Como conseguir mais reservas para o seu alojamento local no ano de 2020

conseguir mais reservas para o seu alojamento

O ideal seria ter os quartos todos ocupados de segunda a domingo, mas a concorrência e a pandemia têm deitado por água abaixo esse seu plano de conseguir mais reservas para o seu alojamento local, não é verdade? Porém, não tem de ser assim! Em vez de se resignar, adote estratégias de Marketing Digital capazes de gerar excelentes resultados para o seu negócio.

É possível conseguir mais reservas para o seu alojamento local ainda este verão, apesar do momento de indefinição que se vive devido à COVID-19. Com as pesquisas e compras online a aumentarem a olhos vistos, basta investir em estratégias de Marketing Digital para dar resposta aos utilizadores. Utilizadores que têm estado à procura de referências na Internet para conhecer as melhores opções de alojamento.

Dicas para conseguir mais reservas para o seu alojamento local

Invista num site profissional

A primeira coisa a fazer para começar a trabalhar o Marketing Digital e conseguir mais reservas, é criar um site para alojamento local, mas não um site qualquer! Falamos de um site profissional com toda a informação sobre o seu alojamento local, incluindo fotos de qualidade e vídeos institucionais (atualmente a forma mais rápida e dinâmica de conseguir passar uma mensagem). Além disso, é importante ter a possibilidade de se ler os comentários de outros clientes, verificar a disponibilidade, reservar e pagar através do site, entre outras funcionalidades que possam agradar aos seus potenciais clientes. 
E se já tem um site para alojamento local, este é o momento certo para o reformular. Assim, poderá melhorar a experiência de utilização dos visitantes e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro. Isto, porque o seu site permitirá a interação com a audiência e que poupe em pagamentos a operadoras que estão a fazer as reservas online por si. 

Publique nas redes sociais

As redes sociais também são excelentes aliadas para conquistar mais hóspedes e, por isso, deve desenvolver e publicar conteúdos sistematicamente de forma a passar informações diversas e apelativas à sua audiência, seja através do Facebook, Instagram, YouTube, etc. 
Mas antes, estude o seu público-alvo e tente perceber onde está presente. Assim não gastará tempo e dinheiro em publicações em redes sociais onde não estão as pessoas interessadas em passar uma noite no seu alojamento local. Depois de descobrir que plataformas recolhem as preferências do seu público, use nos seus posts a linguagem desses utilizadores. Deve, ainda, aproveitar os perfis nessas redes para partilhar localização, contactos, link para o site, fotos e outros dados que possam esclarecer os seus futuros hóspedes. E se pensa que a estratégia em redes sociais se fica por aqui… está enganado! Não basta publicar posts relevantes, é necessário interagir com os utilizadores, respondendo sempre – e atempadamente – aos seus comentários de forma a encetar uma relação positiva e duradoura com potenciais clientes e clientes.

Faça campanhas online

Havendo budget disponível, pode conseguir mais reservas para o seu alojamento local através de campanhas online, ou seja, anúncios pagos no Google Adwords, Facebook ou noutros canais que entenda vantajosos. 
Também pode investir noutro tipo de campanhas online em redes sociais, com digital influencers que tenham um perfil ajustado ao seu negócio e que possam recolher a simpatia do seu público-alvo. E esta é uma excelente altura para apostar em publicidade online porque durante a pandemia a sua concorrência teve de se retrair e agora volta em força e pé de igualdade com o seu negócio, com a mesma relevância para o motor de pesquisa Google!

Acrescente valor à sua oferta

Uma das formas mais certeiras de conquistar mais hóspedes é acrescentando valor à sua oferta. Se o pequeno-almoço não está incluído no preço, porque não passar a incluí-lo pelo menos durante este verão de 2020, tão atípico? Ou disponibilizar bicicletas gratuitamente? Ou oferecer um voucher com desconto de 30% para uma próxima visita? Fazer descontos em estadias mais prolongadas? Crianças grátis? Bilhetes para um museu? Cancelamento sem custos até 48h antes da data da reserva? Ideias não lhe vão faltar!

Peça avaliações aos seus hóspedes

E, porque por vezes, para os visitantes do seu site os comentários de outros hóspedes são mais importantes que os descontos na hora de reservar, aconselhamo-lo a solicitar avaliações aos seus clientes, pois alojamentos com muitas avaliações positivas passam uma imagem de confiança e credibilidade e, por esse motivo, têm maior procura.
E, se receber comentários negativos, não se preocupe! Responda de igual forma, mostrando a sua preocupação e a sua vontade em melhorar sempre o serviço que presta aos seus hóspedes.

Desenvolva conteúdos relevantes otimizados com SEO

O trajeto para conseguir mais reservas para o seu alojamento local passa pela atração de visitantes ao seu site com o intuito de os transformar em leads e, mais tarde, em hóspedes. Assim, há que trabalhar o marketing de conteúdo do seu alojamento local, o que significa desenvolver conteúdos relevantes para a sua audiência. Conteúdos que sejam capazes de atrair e fidelizar leitores e, também, de conferir maior visibilidade e reputação à sua empresa. Estes podem (e devem) ser publicados num blog que pode acoplar ao seu site para promover o seu negócio e falar da sua área de atuação, dando resposta aos desejos ou às preocupações dos leitores.
E não é tudo! Os seus conteúdos devem ser otimizados para motores de pesquisa com
estratégias SEO capazes de trazer mais visitas orgânicas (não pagas) ao seu site, que a seu tempo se traduzirão em mais reservas, mais vendas! No fundo trata-se de escrever conteúdos de qualidade com técnicas SEO que levem o Google a valorizar essas páginas e a colocá-las nas melhores posições dos resultados de pesquisa. 

Envie E-mail Marketing

Faça envio de E-mail Marketing porque esta é uma das formas mais baratas e eficientes de conseguir mais reservas para o seu alojamento local. Naturalmente que, para fazer o envio de E-mail Marketing com informações sobre o seu alojamento local, tem de construir primeiro (e aumentar depois!) uma base de dados com e-mails de pessoas interessadas em receber informações sobre o seu negócio. No seguimento, deve procurar por uma ferramenta de envio de E-mail Marketing (há várias gratuitas disponíveis na Internet) para passar aos seus contactos, as notícias, eventos, promoções, novidades e outras informações pertinentes sobre o seu negócio.

Contrate uma empresa de Marketing Digital

Por fim, a dica de ouro que, não tendo nem recursos humanos nem conhecimentos técnicos, até deve estar em primeiro lugar e não em último nesta tabela com sugestões para conseguir mais reservar para o seu alojamento local: contratar uma empresa de Marketing Digital! Porque só assim pode usufruir de soluções eficientes para aumentar a visibilidade da sua empresa na Internet e conquistar mais hóspedes. Tantos que em breve corre o risco de dizer que já não conta com quartos disponíveis!

A Sanzza pode ajudá-lo a conseguir mais reservas para o seu alojamento local através de estratégias de Marketing Digital direcionadas para a área do turismo.
Contacte-nos e deixe-nos enviar-lhe uma proposta sem compromisso!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!