Produz alimentos ou bebidas? Talvez vestuário ou calçado? Ou mesmo papel, cortiça, borracha? Materiais de construção ou peças para o setor automóvel? Independentemente da sua área de atuação, tem de definir uma estratégia de Marketing para Indústrias, caso contrário não vai conseguir atrair novos clientes, diferenciar-se da concorrência e aumentar as vendas!
Não restam dúvidas! Para obterem resultados expressivos, indústrias e outros modelos de negócio B2B, devem investir em Marketing, pelo que a questão agora é: como? Como criar uma estratégia de Marketing para Indústrias vencedora? Como desenvolver e melhorar o posicionamento como autoridade na respetiva área de atuação? Como conquistar novos clientes e parceiros de negócios? Como assegurar a produtividade e o crescimento contínuo quando se vende para outras empresas? As respostas, já a seguir!
O que é Marketing para Indústrias?
Marketing para Indústrias, como o nome indica, é um conjunto de ações de marketing que têm por objetivo aumentar a visibilidade, reputação, notoriedade e rentabilidade de uma indústria, ou seja, de uma empresa que atua no modelo B2B (business-to-busines), onde as vendas são mais complexas e demoradas do que no modelo B2C (business-to-consumer). Por outras palavras, o Marketing para Indústrias diz respeito às melhores práticas para destacar a sua empresa da concorrência, para construir relações sólidas e duradouras com os clientes empresariais e para levá-los a comprar os seus produtos ou serviços.
Como criar uma estratégia de Marketing para Indústrias?
Todos os ramos e modelos de negócio podem e devem usar estratégias de Marketing para encetar, estreitar e melhorar o relacionamento com seus prospects e clientes, mas em processos de venda mais complexos, como é o caso das indústrias, há que levar em linha de conta algumas dicas para divulgar produtos e serviços… e chegar aos melhores resultados!
Identifique o seu público-alvo
A sua estratégia de Marketing tem de ser desenvolvida para um público-alvo específico e por isso, antes de mais, deve definir que ou que tipos de empresas podem ter interesse no seu produto ou serviço, para depois determinar as melhores ações para comunicar.
Defina objetivos de Marketing claros
Agora que conhece o seu público-alvo é hora de definir os seus objetivos de Marketing com clareza. Estipule metas especificas, relevantes, mensuráveis e alcançáveis num determinado período.
Alinhe os departamentos de Marketing e Vendas
Para que o seu Marketing Industrial tenha sucesso, também é necessário alinhar as equipas de Marketing e Vendas, já que ambas devem ter os mesmos objetivos e utilizar estratégias segmentadas para atingir o cliente ideal.
Participe em eventos da sua área de atuação
Eventos do seu setor industrial, como feiras e congressos, são sempre excelentes oportunidades para promover os seus produtos ou serviços, gerar leads e conquistar novos clientes, além de que também podem servir para atrair novos parceiros de negócio!
Reforce a presença digital
Tal como os consumidores finais, as empresas também procuram por soluções para os seus problemas na Internet. Daí que deva reforçar a presença digital, nomeadamente através de reformulação do seu site, já que se trata da plataforma para onde os seus clientes e potenciais clientes são direcionados. Portanto, antes de avançar para as próximas dicas de Marketing para Indústrias, faça uma auditoria ao seu site e verifique se corresponde às expectativas dos clientes ou se, pelo contrário, precisa de uma reforma para fomentar uma boa experiência de utilização.
Aposte nas redes sociais
O seu site não é o único canal de venda online! Também é importante dirigir esforços para outros canais, como redes sociais. No entanto, não deve disparar em todas as frentes! Convém determinar primeiro quais são as redes sociais preferidas dos seus decisores de compra: Facebook, Instagram, Whatsapp? E à parte as redes, que concentram consumidores finais, deve investir na maior rede social para empresas do mundo, o LinkedIn, publicando sistematicamente conteúdos institucionais relevantes para gerar mais oportunidades de negócio.
Faça Marketing de Conteúdo
De artigos de blog a posts em redes sociais, passando pelo envio de E-mail Marketing, deve apostar em Marketing de Conteúdo para aumentar a visibilidade, notoriedade e reputação da sua empresa. Efetivamente, conteúdos de qualidade, que respondam aos problemas do seu público-alvo, são fundamentais para atrair e guiar as pessoas ao longo do funil de vendas até que estejam preparadas para adjudicar! Além do mais, o Marketing de Conteúdo não só gera excelentes resultados como fica mais barato, se comparado com publicidade em jornais ou links patrocinados, entre outros veículos de comunicação offline e online.
Invista em links patrocinados
Havendo budget disponível, não se faça rogado! Invista em links patrocinados ou anúncios pagos para obter resultados de forma mais rápida, seja através do Google Ads ou Facebook Ads, entre outras plataformas para campanhas de Marketing Industrial. Lembre-se que, neste tipo de publicidade paga, só é descontado o valor que quer pagar por clique, quando um utilizador realmente interessado realiza a ação definida (clica no anúncio, por exemplo), logo o retorno de investimento é muito maior do que na publicidade tradicional!
Desenvolva ações de Marketing no pós-venda
Os seus esforços de Marketing para Indústrias não devem terminar na venda! É importante investir no pós-venda para fidelizar o cliente, através da manutenção de um relacionamento duradouro que o retenha e transforme em promotor da marca. Por isso, agradeça, acompanhe as entregas, resolva problemas, responda a reclamações, faça inquéritos de satisfação e, claro, envie mensagens personalizadas através de E-mail Marketing, por exemplo, para manter o cliente por perto… para sempre!
Monitorize, sempre!
E por último, monitorize as suas ações de Marketing Industrial aproveitando uma série de ferramentas gratuitas, como Google Analytics, para acompanhar a performance de todas as ações e confirmar se atingiram o objetivo ou precisam de ser ajustadas.
Uma vez montada, a sua estratégia de Marketing para Indústrias vai trazer grandes benefícios, pelo que deve começar o quanto antes… talvez clicando aqui e pedindo uma proposta à Sanzza, uma empresa com larga experiência na criação, implementação e monotorização de ações de Marketing Industrial!