SEO ou Google Ads: Sabe qual é a ferramenta mais indicada para si?

seo ou google ads

Qualquer empresa tem o desejo de aumentar o tráfego para o seu site, mas na hora de escolher entre otimização SEO ou Google Ads surge a dúvida: fomentar o tráfego orgânico através de conteúdos de qualidade otimizados para motores de busca ou investir em anúncios pagos que aumentam instantaneamente o interesse pelos seus produtos ou serviços?

Efetivamente, otimização SEO e Google Ads são duas ferramentas de SEM (Search Engine Marketing) bem diferentes. Não há dúvida de que ambas ampliam a notoriedade do seu negócio — independentemente da área de atuação — e permitem-lhe chegar a novos clientes, mas seguem por caminhos diferentes, que convém conhecer antes de tomar uma decisão.

SEO ou Google Ads | O que é SEO?

A otimização SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de estratégias para otimizar conteúdos de sites, lojas online, blogs e outras páginas web, de forma a que apareçam nas melhores posições dos resultados de pesquisa. Por outras palavras, por otimização SEO entende-se um leque de técnicas que têm por objetivo tornar o site da sua empresa mais atraente para os motores de busca, como o Google.

Principais vantagens da otimização SEO

  • Posicionamento gratuito nos resultados de pesquisa dos motores de busca; 
  • Conteúdos de qualidade e bem otimizados, podem manter a sua empresa bem posicionada durante anos a fio; 
  • Os utilizadores tendem a confiar mais nos resultados gratuitos do Google do que nos resultados pagos.

Principais desvantagens da otimização SEO

  • Pode demorar meses ou anos, até conseguir posicionar o seu site, blog ou loja online na primeira página dos resultados de pesquisa; 
  • É preciso produzir conteúdos relevantes de forma consistente para manter o site no topo do Google; 
  • É necessário ter conhecimentos profundos sobre técnicas de otimização SEO para otimizar corretamente os conteúdos.

SEO ou Google Ads | O que é Google Ads?

Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google onde se paga por clique (PPC), ou seja, apenas quando os utilizadores clicam no anúncio, o que torna este modelo de publicidade paga mais económico que outro método de publicidade tradicional, como imprensa, rádio e televisão.

Principais vantagens Google Ads

  • Com anúncios pagos, a sua empresa aparece logo na primeira página dos resultados de pesquisa; 
  • Só paga quando um utilizador clica no link do seu site; 
  • Pode criar várias campanhas diferentes para diferentes produtos/serviços e pode testar vários anúncios diferentes para uma única campanha.

Principais desvantagens Google Ads

  • Quando o budget termina, o seu site desaparece dos resultados de pesquisa; 
  • O custo por palavra-chave pode ficar muito alto, pois o Google Ads funciona no formato de leilão; 
  • Para não ter surpresas, é necessário fazer uma configuração eficiente de anúncios.

SEO ou Google Ads | Principais diferenças

Já percebeu que, genericamente, a otimização SEO aumenta o tráfego orgânico para o seu site e que o Google Ads trabalha o tráfego pago, mas quais são as outras diferenças?

Palavras-chave

As duas estratégias de Marketing Digital baseiam-se na escolha certa de palavras-chave: se o conteúdo ou anúncio tiver as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, tem mais hipóteses de atrair leads e, por consequência, gerar mais conversões. Porém, para alcançar os melhores resultados com otimização SEO, deve focar-se em poucas palavras-chave, mas mais relevantes, enquanto que em Google Ads deve focar-se em grupos de anúncios com várias palavras-chave para aumentar o alcance.

Abrangência

A otimização SEO é uma estratégia que atinge todos os mecanismos de pesquisa, mas o Google Ads só atinge as plataformas Google (incluindo os parceiros), e por isso se pode dizer que a primeira ferramenta é mais abrangente.

Durabilidade

SEO ou Google Ads? Em relação à durabilidade, a escolha é simples! A otimização SEO é um investimento a médio/longo prazo (um artigo de blog, por exemplo, fica a gerar leads para a vida), mas Google Ads é um investimento de curto prazo.

Custos

A otimização SEO, regra geral, tem custos inferiores porque pode ter de pagar a um produtor de conteúdos, mas não tem despesas para colocar a estratégia em ação, ao passo que em Google Ads, ainda tem o custo de cada campanha de anúncios que exige um controlo estreito, nomeadamente com a definição de um orçamento diário.

Resultados

Os resultados da otimização SEO a nível de tráfego qualificado, só são visíveis a médio/longo prazo, mas os resultados dos anúncios pagos são rápidos. Estas campanhas pagas atraem mais leads para o seu site ou loja online na hora.

Análise

Em relação à análise de resultados, nomeadamente do ROI (ou retorno sob o investimento), as estratégias de otimização SEO são mais demoradas porque há muitas variáveis a avaliar, enquanto que a análise do ROI em Google Ads é quase instantânea.

SEO ou Google Ads | Qual a melhor ferramenta?

São ambas excelentes ferramentas de Marketing Digital! A otimização SEO e Google Ads trazem grandes resultados e por isso devem ser utilizadas de forma integrada em todas as empresas que, como a sua, querem tornar o seu site mais relevante para os mecanismos de busca (SEO) e depois, alavancar a sua imagem no digital (Google Ads). A ideia é levar os utilizadores a conhecerem melhor o seu negócio, produto ou serviço através de conteúdos de qualidade, ir gerando tráfego orgânico continuamente e reduzindo a necessidade de investimento em anúncios pagos a situações pontuais, ou seja, apenas quando lança um novo produto ou faz uma promoção a um serviço e quer aumentar as vendas na hora. 

As duas estratégias são complementares, mas se só puder investir numa delas, use anúncios pagos para resultados rápidos (por exemplo, se abriu agora atividade e quer focar-se nas vendas) e use otimização de conteúdos para resultados a longo prazo, se a sua empresa já está consolidada no mercado e quer aumentar o reconhecimento da marca e focar-se num fluxo constante de tráfego para o seu site.

SEO ou Google Ads? A agência de Marketing Digital Sanzza é especialista na implementação bem-sucedida de ambas as estratégias, pelo que para dar um novo impulso ao seu negócio, é só entrar em contacto!

 

Notícias Recentes

Archives

Categories