar partido do aplicativo Google AMP, entre outras estratégias SEO para pesquisas por voz.

Conteúdos em vídeo

Outra das resoluções de ano novo a nível de Marketing, é publicar vídeos no seu site, redes sociais ou em qualquer outra plataforma na web porque os utilizadores estão cada vez mais interessados em consumir informação que lhes chegue através de vídeos e porque existem métricas precisas para avaliar os resultados desses conteúdos. E não se esqueça que o vídeo ao vivo – live streaming – é uma das tendências em 2020, fundamental para combinar a sua estratégia de Marketing Digital com marketing de conteúdo e marketing de influência… e até interagir com o seu público! Sim, os vídeos interativos estão na moda, já que os utilizadores parecem estar a adorar o facto de poderem clicar nos itens que aparecem na imagem e automaticamente serem encaminhados para um carrinho de compras com cada um desses mesmos produtos, por exemplo!

E-commerce em redes sociais

Para responder aos desejos dos utilizadores que querem, cada vez mais, pesquisar e comprar produtos e serviços através dos seus smartphones, em 2020 deve apostar em novas funcionalidades para vender diretamente online, nomeadamente nos feeds das suas redes sociais (sem que o utilizador tenha de fazer login noutro site para finalizar a compra). Com o E-commerce em Redes Sociais consegue aliar o comércio eletrónico ao social media para vender mais e melhor!

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais estiverem em alta em 2019 e tudo indica que em 2020 tenham ainda mais importância nas estratégias de Marketing Digital das empresas. Isso porque a esmagadora maioria das pessoas confia na opinião ou no conselho de amigos e familiares na hora de tomar uma decisão de compra (mais do que confia em anúncios) e assim, os influenciadores digitais (as personalidades ou figuras públicas de que os seus potenciais clientes gostam, e que seguem em redes sociais) podem ter um papel fundamental no aumento da faturação da sua empresa. Inclusive, pode aliar esta resolução de ano novo à dica sobre vídeos, produzindo transmissões ao vivo espontâneas, interativas e feitas por um influenciador digital adequado à sua marca e público-alvo!

Aplicativos de mensagens como WhatsApp

Os aplicativos de mensagens como o WhatsApp não servem só para comunicações entre amigos, colegas e familiares! Servem também – e cada vez mais – para uma empresa conversar em tempo real e de forma personalizada e rápida com os consumidores, enviando inclusive anúncios patrocinados e oferecendo a possibilidade de tirar dúvidas e até comprar através da app.

Landing pages de qualidade

Ei! Não passe esta resolução de ano novo à frente só porque já tem Landing Pages incluídas nas suas estratégias de Marketing Digital para 2020! É que vamos agora falar-lhe de landing pages de qualidade, as únicas que serão abertas e lidas no próximo ano, sim? Efetivamente, as landing pages em 2020 têm de ser otimizadas para mobile, por consequência carregar rapidamente e oferecer uma boa experiência de navegação. Só assim conseguirá aumentar o tráfego para o seu site.

Formulários interativos

Com os utilizadores a fazerem vista grossa aos formulários, cansados de preencherem o nome aqui e ali e facultarem o email por tudo e por nada, a única forma que tem para recolher dados sobre os seus potenciais clientes em 2020 é através de formulários interativos. Formulários que pedem a colaboração de uma forma tão divertida que os utilizadores acabam por dar informações preenchendo o formulário como se estivessem a conversar com um colaborador da empresa pelo chat (ou mesmo preenchendo o formulário clicando apenas em imagens). E isso pode aumentar bastante as suas conversões! 

Personalização

A personalização não é novidade em nenhuma estratégia de Marketing, pois as recomendações baseadas na experiência pessoal de um utilizador na Internet já começaram a dar frutos (recordemos o feed de notícias do Facebook ou os anúncios de remarketing, por exemplo). Mas agora o que lhe pedimos é que personalize não só as suas campanhas de publicidade, mas também os seus conteúdos de forma a agradar todos os utilizadores quando faz ofertas via Email Marketing ou quando envia uma newsletter ou publica um vídeo numa Rede Social. A personalização é mais atraente e efetiva que a publicidade ou comunicação genérica, e por isso deve adaptar os seus conteúdos aos seus diferentes tipos de consumidores. Porque não colocar filtros nas suas newsletters digitais de forma a mostrar apenas os assuntos que interessam ao utilizador, com base em dados que já tenha recolhido sobre ele? Se tem, por exemplo, uma loja virtual de produtos para animais de estimação, deve enviar ao utilizador X que só adquire produtos para cães, uma newsletter sobre as novidades para cães. Repare que as ações tradicionais de marketing já não são atraentes para ninguém! Agora, o objetivo é tratar os consumidores, não como consumidores, mas como pessoas e oferecer-lhes conteúdos com valor para as suas vidas.

Tipografia variada

Se dá uns toques no design do seu site e noutros materiais de Marketing da sua empresa, saiba que pode usar e abusar da tipografia em 2020. Dizem as previsões para o novo ano que se vão usar vários tipos de tipografia, inclusive misturada: artística, de grandes dimensões, espessa, pesada, bidimensionais ou tridimensionais e utilizada para desenhar formas (círculos ou curvas que acompanhem as curvas de outros elementos de Web Design).

Marketing de conteúdo

E por fim, mas não menos importante: deve continuar a apostar no Marketing de Conteúdo em 2020, conteúdo que agregue valor e informação à vida quotidiana das pessoas. De outra forma nunca alcançará a tão almejada reputação e autoridade da sua empresa para conquistar leads, construir relacionamentos com clientes e ganhar a confiança dos consumidores.

Juntas, estas estratégias de Marketing Digital 2020 são a melhor forma de expandir a sua marca na Internet. Gostava de as implementar? Clique aqui e peça-nos uma proposta! Garantimos que o seu investimento em Marketing Digital tem retorno!

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!