Sites para indústria: tudo o que deve incluir no site para gerar mais leads

Qual é a primeira coisa que as pessoas fazem assim que recebem uma indicação sobre uma indústria? Escrevem o nome da empresa no motor de pesquisa Google! Por isso, é fundamental que os sites para indústria sejam modernos e funcionais para atrair mais visitantes. E que tenham conteúdos relevantes para transformar esses visitantes em leads, claro!

Agropecuária, pesca, energia, metalúrgica, construção, climatização, marcenaria, eletrodomésticos, equipamentos sanitários, material para escritório, automóveis… Independentemente do setor de atividade, está na hora de conhecer os elementos fundamentais nos sites para indústria que ajudam a reforçar a imagem da sua empresa na Internet. Naturalmente que este trabalho requer esforço, tempo e conhecimentos de Marketing Digital e Web Design, mas o retorno é garantido. E, por retorno, entenda um aumento das receitas!

O que não pode faltar em sites para indústria?

Muitas vezes entre o fabrico, divulgação e venda dos seus produtos ou serviços, não há espaço para desenvolver ou melhorar um site. No entanto, a verdade é que, uma boa imagem na Internet é fundamental para conquistar mais clientes e aumentar a rentabilidade da sua empresa. Nesse sentido vamos falar-lhe já de seguida dos elementos que não podem faltar em sites para indústria!

Domínio próprio

A compra de um domínio próprio, simples e direto (por exemplo: minhaindustria.pt) é o primeiro passo a dar para que o endereço do seu site seja encontrado e memorizado facilmente. E, claro, para que a sua indústria possa passar uma ideia de credibilidade aos utilizadores.

Informações básicas

O site é uma espécie de sede digital da sua indústria e por esse motivo deve conter todas as informações básicas sobre o negócio: história, missão, visão, valores, equipa, portfólio de produtos, contactos, prémios, certificações, etc. E, depois de preparar todas essas informações, ponha-se no lugar do visitante do seu site e perceba se ele encontra de forma rápida e fácil informação sobre o que a sua indústria oferece e a experiência que já tem no mercado. Os contactos são, também, uma informação que deve estar presente no seu site de forma explícita para que o utilizador a encontre, caso tenha interesse. Se estes dados não estiverem no site, pode perder um potencial cliente! Por exemplo, se não colocou no seu site para indústria a informação de que tem a certificação ISO 9001, pode perder um cliente que esteja particularmente interessado em comprar a empresas que revelam grande preocupação com a qualidade e usam processos assentes nas melhores práticas de fabricação e controle de produção.

Linguagem ajustada ao público-alvo

Como os sites para indústrias são pensados para quem distribui e revende os produtos/serviços, mas também para os consumidores finais, há que ter um trabalho redobrado a ajustar a linguagem aos interesses e expectativas do público-alvo. Deve utilizar no seu site uma linguagem diferente, por exemplo, das redes sociais. Utilize sempre um tom explícito, direto e conciso para transparecer profissionalismo e credibilidade.

Portfólio de produtos/serviços

Já aqui referimos, nas informações básicas, o portfólio de produtos/serviços, mas não lhe dissemos como apresentar esse menu do seu site para indústria. O portfólio deve ser moderno, atraente, ter informações que bastem sobre cada item — incluindo fotos — e ser atualizado constantemente. Ou, pelo menos, sempre que surjam alterações ou novidades, de modo a poder esclarecer os clientes e até substituir o seu catálogo impresso.

Blog

Como um site, por melhor que seja, não é garantia por si só de um número considerável de visitas, o ideal é criar também um blog. Nele, poderá publicar conteúdos relevantes e de qualidade, que o possam manter em contacto com o seu público, em todas as etapas do funil de vendas. Assim, surgirá como uma autoridade na sua área de atividade e conseguirá melhores posições nos resultados dos motores de busca (usando estratégias SEO, sobre as quais falaremos de seguida).

Estratégias SEO

Os seus clientes sabem o nome da sua empresa e é com facilidade que descobrem o seu site no meio de tantos outros sites na Internet, mas e as outras pessoas? Essas só vão parar ao seu site se ele estiver otimizado com Estratégias SEO para aparecer nos primeiros lugares dos resultados dos motores de busca, como o Google. E, isso significa usar uma série de técnicas (incluindo palavras-chave, meta descrições e links internos) nos conteúdos do seu site e blog, para as páginas serem ranqueadas pelo algoritmo do Google e aparecerem a utilizadores que estão a pesquisar por expressões relacionadas com a sua empresa, produto ou serviço.

Integração com redes sociais

Se os nichos estão nas redes sociais, imagine um público mais indiferenciado como o seu! É por isso que deve colocar no seu site, botões de partilha para as redes sociais em que a sua indústria está a marcar presença, de forma a que os visitantes possam partilhar os seus conteúdos. Assim conseguirá chegar a novos potenciais clientes.

Layout atual

É claro que um layout atual é importante para atrair os visitantes e convidá-los a ficar algum tempo no seu site. Nesse sentido, deve atender às tendências de Web Design para apresentar um layout bonito, moderno e inovador.

Responsividade

Outra coisa que não pode faltar no seu site para indústria é responsividade. Sabe do que estamos a falar, não é verdade? Um design responsivo, capaz de se adaptar automaticamente aos diferentes tamanhos de ecrãs que os utilizadores possam utilizar para aceder à Internet, é fundamental nos tempos que correm. Até porque, a maioria dos utilizadores utiliza o smartphone para fazer pesquisas, mas não usa (ou não gosta de usar) o zoom para ler as informações do site! E, além de melhorar a experiência para o utilizador, com um design responsivo, o seu site pode ser privilegiado pelo algoritmo do Google — que favorece sempre sites responsivos ou mobile friendly.

Google Analytics

Não há como negar que o Google Analytics é a principal ferramenta gratuita para monitorização de acessos a sites, indicando métricas importantes sobre o desempenho dos mesmos. Logo, para conhecer e compreender o comportamento dos seus visitantes — e depois ajustar as suas estratégias de Marketing Digital — deve integrar o Google Analytics no seu site para gerar mais leads, alcançar mais clientes e fidelizar aqueles que, entretanto, conquistou!

E, por fim, se estiver com dificuldades em implementar esta lista de elementos fundamentais em sites para indústria, contacte a Sanzza. Somos especialistas em sites para indústria e estamos desejosos de colocar a sua empresa no topo da web!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!